Coordenação do Curso
  • HERON FÁBIO SANTOS

    ESP. HERON FÁBIO SANTOS

    Engenheiro Civil, com atuação em planejamento de obras civis, industriais, navais e offshore (plataf... Engenheiro Civil, com atuação em planejamento de obras civis, industriais, navais e offshore (plataformas de petróleo). Tem as certificações PMP e PMI-SP pelo PMI - Project Management Institute ®, MCTS pela Microsoft e Pós-Graduação em gerenciamento de projetos. Atuou como Diretor de Educação Continuada pelo PMI-Recife. Veja Mais Voltar

    SOLANGE MATHIAS DE ALMEIDA

    M. SC. SOLANGE MATHIAS DE ALMEIDA

    Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE/UFRJ (201... Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE/UFRJ (2013), pós graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Gestore/UFRJ (2007), Especialista em Avaliação e Perícias Judiciais UFF (2005), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1990). Professora convidada na disciplina Engenharia de Meio Ambiente de 2008 até 2012 (EP/DRHIMA/UFRJ) Professora de cursos de pós graduação na área de Gestão Ambiental, Perícias Ambientais, Perícias Ambientais, Perícias Judiciais e Tecnologias e Inovações na Construção Civil desde 2009 (INBEC, UNIC). Pesquisadora UFRJ - NASA (CNPq) desde 2008 - Núcleo de Análise de Sistemas Ambientais - NASA; Membro do Diretório de Pesquisa Observatório Urbano Estado do Rio de Janeiro (OUERJ/CNPq) Coordenadora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC) dos cursos: MBA Gerenciamento de Obras, Tecnologia da Construção e MBA Planejamento e Controle de Obras. Veja Mais Voltar

MBA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS - 400h

MBA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS — 400h

Objetivos

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre o Planejamento e Controle de Obras, visando proporcionar aos profissionais da área de Engenharia e Arquitetura, formação completa e detalhada sobre Planejamento e Controle de Obras, através de uma metodologia de aplicação prática, para ser utilizada no gerenciamento de obras apresentando os mais modernos conceitos e técnicas. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

Indicar ferramentas para melhor elaboração do Planejamento e Controle de Obras.

Apresentar e orientar a utilização de Softwares de Planejamento e Controle das Obras.

Elaborar e controle de técnicas para o gerenciamento do escopo da obra, de forma a atender as expectativas das partes interessadas.

Elaborar, acompanhar e controlar Orçamentos da Obra.

Elaborar, acompanhar e controlar cronogramas para os diversos tipos de obra e técnicas de construção.

Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos riscos da obra.

Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos contratos, com foco nos impostos, tributos e encargos sociais, seguros.

Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos contratos, com foco nos direitos civil, comercial e trabalhista.

Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle das aquisições necessárias ao planejamento e execução da Obra.

Elaborar, acompanhar e controlar indicadores de qualidade para a execução da obra.

Promover técnicas para o desenvolvimento das partes interessadas e seu comprometimento com os objetivos do projeto.

Promover técnicas para o desenvolvimento da organização física dos diversos tipos de obra.

Analisar o impacto do projeto, sua metodologia de gerenciamento e controle, relacionados aos diversos tipos de obra.

Promover a criação de metodologias de planejamento e controle de obras.

Promover o planejamento, criação, controle e métodos de distribuição dos diversos documentos relacionados ao planejamento e controle de obras.

Traçar metodologias de Reaproveitamento de Resíduos, e Racionalização dos Recursos e de Energia;

Promover a Racionalização da Produção da Obra através do princípio do Lean Construction

Colaborar na formação geral de Gestor em Planejamento e Controle de Obras, assim como em toda a equipe do projeto.

Justificativa

A construção civil, durante séculos, possuiu características artesanais tanto na elaboração de projetos quanto na produção dos materiais e na execução das obras.

A industrialização permitiu uma grande complexidade de instalações, o uso de novos materiais, técnicas e tecnologias, diminuindo o tempo de execução das obras, numa sequência de produção cada vez mais elaborada, exigindo, para sua melhor consecução, um planejamento e fiscalização minuciosos.

A elaboração dos projetos e o encadeamento na linha de produção de edifícios necessitam atender à melhor relação de custos, benefícios e tempo, o que estimulou o desenvolvimento de técnicas específicas para elaboração de orçamentos mais precisos e previsão mais concreta de riscos.

Também o consumidor final da edificação se tornou mais consciente de seus direitos, provocando um maior cuidado com os padrões de qualidade da obra evitando assim transtornos judiciais; as questões ambientais estão nas agendas de quaisquer empresas, sob pena de sofrerem discriminação por desatenção aos requisitos de sustentabilidade; boa parte da mão de obra primária passou a ser terceirizada, gerando uma relação jurídica diferente da existente há duas décadas.

Todas estas modificações de parâmetros demandam profissionais especializados nos problemas de planejamento, gestão e controle, peculiares a este segmento econômico, vinculados a aspectos de política econômica, negociação, logística, técnicas construtivas e sistemas automatizados, que possibilitem seu controle em tempo real.

Público alvo

Graduados e Tecnólogos na área da Construção Civil, Arquitetos e Engenheiros e Executivos que desejam aumentar sua capacitação na área de Gestão de Obras e da Construção Civil, que ocupem ou desejem ocupar cargos de alta gerencial.

Pré-Requisitos

A inscrição deverá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

  • Diploma de Curso Superior
  • Histórico da Graduação
  • Carteira de Identidade e CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Curriculum Vitae
  • 02 fotos 3x4
  • Pagamento da Taxa de Inscrição
  • Assinatura de Contrato Educacional

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.

INBEC - Pós-Graduação com Futuro

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.

INBEC FORTALEZA - MATRIZ
Rua Joaquim Nabuco - 2906 - Dionísio Torres - Fortaleza - CE
CEP: 60125-121
Contato: (85) 3215-6400 | (85) 9 8956-8856
E-mail: fortaleza@inbec.com.br
>> Nossas Unidades