À procura das oportunidades no mercado? Confira estágios e empregos nas áreas de Arquitetura e Engenharia
Postado em: 05/12/2022
Capacitar e qualificar profissionais em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental, levando em consideração as peculiaridades regionais e as diferentes técnicas e tecnologias, além de diferentes estruturas políticas, com ênfase para concepção e elaboração de projetos; operação, manutenção e gestão dos Sistemas de Saneamento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fornecer dados e embasamento teórico e prático para compreensão e aplicação de conceitos;
Fornecer ferramentas e parâmetros para dimensionamento e elaboração de Projetos de Sistemas de Saneamento;
Propor ambiente de troca de informações e amplas discussões relacionadas ao tema saneamento em metodologias pedagógicas específicas para cursos de Pós-Graduação, com dinâmicas de grupo, exercícios aplicados, cases e visitas técnicas;
Formar profissionais qualificados para atendimento da demanda do mercado de projetos, obras e operação e manutenção de sistemas de saneamento.
No Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS, em seu último Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto – 2013, lançado em dezembro de 2014, 93,0% da população urbana é atendida por rede de abastecimento de água e somente 56,3% é atendida com coleta de esgoto. Em relação ao esgoto gerado, somente 39,0% sofre algum tipo de tratamento.
Neste cenário, mais de 60% do esgoto doméstico gerado no Brasil é lançado in natura nos corpos d’água e os outros quase 40% passam por tratamento, em uma tentativa por parte dos prestadores dos serviços de água e esgoto de enquadrarem os seus efluentes às legislações federal e/ou estadual.
Engenheiros, Arquitetos, Tecnólogos de Serviços de Saneamento, outros profissionais de serviços de saneamento do setor público e privado, com curso Superior.