MBA EM PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS - 400h INBEC Pós-Graduação - Especialização Engenharia, Arquitetura

MBA EM PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS

Pós-Graduação
 /   /  Semipresencial

Objetivos

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar aos profissionais da área de Engenharia e Arquitetura, formação completa e detalhada sobre gerenciamento de projetos para engenharia e arquitetura, através de uma metodologia de aplicação prática, para ser utilizada no gerenciamento de obras apresentando os mais modernos conceitos e técnicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Indicar ferramentas para melhor elaboração do Planejamento e Controle de Obras.

• Apresentar e orientar a utilização de Softwares de Planejamento e Controle das Obras.

• Elaborar e controle de técnicas para o gerenciamento do escopo da obra, de forma a atender as expectativas das partes interessadas.

• Elaborar, acompanhar e controlar Orçamentos da Obra.

• Elaborar, acompanhar e controlar cronogramas para os diversos tipos de obra e técnicas de construção.

• Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos riscos da Obra.

• Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos contratos, com foco nos impostos, tributos e encargos sociais, seguros.

• Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos contratos, com foco nos direitos civil, comercial e trabalhista.

• Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle das aquisições necessárias ao planejamento e execução da Obra.

• Elaborar, acompanhar e controlar indicadores de qualidade para a execução da obra.

• Promover técnicas para o desenvolvimento das partes interessadas e seu comprometimento com os objetivos do projeto.

• Promover técnicas para o desenvolvimento da organização física dos diversos tipos de obra.

• Analisar o impacto do projeto, sua metodologia de gerenciamento e controle, relacionados aos diversos tipos de obra.

• Promover a criação de metodologias de planejamento e controle de obras.

• Promover o planejamento, criação, controle e métodos de distribuição dos diversos documentos relacionados ao planejamento e controle de obras.

• Traçar metodologias de Reaproveitamento de Resíduos, e Racionalização dos Recursos e de Energia;

• Promover a Racionalização da Produção da Obra através do princípio do Lean Construction

• Colaborar na formação geral de Gestor em Planejamento e Controle de Obras, assim como em toda a equipe do projeto.


Deseja receber mais informações sobre este curso?

Justificativa

A construção civil, durante séculos, possuiu características artesanais tanto na elaboração de planejamentos e no controle da execução das obras.

A industrialização permitiu uma grande complexidade de instalações, o uso de novos materiais, técnicas e tecnologias, diminuindo o tempo de execução das obras, numa sequência de produção cada vez mais elaborada, exigindo, para sua melhor consecução, um planejamento e fiscalização minuciosos.

A elaboração dos projetos e o encadeamento na linha de produção de edifícios necessitam atender à melhor relação de custos, benefícios e tempo, o que estimulou o desenvolvimento de técnicas específicas para elaboração de planejamentos mais precisos e previsão mais concreta de riscos.

Também o consumidor final da edificação se tornou mais consciente de seus direitos, provocando um maior cuidado com os padrões de qualidade da obra evitando assim transtornos judiciais; as questões ambientais estão nas agendas de quaisquer empresas, sob pena de sofrerem discriminação por desatenção aos requisitos de sustentabilidade; boa parte da mão de obra primária passou a ser terceirizada, gerando uma relação jurídica diferente da existente há duas décadas.

Todas estas modificações de parâmetros demandam profissionais especializados nos problemas de planejamento, gestão e controle, peculiares a este segmento econômico, vinculados a aspectos de política econômica, negociação, logística, técnicas construtivas e sistemas automatizados, que possibilitem seu controle em tempo real.

Público Alvo

Graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Tecnólogos, com curso Superior reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação - MEC


Clique e Solicite o conteúdo detalhado deste curso
CONTROLE FÍSICO E FINANCEIRO DA OBRA E DO PROJETO - EAD 20h
CONTROLE FÍSICO E FINANCEIRO DA OBRA E DO PROJETO - PRESENCIAL 20h
DOCUMENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO E PRINCÍPIOS DE DIREITO CIVIL, TRABALHISTA E IMPOSTOS - EAD 20h
DOCUMENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO E PRINCÍPIOS DE DIREITO CIVIL, TRABALHISTA E IMPOSTOS - PRESENCIAL 20h
ELABORAÇÃO DA ANÁLISE DE VIABILIDADE E PLANO DE NEGÓCIOS DA EDIFICAÇÃO - EAD 20h
ELABORAÇÃO DA ANÁLISE DE VIABILIDADE E PLANO DE NEGÓCIOS DA EDIFICAÇÃO - PRESENCIAL 20h
ELABORAÇÃO DO PROJETO 3D – INTRODUÇÃO AO BIM - EAD 20h
ELABORAÇÃO DO PROJETO 3D – INTRODUÇÃO AO BIM - PRESENCIAL 20h
METODOLOGIA CIENTÍFICA - EAD 20h
METODOLOGIA CIENTÍFICA - PRESENCIAL 20h
ORÇAMENTAÇÃO DA OBRA E DO PROJETO - EAD 20h
ORÇAMENTAÇÃO DA OBRA E DO PROJETO - PRESENCIAL 20h
PLANEJAMENTO DA OBRA E PROJETO DA EDIFICAÇÃO - EAD 20h
PLANEJAMENTO DA OBRA E PROJETO DA EDIFICAÇÃO - PRESENCIAL 20h
REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS E RACIONALIZAÇÃO DOS RECURSOS E DE ENERGIA - EAD 20h
REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS E RACIONALIZAÇÃO DOS RECURSOS E DE ENERGIA - PRESENCIAL 20h
SEGURANÇA E ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO DA OBRA - EAD 20h
SEGURANÇA E ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO DA OBRA - PRESENCIAL 20h
TÉCNICAS DE PRODUÇÃO ENXUTA - EAD 20h
TÉCNICAS DE PRODUÇÃO ENXUTA - PRESENCIAL 20h

M. SC. CARLOS ALBERTO DE SOUZA VIEIRA
CARLOS ALBERTO DE SOUZA VIEIRA
Titulação: MESTRE

Mestre em Engenharia Ambiental - UFRJ, Graduação em Engenharia Civil - UFRJ, Graduação em Direito - UFRJ. Integra o quadro de auditores internos (Gestão da Qualidade) e de mediadores. Professor desde 2006, na POLI/UFRJ (Graduação e Pós) e Professor c... Mestre em Engenharia Ambiental - UFRJ, Graduação em Engenharia Civil - UFRJ, Graduação em Direito - UFRJ. Integra o quadro de auditores internos (Gestão da Qualidade) e de mediadores. Professor desde 2006, na POLI/UFRJ (Graduação e Pós) e Professor contratado pela Fundação COPPE/TEC. É autor do livro "A Responsabilidade Civil do Engenheiro Civil", atualmente esgotado. Veja Mais Voltar

M. SC. CARLOS ALEXANDRE MARTINIANO DO AMARAL MOURÃO
CARLOS ALEXANDRE MARTINIANO DO AMARAL MOURÃO
Titulação: MESTRE

Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB. Especialista em Logística Empresarial pela UFC. Gerente Técnico da Construtora C.Rolim. É Professor da Universidade de Fortaleza. Gerente Técnico de EHS - Environmental Hygiene Service da Nalco Brasil. Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB. Especialista em Logística Empresarial pela UFC. Gerente Técnico da Construtora C.Rolim. É Professor da Universidade de Fortaleza. Gerente Técnico de EHS - Environmental Hygiene Service da Nalco Brasil. Veja Mais Voltar

M. SC. MARIA IZABEL DE PAULA RIBEIRO
MARIA IZABEL DE PAULA RIBEIRO
Titulação: MESTRE

Mestre em Engenharia de Produção – COPPETEC/UFRJ, Graduação em Arquitetura e Urbanismo - FISS. Atualmente é Arquiteta e Urbanista da UFRJ, Professora do Centro Universitário Augusto Motta, Professora da Engenharia de Produção do Centro Universitário... Mestre em Engenharia de Produção – COPPETEC/UFRJ, Graduação em Arquitetura e Urbanismo - FISS. Atualmente é Arquiteta e Urbanista da UFRJ, Professora do Centro Universitário Augusto Motta, Professora da Engenharia de Produção do Centro Universitário Augusto Motta, Professora da Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: orçamento - planejamento - informação, sistema, viabilidade, impermeabilização e inovação. Veja Mais Voltar

M. SC. ROGERIO HENRIQUE FRAZÃO LIMA
ROGERIO HENRIQUE FRAZÃO LIMA
Titulação: MESTRE

Doutorando em Arquitetura pela Universidade de Lisboa (ULISBOA) - Portugal, Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/FAU-UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre uso do BIM com a Gramática da Forma e suas aplicações em proje... Doutorando em Arquitetura pela Universidade de Lisboa (ULISBOA) - Portugal, Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/FAU-UFRJ). Desenvolve pesquisas sobre uso do BIM com a Gramática da Forma e suas aplicações em projetos de intervenções no patrimônio (HBIM), em projetos arquitetônicos e em analises automatizadas de projetos. Veja Mais Voltar

M. SC. HENRIQUE JOSÉ SILVA DE CARVALHO
HENRIQUE JOSÉ SILVA DE CARVALHO
Titulação: MESTRE

Mestre em Engenharia Civil - UFPR, Especialista em Construções Sustentáveis – UNIP, Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Ciência e Tecnologia - AREA 1. Participa como estudante no grupo de pesquisa Tecnologia de Informação e Comunicação... Mestre em Engenharia Civil - UFPR, Especialista em Construções Sustentáveis – UNIP, Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Ciência e Tecnologia - AREA 1. Participa como estudante no grupo de pesquisa Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção Civil (GrupoTIC) - UFPR. Profissionalmente atuou como Consultor II do SENAI - CIMATEC, prestando consultoria ao setor da construção civil em programas de gerenciamento de projetos em gestão de resíduos, sustentabilidade das construções, e gerenciamento em certificações ambientais de edificações (AQUA e LEED). Veja Mais Voltar

ESP. HERON FÁBIO SANTOS
HERON FÁBIO SANTOS
Titulação: ESPECIALISTA

Especialista em Gerenciamento de Projetos - UGF, Graduação em Engenharia Civil – UFPE. Tem atuação em planejamento de obras civis, industriais, navais e offshore (plataformas de petróleo). Tem as certificações PMP e PMI-SP pelo PMI - Project Manageme... Especialista em Gerenciamento de Projetos - UGF, Graduação em Engenharia Civil – UFPE. Tem atuação em planejamento de obras civis, industriais, navais e offshore (plataformas de petróleo). Tem as certificações PMP e PMI-SP pelo PMI - Project Management Institute ®, MCTS pela Microsoft. Atuou como Diretor de Educação Continuada pelo PMI - Recife/PE. Veja Mais Voltar

ESP. MARCOS ANTONIO DIAS DA SILVA
MARCOS ANTONIO DIAS DA SILVA
Titulação: ESPECIALISTA

MBA em Gerenciamento Avançado de Projetos (IBE/FGV – Campinas/SP), MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela FGV/EBAPE, Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Marketing em Recife. Tenho também várias horas investidas em curso... MBA em Gerenciamento Avançado de Projetos (IBE/FGV – Campinas/SP), MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela FGV/EBAPE, Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Marketing em Recife. Tenho também várias horas investidas em cursos de extensão e participação em diversos seminários, treinamentos e palestras. Articulista regular da Ótica Revista (escrevo para a coluna “Foco em Gestão”), Palestrante e Professor. Veja Mais Voltar

Pré-Requisitos

A inscrição deverá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

  • Diploma de Curso Superior
  • Histórico da Graduação
  • Carteira de Identidade e CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Curriculum Vitae
  • 02 fotos 3x4
  • Pagamento da Taxa de Inscrição
  • Assinatura de Contrato Educacional

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.


Receba o programa do curso
Sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo:

Fale com o Coordenador
  • Carga Horária 400 horas
  • Duração 10 meses
  • Dias e Horários
    (Aulas em 01 final de semana por mês)
  • Matrículas abertas

    Aracaju, Belo Horizonte, Campinas, Foz Do Iguaçu, Joinville, Recife, Salvador,

Não perca tempo! Torne-se um Especialista de sucesso

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.