Desafios no Projeto e Construção: Uma Análise Contemporânea
Postado em: 02/10/2024
O MBA tem carga horária de 400h, sendo 50% de aulas síncronas em formato online e 50% em formato EAD com aulas gravadas, com 02 encontros mensais, à cada 15 dias e duração de até 10 meses.
O objetivo desse MBA é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar aos profissionais da área de Engenharia e Arquitetura, formação completa e detalhada sobre gerenciamento de projetos para engenharia e arquitetura, através de uma metodologia de aplicação prática, para ser utilizada no gerenciamento de obras apresentando os mais modernos conceitos e técnicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Indicar ferramentas para melhor elaboração do Planejamento e Controle de Obras.
• Apresentar e orientar a utilização de Softwares de Planejamento e Controle das Obras.
• Elaborar e controle de técnicas para o gerenciamento do escopo da obra, de forma a atender as expectativas das partes interessadas.
• Elaborar, acompanhar e controlar Orçamentos da Obra.
• Elaborar, acompanhar e controlar cronogramas para os diversos tipos de obra e técnicas de construção.
• Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos riscos da Obra.
• Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos contratos, com foco nos impostos, tributos e encargos sociais, seguros.
• Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle dos contratos, com foco nos direitos civil, comercial e trabalhista.
• Elaborar, acompanhar e controlar procedimentos para o gerenciamento e controle das aquisições necessárias ao planejamento e execução da Obra.
• Elaborar, acompanhar e controlar indicadores de qualidade para a execução da obra.
• Promover técnicas para o desenvolvimento das partes interessadas e seu comprometimento com os objetivos do projeto.
• Promover técnicas para o desenvolvimento da organização física dos diversos tipos de obra.
• Analisar o impacto do projeto, sua metodologia de gerenciamento e controle, relacionados aos diversos tipos de obra.
• Promover a criação de metodologias de planejamento e controle de obras.
• Promover o planejamento, criação, controle e métodos de distribuição dos diversos documentos relacionados ao planejamento e controle de obras.
• Traçar metodologias de Reaproveitamento de Resíduos, e Racionalização dos Recursos e de Energia;
• Promover a Racionalização da Produção da Obra através do princípio do Lean Construction;
• Colaborar na formação geral de Gestor em Planejamento e Controle de Obras, assim como em toda a equipe do projeto.
A construção civil, durante séculos, possuiu características artesanais tanto na elaboração de planejamentos e no controle da execução das obras.
A industrialização permitiu uma grande complexidade de instalações, o uso de novos materiais, técnicas e tecnologias, diminuindo o tempo de execução das obras, numa sequência de produção cada vez mais elaborada, exigindo, para sua melhor consecução, um planejamento e fiscalização minuciosos.
A elaboração dos projetos e o encadeamento na linha de produção de edifícios necessitam atender à melhor relação de custos, benefícios e tempo, o que estimulou o desenvolvimento de técnicas específicas para elaboração de planejamentos mais precisos e previsão mais concreta de riscos.
Também o consumidor final da edificação se tornou mais consciente de seus direitos, provocando um maior cuidado com os padrões de qualidade da obra evitando assim transtornos judiciais; as questões ambientais estão nas agendas de quaisquer empresas, sob pena de sofrerem discriminação por desatenção aos requisitos de sustentabilidade; boa parte da mão de obra primária passou a ser terceirizada, gerando uma relação jurídica diferente da existente há duas décadas.
Todas estas modificações de parâmetros demandam profissionais especializados nos problemas de planejamento, gestão e controle, peculiares a este segmento econômico, vinculados a aspectos de política econômica, negociação, logística, técnicas construtivas e sistemas automatizados, que possibilitem seu controle em tempo real.
- REVIT
- NAVISWORKS
- MS PROJECT (versão demonstrativa)
- ORÇAFASCIO
- EXCEL
- - - - - - - - - - - - - -
Requisitos mínimos para instalação:
Sistema operacional: Microsoft® Windows® 7 SP1 com Update KB4019990 (32 e 64 bits), Microsoft Windows 8.1 com Update KB2919355 (32 e 64 bits), Atualização de Aniversário do Microsoft Windows 10 (apenas 64 bits) (versão 1607 ou superior) - Consulte o Ciclo de vida de suporte a produtos da Autodesk para obter informações de suporte.
Processador: Básico: processador 2,5 a 2,9 GHz (Recomendado: processador superior a 3 GHz)
Memória: Básico: 8 GB (Recomendado: 16 GB)
Resolução da tela: Telas convencionais: 1920 x 1080 com True Color. Telas de alta resolução e 4K: Resoluções de até 3840 x 2160 compatíveis com sistemas Windows 10, 64 bits (com placa de vídeo compatível)
Placa de vídeo Básico: GPU 1 GB com 29 GB/s de largura de banda e compatível com DirectX 11. Recomendado: GPU 4 GB com 106 GB/s de largura de banda e compatível com DirectX 11
Espaço em disco: 6.0 GB
Navegador recomendado: Google Chrome™ (versão mais atual).
Graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Tecnólogos, com curso Superior reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação - MEC.