MESTRE ROBERTO DE CARVALHO JÚNIOR
OBJETIVOS
• Apresentar os princípios e conceitos básicos para elaboração de projetos e dimensionamento das instalações prediais hidráulicas e sanitárias (instalações de água fria e quente, esgoto e águas pluviais);
• Mostrar a importância da compatibilização do projeto hidráulico-sanitário com os projetos arquitetônico e estrutural, de forma harmônica, racional e tecnicamente correta;
• Apresentar uma visão conceitual mais prática, didática e simplificada do dimensionamento das instalações prediais hidráulico-sanitárias (água fria e água quente, esgoto e águas pluviais).
Deseja receber mais informações sobre este curso?
JUSTIFICATIVA
O projeto hidrossanitário é indispensável ao bem construir, pois evita inúmeros erros na montagem das instalações. Quando o assunto é instalações hidráulicas e sanitárias, além de um bom projeto é necessário o emprego de materiais de qualidade comprovada pois os reparos no sistema de canalizações sempre apresentam custos elevados.
Para se ter uma ideia da negligência com relação aos sistemas prediais hidráulicos e sanitários, de acordo com várias pesquisas de diversos institutos e diversos autores, estima-se que o maior percentual de patologia dos edifícios (vícios, falhas e defeitos construtivos) corresponde a problemas relacionados com as instalações hidráulicas e sanitárias, sendo que a maior parte dessas falhas têm origem no projeto.
Pelo fato das instalações do edifício ficarem embutidas (ocultas) pouca importância é dada ao seu projeto sendo muito comum a execução de obras rica em improvisações e gambiarras na busca por máxima economia utilizando-se de materiais de qualidade inferior que somando à baixa qualificação da mão de obra acaba-se por comprometer a qualidade final da obra.
Este curso foi desenvolvido com o intuito de abordar os princípios e conceitos básicos para elaboração de projetos de sistemas prediais hidráulicos e sanitários com ênfase no dimensionamento, além de evidenciar as normas atualizadas da ABNT que regem cada assunto tratado.
Trata-se de um curso básico de aprimoramento e reciclagem para Arquitetos, Engenheiros Civis e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, que pretendem se inserir nesse mercado de trabalho.
METODOLOGIA
No curso serão desenvolvidas duas atividades básicas:
1 - Instrumentação (aulas expositivas com o apoio de recursos audiovisuais);
2 - Exercícios de dimensionamento aplicados aos projetos de sistemas prediais de água fria e água quente, esgoto e águas pluviais.
A atividade de instrumentação terá como objetivo a transmissão dos conceitos e normas para um adequado desempenho das instalações e suas possíveis interferências com o projeto espacial/funcional. Os exercícios serão aplicados em sala de aula e corrigidos posteriormente pelo professor.
É importante ressaltar que não será utilizado software durante o curso.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CARVALHO JR., R. Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios básicos para elaboração de projetos. 4ª edição revista e ampliada, São Paulo: Editora Blucher, 2020.
CARVALHO JR., R. Instalações Hidráulicas e o projeto de arquitetura. 13ª. edição., São Paulo: Editora Blucher, 2020.
CARVALHO JR., R. Patologia dos Sistemas Predais Hidráulicos e Sanitários. 4ª Ed., São Paulo: Editora Blucher, 2021.
NORMAS (ABNT):
NBR 5626:2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção, 2020.
NBR 8160:1999 – Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução, 1999.
NBR 10844:1989 – Instalações prediais de águas pluviais, 1989.
NBR 15575:2013 – Norma de desempenho – Parte 6
- Carga Horária 20 horas
- Duração 1 final de semana
- Dias e Horários
(Aulas em 01 final de semana por mês)