CURSO DE MEDIÇÃO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA - 120h INBEC Pós-Graduação - Especialização Engenharia, Arquitetura

CURSO DE MEDIÇÃO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

Extensão
 /   /  Presencial

Objetivos

Com coordenação do Prof. Eduardo Teixeira o Curso de Medição, Fiscalização e Controle de Obras e Serviços de Engenharia tem como principal objetivo capacitar o engenheiro e arquiteto para atuação profissional em auditoria de obras na abrangência da Lei 5.194/66 e da Lei 8.666/93.

Com carga horária de 120h a Curso de Medição, Fiscalização de Obras de Engenharia já realizou mais de 15 turmas em várias regiões do Brasil, formando assim inúmeros engenheiros e arquitetos que hoje estão aptos para atuar com Auditoria, Fiscalização e Controle de Obras e Serviços de Engenharia.

Com base na disciplina de Ferramentas Aplicadas o Curso de Medição, Fiscalização capacita o profissional da construção civil a analisar itens como peça orçamentária, composição de preços e métodos executivos aplicando modelos analíticos de solução de problemas (MASP).

Além da disciplina de ferramentas, o Curso de Medição, Fiscalização e Controle de Obras apresenta 40h dedicadas a Medição e Fiscalização de Obras Públicas e de Infraestrutura e Serviços de Engenharia, 40h dedicadas a Práticas de Fiscalização e 20h dedicadas a Auditoria de Obras e Contratos.


Deseja receber mais informações sobre este curso?

Público Alvo

Arquitetos, Engenheiros, Administradores, Economistas, Estudantes dos Cursos de Graduação em  Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Profissionais de Áreas Afins. 


Clique e Solicite o conteúdo detalhado deste curso
AUDITORIA DE OBRAS E CONTRATOS

Princípios da Administração Pública; Fiscalização X Auditoria; Equipe de Auditoria; Normas de Conduta; Prerrogativas dos Auditores; Planejamento x Escopo do Objeto; Tipos de Auditoria; Execução de Auditoria; Apresentação de Relatório de Auditoria.

20h
FERRAMENTAS APLICADAS À MEDIÇÃO, FISCALIZAÇÃO E AO CONTROLE DE OBRAS

Conceitos aplicados a análise e desenvolvimento do escopo de fiscalização; Análise da Peça Orçamentária; Análise e Crítica do Cronograma da Obra; Análise e Crítica das Composições de Preço e dos Métodos Executivos; Aplicação do Método Analítico de Soluções de Problemas (MASP) aplicado à Medição Fiscalização e Controle de Obras.

20h
FISCALIZAÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE DE OBRAS PÚBLICAS E DE INFRAESTRUTURA

Análise do Edital; Documentação Legal; Plano de Trabalho e Execução de Obra; Procedimentos Operacionais; Reunião de Abertura de Obra; Definição de Normas e Procedimentos de Controle; Diário de Obra; Licenças Ambientais e Alvarás; Controle Físico e Financeiro; Segurança do Trabalho; Execução de Obras e Serviços e Análise de Cases. 

20h
FISCALIZAÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

Definição do Escopo e do Check List de Fiscalização; Análise do Orçamento de Obras; Aplicação de Ferramentas de Controle do Prazo (Gráfico de GANTT x Linha de Balanço); Análise de Valor Agregado com Utilização de Índices de Desempenho; Gestão de Contratos e Liberação de Serviços; Alinhamento de Crnogramas e Relatório de Fiscalização de Obra.

20h
PRÁTICAS DE FISCALIZAÇÃO I

Pareceres Técnicos; Relatórios Técnicos; Laudos Técnicos; Replanilhamento de Obras e Serviços de Engenharia; Justificativas Técnicas.

20h
PRÁTICAS DE FISCALIZAÇÃO II

Pareceres Técnicos; Relatórios Técnicos; Laudos Técnicos; Procedimentos de Controle Interno e Externo de Obras e Serviços de Engenharia; Exercícios; Estudos de Caso.

20h

M. SC. ANÍSIO DE SOUSA MENESES FILHO
ANÍSIO DE SOUSA MENESES FILHO
Titulação: MESTRE

Doutorando em Engenharia Civil - UFRGS, Mestrado em Engenharia Civil - UFC, Especialização em Informática - UFC, Diplomado pela Escola de Formação de Governantes do Ceará. Servidor público na carreira de Analista Judiciário. Engenheiro do Tribunal Re... Doutorando em Engenharia Civil - UFRGS, Mestrado em Engenharia Civil - UFC, Especialização em Informática - UFC, Diplomado pela Escola de Formação de Governantes do Ceará. Servidor público na carreira de Analista Judiciário. Engenheiro do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Membro da Comissão de Ética do TRT 7ª R. Veja Mais Voltar

M. SC. ARI HOLANDA JÚNIOR
ARI HOLANDA JÚNIOR
Titulação: MESTRE

Mestre em Administração de Empresas, Especialista em Gerência da Produção, ambas pela Universidade de Fortaleza, Engenheiro Civil. Supervisor de Engenharia na Exact Invest Brazil. Tem experiência em Construção Civil, Gestão de Obras Civis, Ensino Sup... Mestre em Administração de Empresas, Especialista em Gerência da Produção, ambas pela Universidade de Fortaleza, Engenheiro Civil. Supervisor de Engenharia na Exact Invest Brazil. Tem experiência em Construção Civil, Gestão de Obras Civis, Ensino Superior, Interação Universidade-Empresa, Avaliação Econômica-Financeira, Lean Construction. Veja Mais Voltar

ESP. DAVI TEIXEIRA PINHEIRO
DAVI TEIXEIRA PINHEIRO
Titulação: ESPECIALISTA

MBA em Gerenciamento de Projetos - MRH – FGV, Graduação em Engenharia de Produção Mecânica – UFC, Graduação em Engenharia Civil - UFC. Professor efetivo do Ensino Básico, técnico e tecnológico - IFCE; Coordenação da parceria CCB – Construtora Castelo... MBA em Gerenciamento de Projetos - MRH – FGV, Graduação em Engenharia de Produção Mecânica – UFC, Graduação em Engenharia Civil - UFC. Professor efetivo do Ensino Básico, técnico e tecnológico - IFCE; Coordenação da parceria CCB – Construtora Castelo Branco com a Incorporadora PDG. Veja Mais Voltar

ESP. EDUARDO TEIXEIRA SOARES LIMA
EDUARDO TEIXEIRA SOARES LIMA
Titulação: ESPECIALISTA

Especialista em Engenharia Diagnóstica - UNIP, Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia - UNIP, Especialista em Gestão de Cidades e Meio Ambiente, Especialista em Políticas Públicas e Governabilidade pela Escola de Formação de Governantes,... Especialista em Engenharia Diagnóstica - UNIP, Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia - UNIP, Especialista em Gestão de Cidades e Meio Ambiente, Especialista em Políticas Públicas e Governabilidade pela Escola de Formação de Governantes, Graduação em Engenheiro Civil. Consultor de Obras e Serviços de Engenharia Públicos e Privados. Ex-Secretário de Obras de Guaramiranga. Prestou Serviços em mais de 50 Prefeituras no Estado do Ceará. Ex-Consultor Técnico da SEINF/Fortaleza. Ex-Delegado Ambiental pelo IBEMA - Instituto Brasileiro de Engenharia e Meio Ambiente, OCIP. Professor das Disciplinas: Licitações de Obras e Serviços de Engenharia; Medição, Fiscalização e Controle de Obras e Serviços de Engenharia; Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia; Vistorias e Inspeções Prediais; Patologia e Recuperação das Estruturas em Concreto Armado; Perícia e Assistência Técnica de Engenharia e Tecnologias Construtivas, de Cursos de Extensão e Pós-Graduação do INBEC. Veja Mais Voltar

ESP. LUIZ CARLOS ADJAFRE XAVIER
LUIZ CARLOS ADJAFRE XAVIER
Titulação: ESPECIALISTA

Especialista em Gerenciamento de Projetos pelo Instituto Ateneu. Engenheiro Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Experiência profissional construída no planejamento e fiscalização diária das obras com ênfase na segurança e qualidade dos tra... Especialista em Gerenciamento de Projetos pelo Instituto Ateneu. Engenheiro Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Experiência profissional construída no planejamento e fiscalização diária das obras com ênfase na segurança e qualidade dos trabalhos realizados. Veja Mais Voltar

Pré-Requisitos

Por se tratar de um curso multidisciplinar o mesmo pode ser cursado por profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento.

Certificação

Será emitido certificado de participação no curso para os participantes que tiverem pelo menos 75% de presença.


Receba o programa do curso
Sobre os valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo:

Fale com o Coordenador
  • Carga Horária 120 horas
  • Duração 6 meses
  • Dias e Horários
    (Aulas em 01 final de semana por mês)
  • Matrículas abertas

    Salvador,

Não perca tempo! Torne-se um Especialista de sucesso

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.