Suvinil lança primeira biblioteca BIM de tintas imobiliárias



Suvinil lança primeira biblioteca BIM de tintas imobiliárias
(Foto: BIMobject/Reprodução)
 

A Suvinil, marca líder no segmento de tintas premium, é a primeira do segmento de tintas imobiliárias a lançar na América do Sul uma biblioteca BIM - Building Information Modelling (Modelagem da Informação da Construção).

 

O BIM é um sistema de documentação que reúne, de forma integrada, importantes dados para projetos do setor de Construção Civil. Na plataforma, é possível encontrar a descrição completa de produtos e objetos do mundo inteiro, desde as características físicas até as funcionais.

 

Com base em dados compartilhados por empresas e profissionais, são criados modelos inteligentes em 3D que permitem que Engenheiros, Arquitetos, Projetistas, Especificadores e Construtores, entre outros profissionais, analisem os projetos e façam simulações antes de executá-los. Os produtos são discriminados por categorias e ficam disponíveis para download gratuito.

 

O BIM da Suvinil foi lançado em 21 de agosto e conta com mais de 30 produtos disponíveis como objetos digitais para as ferramentas Revit e Archicad. Os objetos são compatíveis com padrão global para troca de dados na indústria da construção, o IFC (Industry Foundation Classes) e estão disponíveis em três idiomas: português, inglês e espanhol.  

 

"A biblioteca BIM da Suvinil é mais um passo importante que damos na direção da digitalização e da Indústria 4.0.  Acreditamos que a tecnologia BIM é muito importante nesse contexto desafiador para os profissionais do setor de projetos e de Construção, que precisam entregar soluções de moradia e infraestrutura cada vez mais complexas para uma população que está expandindo. A biblioteca vem para auxiliá-los na tomada de decisões, além de ajudá-los a eliminar custos e economizar recursos. É um trabalho colaborativo que gera conexões e resultados efetivos", afirma Kleber Tammerik, gerente de Marketing da Suvinil.

 


(Foto: BIMobject/Reprodução)
 

Para acessar os objetos BIM da Suvinil na página da BimObject, o usuário deve se registrar de forma gratuita no website https://www.bimobject.com/  e concordar com os termos e condições do sistema.

  


Encontre os objetos adequados para o seu projeto

 

A BIMobject Cloud é a maior plataforma do mundo para conteúdo BIM específico do fabricante. Seus recursos inteligentes permitem que você procure rapidamente milhares de objetos de alta qualidade e encontre exatamente o que o seu projeto necessita.

 


(Foto: BIMobject/Reprodução)
 

O download é grátis e inclui opções de formato para combinar ao seu software preferido. Os objetos estão sempre atualizados, proporcionando a você e sua equipe entendimento de maneira confiável. Possui perguntas? O fabricante está lá com você para responder a todas.

 

 

Organize todos os seus objetos com EVO

 

EVO é um aplicativo grátis que permite criar sua própria biblioteca pessoal de objetos e organizá-la de acordo com a sua preferência. Quer você os obtenha na BIMobject Cloud ou envie do seu computador, EVO coloca todos os seus objetos no mesmo local – acessível, não importa onde você esteja.

  


Simplifique seu fluxo de trabalho com plug-ins inteligentes

 


(Foto: BIMobject/Reprodução)
 

Os plug-ins grátis ajudam você a se concentrar no seu trabalho, fornecendo acesso instantâneo ao BIMobject Cloud de dentro de ARCHICAD, Revit, SketchUp, Vectorworks e AutoCAD. Navegue, filtre e baixe objetos para o seu projeto sem precisar alternar entre janelas – diretamente de seu software favorito. Menos tempo clicando, mais tempo criando.

 

 

Baixe o aplicativo de sua escolha

 


‍(Foto: BIMobject/Reprodução)
 

Os aplicativos BIMobject (plug-ins) estão disponíveis para SketchUp, Revit, ARCHICAD e AutoCAD, e são gratuitos para download e uso - tudo o que você precisa fazer é se registrar no bimobject.com. O App for Vectorworks não precisa de instalação, pois faz parte do Vectorworks Architect 2017 service pack 1.

 

 

O que é BIM

 

A sigla BIM significa Building Information Modeling. O mesmo que Modelagem de Informação da Construção, em português.

 

O BIM nada mais é que uma maneira eficiente de reunir todas as informações de uma construção de forma integrada e organizada. Esse conjunto de informações vai desde o modelo em si da edificação até seu orçamento. Isto é, acompanha a obra em todo o seu ciclo de vida.

 

A tecnologia BIM permite criar digitalmente modelos virtuais precisos de uma construção. Os modelos oferecem informações detalhadas de cada parte de um projeto, o que possibilita melhor análise e controle. Com o BIM, também é possível integrar softwares de diferentes fabricantes para que eles possam “conversar” entre si usando uma linguagem comum e aberta.

 


(Foto: BIMobject/Reprodução)
 

Além de integrar todos os dados em um único local, o seu uso também facilita o compartilhamento do projeto entre diferentes profissionais durante o processo de construção.

 

Esses profissionais podem inclusive trabalhar no mesmo projeto e ao mesmo tempo. Desde Arquitetos, Engenheiros, Projetistas, Fornecedores de Materiais, Gerentes Ambientais e clientes. Assim, todos podem interagir com o projeto de um edifício, gerando maior valor agregado

 

A tecnologia BIM minimiza erros que seriam comuns no processo de projeto em 2D, por exemplo. Com o BIM, constrói-se maquetes eletrônicas, obtendo plantas, cortes e vistas. É possível simular como ficará cada detalhe estrutural da construção.

 

A tecnologia é tão eficaz que fornece informações aprofundadas de cada parte da evolução de um empreendimento. Além de permitir a atualização no modelo em tempo real.

 

 

MBA em Plataforma BIM -  Modelagem 3D, Planejamento 4D e Orçamento 5D / 6D / 7D

 



Com Coordenação dos Prof. M. Sc. Rogério Lima e M. Sc. Luiz Augusto Contier, o MBA em Plataforma BIM objetiva formar Gestores de BIM (BIM Managers) para atuar no desenvolvimento de projetos, gerenciamento e execução de obras prediais, que façam uso desta tecnologia.

 

Com a evolução das ferramentas tecnológicas, podemos afirmar, nos dias atuais, que a implementação BIM (Building Information Modeling) se faz presente, o que representa uma evolução dos processos convencionais (CAD) nas práticas de concepção, produção, gestão e entrega de projetos arquitetônicos e execução de obras, como também uma revolução, tanto no mercado como também no ensino e práticas de Engenharia e Arquitetura.

 

Portanto, é de extrema importância formar profissionais especialistas em BIM com habilidades e competências para atuar com esta nova plataforma e poder então encabeçar este processo de transformação na indústria da Construção Civil.


  

Fontes:

- Terra

- Bim Object

- Blog INBEC


Pós-Graduação