Recuperação Estrutural: Tudo pela saúde das edificações



Recuperação Estrutural: Tudo pela saúde das edificações

A partir do envelhecimento de estruturas e edificações, como pontes e apartamentos, o mercado imobiliário vem necessitando de profissionais que sejam capazes de restaurar e, até mesmo, revitalizar construções. É aí que entra o engenheiro diagnóstico, perito no assunto. “A procura é crescente, principalmente, devido à idade dos nossos imóveis. Fortaleza, por exemplo, envelheceu, e como uma bela e majestosa senhora, precisa de cuidados adequados”, ressalta o Prof. Eduardo Teixeira, engenheiro civil especializado em Avaliações e Perícias.

No setor público, o serviço mais solicitado é o tombamento de obras, indo de igrejas a teatros. “Quando trabalhamos no projeto de uma igreja, identificamos, a olho nu, reparos e mais reparos, feitos sem acompanhamento técnico adequado. Isso pode acabar fazendo com que a construção perca sua estética original.” Já no privado, é possível atuar fazendo curadorias para palacetes, casas de diferentes estilos arquitetônicos e monumentos.

De acordo com o Prof. Eduardo Teixeira,qualquer edificação pode ser restaurada desde que passe por alguns procedimentos básicos. “Há de se considerar a idade, a tipologia, a técnica construtiva empregada e a importância histórica do imóvel.É óbvio que a restauração de propriedades não se restringe apenas àqueles em que o tempo fez seu papel depreciativo”, afirma. A metodologia é aplicada, dentro outros motivos, para assegurar o desempenho e vida útil do empreendimento, além de remover patologias como rachaduras e infiltrações.

Sobre as técnicas de restauração

Antes de fazer um projeto de restauração, é necessário realizar alguns procedimentos na edificação. Por isso, o Prof. Eduardo Teixeira listou os principais:

  • Prognóstico técnico: Se trata da análise do imóvel, incluindo pesquisa de documentos e reconstituição de peças técnicas que indiquem o estado inicial da construção. 
  • Diagnóstico: O profissional inspecionará as manifestações patológicas visíveis e ocultas, contando com equipamentos de ponta, como imagens termográficas, ultrassom e ensaios químicos, de forma a trazer a veracidade dos fatos. 
  • Técnica construtiva: Após executar as tarefas anteriores, o engenheiro diagnóstico definirá as melhores técnicas construtiva para a restauração do imóvel. Muita vez, a pesquisa anterior nos indica o ponto de partida para o garimpo de peças de reposição ou mesmo a fabricação destas peças.

Pós-Graduação