Qual a importância do Orçamento e Planejamento de Obras?



Qual a importância do Orçamento e Planejamento de Obras?

Prof. Maria Izabel



A elaboração de um orçamento é tarefa que sempre nos remete a gastos, imprevistos e preocupações demasiadas, pois temos de ter projetos e especificações técnicas de excelência e um banco de dados de composições de custos atualizado e criado conforme a execução de cada serviço no canteiro de produção. Essas premissas tornam o orçamento viável, prático e verdadeiro.

Sob a máxima orçamentária, pode -se afirmar que as melhores composições de custo são aquelas que são frutos da realidade executiva da empresa. Nem todas as empresas possuem esse banco de dados que é, na realidade, a verdadeira alavanca para o sucesso e o ganho dos certames.


Mas o que vem a ser composição de custo?

Essa técnica se relaciona com Engenharia de Custos, e é utilizada nos orçamentos como fonte importante e geradora de custos unitários e totais dos serviços, levantamento do consumo de materiais/ equipamentos e dimensionamento de equipe técnica e do prazo dos serviços. Encontramos, nas composições de custo, os índices de produtividade de mão de obra e índices de consumo de materiais e equipamentos para a execução de uma unidade de serviço. 

Entender e estruturar a composição de custo nos torna aptos para executar orçamentos mais assertivos e coerentes com a realidade da empresa e da obra a ser executada. Oferecendo valores reais e que promovem um controle de custos e da obra, preciso e com negociações mais vantajosas, é possível ter um entendimento amplo do empreendimento a ser executado.

Este e outros aspectos serão desenvolvidos e aplicados na PÓS-GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM ORÇAMENTO E LICITAÇÕES DE OBRAS CIVIS, no que diz respeito à finalidade e aos seus objetivos para a formação de ESPECIALISTAS EM ORÇAMENTO, agregando para o discente significativo valor, com a reflexão proporcionada sobre importantes conceitos de gestão orçamentária, softwares e BIM no transcorrer da Pós, numa rica troca de vivências e aprendizados. 




A PÓS-GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM ORÇAMENTO E LICITAÇÕES DE OBRAS CIVIS tem um programa direcionado para as práticas orçamentárias e de planejamento, em obras civis, envolvendo arquitetos, engenheiros, economistas e afins, nos setores de  Planejamento, Orçamento, Tributação, Licitação, BDI e BIM em empresas de construção civil, agregando significativo valor, com a reflexão sobre importantes conceitos de gestão de orçamento e planejamento, de tributação, de licitação, de BDI e BIM. Aprenderemos a fazer e colocar em prática várias técnicas, recomendações e dicas assertivas.

Mas todos esses aspectos nos fazem ver que temos de ter um aliado, muito presente na indústria da construção civil, que é a TECNOLOGIA para desenvolver orçamentos, como softwares de PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO, ERPs, Bim 4D e 5D, que garantem mais praticidade e agilidade na elaboração de um orçamento e planejamento e que serão ensinados no transcorrer das 20 disciplinas do curso. 

É bom salientar que essas ferramentas tecnológicas necessitam muito do entendimento orçamentário dos profissionais envolvidos no orçamento e planejamento, que são: composições de custos, metodologias de levantamento de quantitativos de serviços, cronogramas, curva ABC e formação do BDI. 

É importante que esses profissionais tenham suas próprias composições de custos e índices de produtividade, como a RUP (Razão Unitária de produtividade), que se tornam muito vantajosas para comparar os seus custos e índices com os dos órgãos contratantes, como também analisar a viabilidade de um empreendimento.

Outro aspecto muito importante do curso é que o conteúdo programático está bem preparado e atualizado, com atividades práticas que serão, com certeza, aplicadas no dia a dia do aluno, que se formará em ESPECIALISTA EM ORÇAMENTOS.




Pós-Graduação