Qual a importância da análise de dados para os negócios?



Qual a importância da análise de dados para os negócios?

(Imagem: Cortex/Reprodução)




Você sabe o que é análise de dados? Em termos bem gerais, a prática consiste no processo de transformação de dados em informações úteis aos mais diversos propósitos de negócios. 


Um dos objetivos mais comuns para a realização dessa tarefa é a melhora da performance das empresas no mercado em tempos de transformação digital. 


Os dados são o novo petróleo. Você já deve ter ouvido essa frase, mas o que ela quer dizer? Simples! Na era dos dados, realizar análises é a estratégia mais poderosa dentro de uma companhia, capaz de revolucionar a tomada de decisão. 


Isso justifica o fato de que empresas orientadas por dados podem crescer mais de 30% ao ano, segundo um relatório da Forrester.


Empresas que adotam a análise de dados eficientemente para melhorar seus resultados usam os dados para: 


  • acelerar e melhorar a tomada de decisões;

  • controlar custos;

  • entender melhor seus clientes e aumentar a fidelidade na marca e volume de negócios; 

  • identificar novos mercados ou oportunidades de crescimento; 

  • reduzir riscos. 

  • criar produtos e serviços melhores; 

  • aumentar o engajamento da equipe;

  • melhorar os processos gerenciais, de marketing e de produção. 



O que é análise de dados?


(Imagem: Sebrae/Reprodução)



A análise de dados é um procedimento que visa transformar números e informações em insights para a tomada de decisão. Apesar de ser usada em diferentes áreas, é no universo corporativo que a técnica ganha destaque.


Com a transformação digital e a internet, as empresas passaram a trabalhar com um grande volume de dados, como contratos, informações financeiras dos clientes, perfil de compra dos consumidores, estratégias de mercado e indicadores de desempenho.


O processo, então, surge como o responsável por transformar um banco de dados muito volumoso e desestruturado, característico do Big Data, em oportunidades reais. Ou seja, fazer com que relatórios e números possam ser usados a favor do desenvolvimento empresarial.



Quais são os tipos de análise de dados?


Coletar as informações é apenas a primeira etapa do processo, sendo necessário usar boas táticas para aproveitar todo o potencial que elas têm.


Portanto, é interessante conhecer um pouco mais sobre os tipos de análise de dados. Confira:



Análise preditiva


A análise preditiva utiliza fatos do passado para visualizar e prever eventos futuros. Exatamente por isso, é uma das técnicas mais demandadas no dia a dia das empresas, ajudando-as a se protegerem dos riscos e a aproveitarem melhor as oportunidades.


Para colocá-la em prática, é necessário coletar dados das mais diversas fontes para cruzamento de informações que vão enriquecer a análise e trazer insights preditivos e inteligentes. 



Análise prescritiva


A análise prescritiva pode ser confundida com a preditiva, mas, apesar das semelhanças, seu objetivo é diferente: ela não foca em prever o futuro, mas, sim, em determinar as consequências das decisões tomadas.


Sua ideia central, portanto, é identificar as melhores estratégias, de acordo com os padrões existentes. Desse modo, por meio de decisões mais assertivas, ela contribui para a melhoria do desempenho empresarial.



Análise descritiva


A análise descritiva faz uma mineração dos dados em tempo real, visando encontrar respostas rápidas e seguras para as diversas questões existentes no dia a dia de uma empresa.


O estudo é feito para embasar decisões no presente, e não no futuro. 



Análise diagnóstica

A análise diagnóstica tem como objetivo fazer uma verificação mais ampla e geral sobre determinada situação. 


Assim, enquanto a descritiva cuida da análise de crédito, ela foca em traçar um perfil de comportamento do consumidor e melhorar suas ações de marketing e vendas, por exemplo.


Em outras palavras, esse procedimento usa os dados para ajudar no planejamento empresarial, já que os diagnósticos feitos mostram padrões e informações gerais.



Como funciona a análise de dados?


Conforme ficou demonstrado, entender o que é análise de dados e utilizá-la são processos de extrema importância para as empresas. 


Afinal, essa prática é a responsável pelo aproveitamento de todo o potencial das informações que uma companhia tem, transformando-as em chances reais de crescimento.


Ainda assim, muitos gestores têm dúvidas sobre o uso do Big Data para negócios. Veja, abaixo, as etapas que devem ser seguidas durante as análises:

(Imagem: Cortex/Reprodução)



Qual é a finalidade da análise de dados automatizada?


Mas, afinal, para que serve a análise de dados? Um negócio, por menor que seja, gera muitas informações, e elas precisam ser analisadas por ferramentas específicas em uma prática automatizada chamada Big Data Analytics.


Explorar todas as informações é uma atividade complexa e que, obviamente, não pode ser feita de maneira manual — a menos que se esteja disposto a perder muito tempo do dia com essa tarefa. É aí que entra a automação da análise de dados.


Essa técnica permite que empresários e gestores tenham acesso aos dados e consigam extrair informações relevantes. Sua função, portanto, é identificar riscos e oportunidades de negócio e facilitar as tomadas de decisão.


Tudo isso de forma mais rápida e eficiente, sem a necessidade de desgastantes trabalhos manuais.



Quais os benefícios da análise e interpretação de dados?


É papel da gestão tomar decisões e conduzir a equipe no caminho correto. Entretanto, essas tarefas são complexas e exigem muita estratégia e planejamento.


Nesse contexto, a análise de dados entra em cena para definir quais direções seguir de acordo com o que é mais vantajoso para a empresa. Mas isso não é tudo. Veja mais alguns pontos que provam a sua relevância:



Visibilidade sobre o mercado


Para conquistar bons resultados, é preciso conhecer bem o mercado em que se atua ou deseja atuar. Saber mais sobre a concorrência, fornecedores, colaboradores e clientes é algo que não pode ficar em segundo plano.


É exatamente por isso que a análise de dados é essencial. Após uma pesquisa de mercado, o gestor tem acesso a informações e consegue trabalhá-las para executar um planejamento estratégico mais eficiente.



Compreensão das necessidades do cliente



O consumidor é a razão de existir de qualquer empresa, sendo imprescindível mantê-lo satisfeito. A melhor maneira de fazer isso é usando dados confiáveis e atualizados.


Durante a jornada do cliente, ele deixa muitas pistas sobre aquilo de que gosta e precisa. A análise de dados reúne essas informações e as transforma em oportunidades. Ou seja, é possível conhecer melhor os compradores e fazer um atendimento personalizado.



Formação de um diferencial de mercado


Encontrar um diferencial de mercado é fundamental para a sobrevivência das empresas. No entanto, nem sempre isso é fácil de alcançar. 


Acontece que a análise de dados favorece a inteligência de mercado, tornando o negócio muito mais competitivo ao reunir dados sobre o setor e o cliente. Com esses insumos é possível identificar gargalos e oportunidades e se tornar uma referência na área de atuação. 



Tomada de decisão: mais precisão e menos riscos


O maior benefício da análise de dados é, sem dúvidas, a tomada de decisão estratégica mais precisa. Afinal, com boas informações em mãos, é possível avaliar a situação de forma mais aprofundada, prevendo as consequências e escolhendo a direção mais favorável.



Redução de custos


Por conta da qualificação da tomada de decisão, a análise de dados também acaba ajudando a reduzir custos.


Em síntese, quanto mais planejada e analítica é a ação empresarial, menor será o desperdício de recursos. Ou seja, a organização consegue investir naquilo que realmente importa, reduzindo erros e despesas desnecessárias.



Melhor aproveitamento do capital humano


Quando o gestor toma as decisões corretas, consegue aproveitar melhor seu capital humano, usando todo o seu potencial a favor do desenvolvimento empresarial. Na prática, isso significa mais produtividade, engajamento e motivação.


Mas como fazer isso de forma eficiente? Veja 5 dicas:



5 dicas para fazer uma análise de dados eficiente


Confira algumas dicas e boas práticas que elevam a análise de dados ao seu mais alto nível e contribuem para resultados muito mais satisfatórios. 


1. Definir o objetivo

Toda análise de dados é feita por um motivo. Assim, a primeira providência é definir qual pergunta irá responder — ela deve ser clara, mensurável e relevante para a empresa.


Fazendo isso, evita-se o desperdício de tempo e dinheiro e amplia a eficiência das decisões. Uma boa maneira de definir os objetivos é conversar com os colaboradores e observar os problemas e desafios enfrentados pela equipe.


2. Escolher as métricas que serão usadas

Trabalhar com métricas é a maneira mais eficaz de determinar os eventos que contribuem positivamente e negativamente para o crescimento da empresa.


Como o processo de análise de dados pode assumir diversas abordagens e revelar inúmeras informações, a definição de bons indicadores melhora a qualidade das análises.


3. Selecionar a ferramenta ideal

A contratação de uma boa ferramenta de análise de dados é uma virada de jogo para a redução dos esforços para coletar e interpretar esses insumos. Afinal, como vimos, fazer isso de forma manual é extremamente trabalhoso e passível de erros.


Sendo assim, deve-se pesquisar e investir em soluções escaláveis e eficientes. Quanto maior a capacidade da ferramenta, menos problemas serão enfrentados durante os estudos e melhores serão os resultados alcançados.


4. Escolher as fontes de dados

Nem toda informação é capaz de gerar oportunidades para a empresa. Sendo assim, é preciso definir de onde virão os dados que serão usados durante o processo com segurança.


Existem fontes externas, como bancos de dados públicos e APIs de redes sociais, e internas, como o histórico de vendas e os cadastros dos clientes.


5. Apostar na integração das equipes

Uma boa análise de dados depende de colaboração entre os envolvidos — caso contrário, perde-se tempo com retrabalhos.


Isso significa que a integração entre equipes é um elemento indispensável para o sucesso das estratégias. A comunicação efetiva e unificada garante que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo, aumentando consideravelmente as chances de êxito.


O conceito de smarketing surgiu justamente da importância de conectar a equipe de vendas a de marketing com o mesmo alinhamento estratégico. 



Melhores ferramentas de análise de dados para empresa em 2023


Microsoft Excel


Sim, o Microsoft Excel pode ser utilizado como uma ferramenta de análise de dados, sendo uma alternativa interessante para pequenos empreendedores. 


 A aplicação de planilhas da Microsoft apresenta cálculos e funções gráficas que podem contribuir muito para o processo.


Mesmo que você tenha acesso a soluções mais sofisticadas, o Excel pode ser utilizado para dar início a um projeto de análise, pois apresenta uma série de recursos que agilizam a manipulação dos dados, como a concatenação, que permite a combinação de textos, números e dados em uma única célula.


A função “SUMIF”, por sua vez, viabiliza a soma de valores com base em critérios variáveis, e a função “pesquisa” oportuniza o isolamento de dados específicos.


Embora seja funcional e permita a análise de dados simples, o Excel apresenta limitações, como a dificuldade de lidar com grandes volumes de dados, provocando lentidão. Além disso, o programa busca sempre a aproximação na apresentação de valores quando lida com grandes números, o que pode gerar imprecisões.


 Em suma, se você está começando um negócio ou quer fazer uma análise mais simples, o Excel pode ser um ótimo ponto de partida. Para análises mais aprofundadas, contudo, é recomendado buscar uma ferramenta mais robusta.


 

Python


O Python é uma linguagem de programação que pode ser utilizada para várias atividades e é considerada indispensável para cientistas e analistas de dados. Um dos diferenciais da linguagem Python é a sua simplicidade sintática, o que aumentou sua popularidade entre os desenvolvedores.


Contudo, a simplicidade não seria suficiente se a linguagem não apresentasse recursos úteis para a análise de dados. O Python é uma das linguagens com o maior número de bibliotecas e recursos voltados para tarefas relacionadas à análise de dados.


Um bom exemplo são as bibliotecas Pandas e NumPy, que permitem a simplificação de tarefas computacionais, oferecendo suporte à manipulação de grandes volumes de dados.


Se o seu objetivo é extrair dados da web, o Python pode auxiliar por meio de bibliotecas como Scrapy e Beautiful Soup. Se o foco for visualização e geração de relatórios, você pode usar a biblioteca Matplotlib.


A linguagem Python é gratuita, de código aberto, e possui uma base de usuários gigantesca, que produz muitos códigos e bibliotecas para o desenvolvimento dos mais diferentes tipos de sistemas.


 

SAS


 


O popular SAS (sigla para Statistical Analysis System) é um conjunto de ferramentas de inteligência de negócios e análise de dados. Foi desenvolvido pelo Instituto SAS na década de 1960 e evoluiu muito desde então.


Hoje, o principal uso do SAS é para criação de perfis de clientes, geração de relatórios, mineração de dados e modelagem preditiva. Criado para o mercado corporativo, o software é robusto, versátil e amplamente utilizado por grandes organizações, embora seu alto custo possa inviabilizar seu uso em médias e pequenas empresas.


Um dos grandes benefícios de investir no SAS é que sua equipe de desenvolvimento pode trabalhar de forma contínua, produzindo e entregando novos módulos que atendem às demandas mais recentes das empresas.


Apesar de não possuir um grande número de bibliotecas, como acontece com o Python, as bibliotecas do SAS são altamente especializadas e focadas em objetivos relacionados às demandas mais sofisticadas de análise de dados.


 

Microsoft Power BI


Mencionamos uma ferramenta simples e de fácil acesso da Microsoft, o Excel, que pode ser utilizado para análise de dados simplificados. No entanto, para aqueles que buscam maior capacidade e precisão, a gigante da tecnologia oferece o Power BI, focado em inteligência de negócios (Business Intelligence).



Curiosamente, o Power BI começou como um complemento do Excel e foi desenvolvido até se tornar um conjunto independente de software de análise de dados de negócios.


Entre seus diferenciais está a capacidade de os usuários criarem painéis visuais interativos com uma curva de aprendizado mínima. 


Outro destaque é a excelente conectividade de dados, que permite integração com o Excel e busca em arquivos de texto, servidores SQL e sistemas em nuvem, como os programas analíticos do Google e da Amazon.


Para quem deseja conhecer a ferramenta, a Microsoft oferece uma assinatura gratuita, com um limite de dados de 2 GB. 


Essa é uma excelente oportunidade para realizar testes antes de decidir assinar ou não um plano pago.


Amazon QuickSight


O Amazon QuickSight é um serviço de Business Intelligence incorporado e sem servidor, baseado em nuvem, com aprendizado de máquina integrado. 


Com essa ferramenta da AWS (Amazon Web Services), os usuários têm a oportunidade de criar e publicar painéis interativos de Business Intelligence que podem ser consultados utilizando linguagem natural.


 Um dos benefícios dessa solução é a capacidade de escalar para milhares de usuários sem necessidade de investimento e infraestrutura. Uma maneira de testar o QuickSight é adquirindo um plano de pagamento por demanda, o que significa que você só pagará quando acessar os painéis e relatórios, que podem ser visualizados em qualquer dispositivo.


  • As soluções disponíveis variam desde as mais simples até as mais robustas, mostrando que até mesmo uma organização iniciante pode utilizar dados para tomar decisões mais precisas. A escolha da ferramenta ideal, portanto, dependerá de suas necessidades e de seu orçamento




Aprendi o que é análise de dados. Como implementá-la em uma empresa?


Entender o que é análise de dados e trabalhar com ela é uma decisão inteligente. No entanto, isso pode ser complexo e demandar muita habilidade. É aí que a ajuda de uma empresa especializada pode fazer a diferença.


Quanto maior o volume de informações a se coletar, organizar, armazenar e analisar, mais dificuldades podem aparecer. No entanto, contar com o apoio de profissionais capacitados e uma ferramenta de análise de dados reduz o trabalho e garante bons resultados.


Tendo em mãos a tecnologia necessária para trabalhar na captação e no enriquecimento dos dados, é possível se dedicar a tomar decisões — que serão mais rápidas, seguras e eficazes.



Fontes:

- Cortex

- Sebrae

- Biud



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