Primeiro edifício comercial do Nordeste com conceito A+ é inaugurado em Fortaleza



Primeiro edifício comercial do Nordeste com conceito A+ é inaugurado em Fortaleza
(Foto: BS DESIGN Corporate Towers/Reprodução)
  

No coração do bairro Aldeota, em Fortaleza, nasceu mais um projeto caracterizado pela modernidade e elevado padrão arquitetônico. Com R$ 500 milhões em investimentos, O BS Design Corporate Towers reúne tecnologia, segurança e conforto, trazendo novidades para o mercado de imóveis comerciais da capital cearense

 

Com uma área total de 10 mil m², o empreendimento é o primeiro edifício comercial do Nordeste com conceito A+ e reuniu, na última quinta-feira (28), clientes, empresários, políticos e imprensa para coquetel de entrega do prédio.

 


A+

 

(Foto: BS DESIGN Corporate Towers/Reprodução)
 

A chancela internacional A+ caracteriza-se pela inteligência e pelo alto padrão arquitetônico capazes de reunir em um único empreendimento alto nível de tecnologia, segurança e conforto.

 

Concedido pela Cushman, a graduação A+ atesta que um empreendimento cumpre uma série de requisitos. Entre eles:

 

·         Um terreno que deverá comportar uma laje de mais de mil metros quadrados;

·         Sistema de ar-condicionado VRV;

·         Pré-disposição para piso elevado;

·         Sistemas wireless;

·         Entradas e saídas de veículos com rampas independentes;

·         Hall com pé-direito diferenciado;

·         Pavimentos de escritórios com projeto modulado e flexível;

·         Pé-direito de no mínimo 2,75 m;

·         O core central precisa concentrar todas as áreas técnicas, de circulação vertical a sanitários;

·         O formato da laje deve ser regular, aumentando o índice de aproveitamento do layout interno;

·         Pavimentos de até 1.100 m²

·         Flexibilidade para junções horizontais e/ou verticais;

·         Elevadores de última geração com sistema de antecipação de destino;

·         Sistema de segurança completo, instalado e em funcionamento, composto por CFTV com software de controle, catracas e cancelas eletrônicas;

·         Sistema de incêndio com detector de fumaça e presença de sprinkler;

·         Gerador de energia;

·         Administração gabaritada.

  

O empreendimento foi planejado utilizando o Building Information Model (BIM), metodologia inovadora que simula todo o processo de construção, possibilitando a compatibilização de todos os projetos. Em 2018, o BS Design rendeu ainda duas premiações do Sinduscon-CE à BSPAR: o Prêmio Destaque BIM, pelo destaque no uso da Modelação da Informação da Construção (BIM) a partir da disseminação de boas práticas e do fomento ao ensino e à pesquisa na área, e o prêmio de Construtora do Ano, pela comprovação de processos, registros e ferramentas de controle, conforme as normas, legislações e boas práticas vigentes na área.

 



(Foto: BS DESIGN Corporate Towers/Reprodução)
 

O empreendimento possui também Pré-Certificado LEED, que atesta construções sustentáveis, concedido pela Organização Não Governamental (ONG) americana U.S. Green Building Council (USGBC) de acordo com os critérios de racionalização de recursos atendidos por um edifício.

 

A avaliação é realizada por meio de pré-requisitos e créditos a serem atendidas nas categorias: sustentabilidade do espaço, racionalização do uso da água, eficiência energética, qualidade ambiental interna, materiais e recursos, inovação e processos de projeto e créditos regionais.

 

 

Estrutura

 

(Foto: BS DESIGN Corporate Towers/Reprodução)
 

Após três anos de obras, o projeto foi desenvolvido com cinco pilares que diferenciam o empreendimento: sustentabilidade, segurança e inovação, design, acessibilidade, e conforto e funcionalidade.

 

São duas torres de 21 pavimentos cada, com 690 salas comerciais e 18 lajes corporativas distribuídas, que vão de 22m² a 326m² de área. O empreendimento ocupa 10 mil m². São 26 elevadores no total, sendo 18 sociais e climatizados, com velocidade de 180 metros por minuto.

 

Serão disponibilizadas 1.527 vagas entre carros e motos de tamanhos diferenciados nos cinco subsolos de estacionamento, e dois helipontos com sala VIP ambientada. O empreendimento conta ainda com skylounge – área privativa na cobertura para descanso e uso dos salistas. Para atender também ao público externo, o empreendimento possui 4.200 m² de Área Bruta Locável em que grandes marcas instalarão suas lojas, em um espaço de interação com a cidade.

 

 

Elevadores

 

(Foto: BS DESIGN Corporate Towers/Reprodução)
 

Para chamar o elevador será preciso o QR Code. Ao colocar o código na entrada, o elevador descerá para o andar do funcionário ou visitante.

 

Os elevadores têm sistema de frenagem regenerativa (KERS). O mecanismo é usado nos carros da fórmula 1, gerando redução de até 40% de energia. Já as águas produzidas no sistema de ar-condicionado do edifício são reaproveitadas na irrigação das áreas verdes. Haverá ainda um sistema de automação, com controle de luz nas fachadas, iluminação das áreas comuns, pressurização e acionamento das bombas d`água.

  


Arquitetura

 

(Foto: BS DESIGN Corporate Towers/Reprodução)
 

·         A arquitetura é icônica, inovadora e atemporal. As duas torres escalonadas foram inspiradas na vela de uma jangada. Elas são ligadas ao alto, criando um vão livre de 35 metros, permitindo liberar no térreo uma grande praça público-privada, totalmente aberta para cidade. Este conceito de quadra aberta ou 360º é uma tendência mundial e chega a Fortaleza pela primeira vez. O projeto é assinado pelo arquiteto Daniel Arruda.

 

·         O projeto do edifício valoriza cada detalhe, garantindo 360º de vista e valorizando as 4 esquinas. As calçadas são largas, com piso tátil e com rampas de acessibilidade. Espécies da flora nativa combinadas com plantas ornamentais criam cores, aromas e texturas despertando as mais variadas sensações.

 

·         Acessibilidade é um dos principais pilares do projeto. Tudo foi pensado para que veículos e pedestres tenham acesso fácil e seguro às torres. As entradas e saídas de veículos por ruas diferentes criam flexibilidade e conforto aos usuários.

 



(Foto: BS DESIGN Corporate Towers/Reprodução)
 

·         O sistema de proteção e combate a incêndios pode ser comparado às exigências da National Fire Protection Association (NFPA). É o primeiro edifício de Fortaleza com sistema de extração de fumaça, o que garante maior tempo de evacuação em caso de incêndio. O sistema ainda conta com detectores de fumaça, sprinklers nas áreas de circulação comuns, sistema de alarme, hidrantes, extintores, iluminação de fuga com balizadores automatizados e escadas de emergência pressurizadas com barras anti-pânico.

 

·         Os pavimentos de garagens possuem sistema de exaustão mecânica.

 

·         Sistema de telecomunicação com previsão para instalação de antenas, comunicação via satélite, acesso a fibra óptica, operadoras de transmissão de dados com circuitos de tv a cabo e wi-fi.

 

·         Para garantir o máximo em segurança, todo acesso de pessoas às torres será seletivo, com monitoramento 24h através de circuito fechado de TV.

   

Conheça o primeiro edifício A+ de Fortaleza, a mais alta graduação de qualidade internacional:

    


MBA em Plataforma BIM -  Modelagem 3D, Planejamento 4D e Orçamento 5D / 6D / 7D

 

 

Com Coordenação dos Prof. M. Sc. Rogério Lima e M. Sc. Luiz Augusto Contier, o MBA em Plataforma BIM objetiva formar Gestores de BIM (BIM Managers) para atuar no desenvolvimento de projetos, gerenciamento e execução de obras prediais, que façam uso desta tecnologia.

 

Com a evolução das ferramentas tecnológicas, podemos afirmar, nos dias atuais, que a implementação BIM (Building Information Modeling) se faz presente, o que representa uma evolução dos processos convencionais (CAD) nas práticas de concepção, produção, gestão e entrega de projetos arquitetônicos e execução de obras, como também uma revolução, tanto no mercado como também no ensino e práticas de Engenharia e Arquitetura.

 

Portanto, é de extrema importância formar profissionais especialistas em BIM com habilidades e competências para atuar com esta nova plataforma e poder então encabeçar este processo de transformação na indústria da Construção Civil.

  

Fontes:

- Edifício comercial com design inovador é inaugurado nesta quinta-feira em Fortaleza

- Com estrutura inovadora e conceito A+, BS Design será entregue no próximo dia 28 de março, em Fortaleza

- Com 26 elevadores e área externa, prédio comercial é inaugurado nesta quinta-feira

- BS DESIGN Corporate Towers

- Com custo de meio bilhão, será inaugurado o BS Design, monumental prédio na Des. Moreira

  

Pós-Graduação