O que é construção off site?



O que é construção off site?

(Imagem: Refugio VIPP / VIPP. Image Courtesy of VIPP/ArchDaily Brasil - Reprodução)



A popularidade de casas pré-projetadas e pré-fabricadas vem crescendo, transferindo grande parte do processo de construção do canteiro de obras para as fábricas. Enquanto países como Cingapura, Austrália e Reino Unido estão adotando cada vez mais edifícios modulares para atender à escassez de mão de obra e moradias, países nórdicos como a Suécia já constroem 90% das residências unifamiliares em madeira pré-fabricada. 


Apesar do recente aumento de interesse, a construção off-site não é, de forma alguma, um conceito novo. Na verdade, o método construtivo esteve presente ao longo da história em muitas tentativas de consolidar seu uso: ainda em 43 DC, o exército romano trouxe consigo fortes pré-fabricados para a Grã-Bretanha, enquanto o Japão já vinha construindo em madeira off-site e partes móveis em pré-montagens por pelo menos mil anos.


No entanto, não foi até o pós-Segunda Guerra Mundial quando um dos maiores esforços em habitações totalmente pré-fabricadas ocorreu nos Estados Unidos. Mesmo que isso tenha fornecido soluções de habitação de alta qualidade para grupos vulneráveis, o método não esteve imune a reações adversas. 


A ideia de que a habitação é um produto padronizado e repetitivo que sai de uma fábrica em vez de ser fabricado e personalizado foi fortemente criticada, levando ao fracasso comercial. Pelo contrário, agora a construção pré-fabricada está conquistando o mercado, não apenas sendo aplicada em residências unifamiliares, espaços de hospitalidade e de saúde, mas também nos edifícios mais altos do mundo.



Então, por que esse interesse crescente na construção pré-fabricada?


A resposta é bastante simples: agora podemos fazer melhor. Nesta era tecnológica automatizada, ferramentas digitais inovadoras estão tornando a pré-fabricação muito mais fácil. O projeto e a construção são frequentemente estruturados e digitalizados em torno do BIM, fornecendo uma representação precisa e integrada de um edifício em todo o seu ciclo de vida, permitindo o trabalho conjunto de atores multidisciplinares em um único processo inteligente. 


Simultaneamente, o código aberto (open-source) permite que um usuário de qualquer lugar do mundo baixe seu projeto doméstico favorito, e plataformas de comércio eletrônico como Amazon ou Alibaba podem enviar materiais pré-fabricados para a porta do canteiro de obras. Em vez de criar edifícios repetitivos padrão para diferentes tipos de usuários, essas novas tecnologias permitem que os clientes participem e os edifícios se adaptem às necessidades em constante mudança.


Portanto, é claro que a construção remota - com a ajuda da inovação digital - está mudando radicalmente as regras do projeto arquitetônico. Isso leva a algumas questões importantes: como abraçar essas novas “regras do jogo” para colocá-las em favor de uma melhor qualidade de vida global? Seria esta uma solução para proporcionar maior equidade no acesso à habitação?



Novas possibilidades arquitetônicas introduzidas por métodos digitalizados off-site


(Imagem: Yellow House / Alejandro Sofia. Image © Juan Durán Sierralta /ArchDaily Brasil - Reprodução)




O conceito de pré-fabricação corresponde a elementos, peças ou mesmo edifícios inteiros produzidos em uma fábrica e transportados para um canteiro de obras para instalação rápida. Cada processo da indústria de construção tradicional, que é fortemente impactado por erro humano ou pelas dificuldades e condições do local, é substituído por operações automatizadas eficientes. 


Por ser um processo centralizado, a construção remota é mais rápida, segura, mais regulamentada e requer menos esforços de coordenação, resultando em mais produtividade e melhor controle de qualidade. Portanto, seu principal benefício é permitir um processo controlado, preciso e confiável com menos retrabalho (e menos surpresas). Além disso, o aumento da centralização e do controle se traduz em redução de perturbações no local e desperdício de veículos, reduzindo custos e, ao mesmo tempo, minimizando as emissões de gases de efeito estufa.


Como os edifícios pré-fabricados são construídos de forma mais rápida, barata e sustentável, mais pessoas podem ter acesso a casas de alta qualidade, especialmente considerando que a população global aumentará 2 bilhões de pessoas até 2050. Mas, para evitar a repetição de erros do passado, é fundamental aproveitar as possibilidades que uma construção digitalizada e pré-projetada pode oferecer. 


É bem sabido que a construção é um negócio arriscado e caro que pode limitar a inovação. Mas, ao movê-lo para fábricas e integrar tecnologias digitais como o BIM, os edifícios pré-fabricados podem ser mais experimentais, inovadores e responder com precisão às necessidades e demandas em constante mudança. Com inovações como software de código aberto, o processo criativo pode integrar os clientes, fornecendo-lhes uma variedade de seleções de design personalizáveis, permitindo que os projetos se adaptem a esses diferentes requisitos.


Em última análise, a construção pré-fabricada de hoje pode deixar para trás a abordagem modular "tamanho único", permitindo um design mais eficiente e colaborativo - e maior flexibilidade, mesmo em um processo industrial. Arquitetos devem se adaptar a esses métodos externos, colaborando com os fabricantes e focando em aspectos como planejamento urbano, conforto e sustentabilidade. As regras que a arquitetura deve adotar são claras: os projetos devem ser construídos de forma mais rápida, inteligente, ecológica e com maior adaptabilidade (agora que podem ser).



Principais características que diferenciam a construção modular off-site de uma construção tradicional:



(Imagem: Minimod Curucaca/MAPA. Image © Leonardo Finotti/ArchDaily Brasil - Reprodução)




  • Mobilidade


Essa modalidade construtiva possibilita uma entrega até 6 vezes mais rápida, pois se constrói dentro da própria fábrica. Além da agilidade, vem agregada à mobilidade, pois pode-se levar a obra pronta para instalação em qualquer lugar do Brasil.


  • Construção industrializada


Ao levar a obra para dentro da fábrica é possível  executar várias etapas ao mesmo tempo. E o melhor: realizar todas essas etapas de maneira mais rápida, e com maior controle de qualidade.


  • Sem obra e sem sujeira


Em construção modular off-site se diz que não há obra. O que se tem é o processo de produção e depois o de montagem. O principal material utilizado na construção é o aço, por isso, é considerada uma construção sem sujeira também.


  • Curto prazo


O prazo médio de entrega de uma casa com essa tecnologia, é de 4 dias. Sim, apenas 4 dias.


  • Para todo o Brasil


Os projetos desenvolvidos com essa tecnologia construtiva são desenvolvidos na própria empresa fabricante e transportados, já prontos, para o local de destino. Neste local será feita apenas a montagem, o que facilita (e muito) o processo. Assim, a operação fica mais facilitada para que todo o país tenha a construção modular off-site como uma opção.


  • Sustentável


O que se usa nas estruturas das construções é o aço, considerado o material mais reciclável do mundo. Além disso, a água praticamente não é utilizada nesse processo construtivo.


  • Orçamento assertivo


Com essa opção de tecnologia construtiva, digamos assim, é quase impossível errar no orçamento. A construção é feita em blocos planejados e já sabe-se exatamente quanto se gastará de insumos, mão de obra e transporte, por exemplo, para realizá-la.



Quem são os profissionais capacitados para tocar esse tipo de obra?



Os profissionais capacitados para tocar este tipo de obra são aqueles com experiência neste tipo de edificação. Podem ser engenheiros e arquitetos que conheçam a metodologia modular a fundo, por exemplo. Hoje, no Brasil, ainda há muito crescimento pela frente, o que gerará uma demanda por profissionais com esta competência.



Rumo a uma melhor qualidade de vida através da construção pré-fabricada


Não há dúvida de que a construção contemporânea off-site está mudando radicalmente as regras do projeto arquitetônico; com a pré-fabricação, os edifícios podem deixar para trás métodos rígidos, altamente invasivos e arriscados que prejudicam o meio ambiente e são incapazes de se adaptar às diversas condições em um mundo em rápida mudança. Ao integrar tecnologias digitais, precisas e colaborativas com materiais inovadores, leves e de alto desempenho, os arquitetos podem fornecer uma resposta adequada aos desafios ambientais, econômicos e sociais. 


Do ponto de vista social, podem fornecer maior equidade no acesso à habitação, oferecendo soluções mais baratas e de maior qualidade que se ajustam às diversas necessidades das pessoas, mesmo em ambientes urbanos de difícil acesso. Do ponto de vista do projeto, os arquitetos podem escapar dos métodos convencionais para adotar uma técnica de pré-fabricação digitalizada com maior flexibilidade. Os edifícios que respondem ao déficit habitacional podem ainda ser adaptados às mais diversas necessidades.


Portanto, é essencial continuar a explorar soluções off-site diversificadas e inovadoras em um esforço para contribuir com um mundo mais sustentável e criativo - e assim avançar em direção a uma melhor arquitetura e uma melhor qualidade de vida global.



Fontes:

- ArchDaily Brasil

- Sienge



Pós-Graduação