Jovens brasileiros recebem prêmio da Unicef por projeto de minicisternas



Jovens brasileiros recebem prêmio da Unicef por projeto de minicisternas

Via Shutterstock - ArchDaily Brasil/Reprodução.



Jovens do coletivo Quebrada Agroecológica receberam o prêmio ImaGen Ventures durante a COP-27, o maior encontro do mundo sobre mudanças climáticas, realizado em Sharm El Sheikh, no Egito. O coletivo leva minicisternas de baixo custo para assentamentos e comunidades de baixa renda.


A iniciativa faz parte de um programa mundial da Unicef, que oferece aos jovens acesso a habilidades empreendedoras verdes e sociais e reúne parceiros para nutrir uma massa crítica de jovens agentes de mudança – dedicados a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 


No Brasil, a ação intitulada #ChamaNaSolução, foi implementada em parceria com a organização Viração Educomunicação e, dentre os projetos participantes, o Quebrada Agroecológica foi o escolhido para representar o Brasil na etapa global. 


O coletivo Quebrada Agroecológica trabalha para democratizar um modelo alternativo de minicisterna sustentável e de baixo custo, projetado para baratear o gasto e manter uma capacidade sustentável de água em assentamentos e comunidades carentes.


O evento aconteceu no Pavilhão da Juventude, na COP-27, onde 12 projetos foram premiados, entre eles o Quebrada Agroecológica. Os outros 11 selecionados foram de países como Egito, Paquistão, Zimbábue, Quênia, Uganda, Jordânia, Serra Leoa, Síria, Armênia, Nicarágua e Líbano.



Acesso à água


Os jovens instalaram quatro minicisternas sustentáveis, cada uma de 500 litros, no assentamento Maria da Penha, em Guarulhos, na região Metropolitana de São Paulo. O coletivo recebeu um recurso chamado “capital-semente” para tirar a ideia do papel e concretizar o projeto em um prazo determinado. 


O assentamento é um dos que sofre com a falta de acesso a serviços básicos e muitos moradores lutam para levar uma vida decente. O acesso à água potável e ao saneamento, em particular, continua sendo um desafio para a comunidade – os residentes são forçados a gastar uma quantia significativa de sua já pequena renda na compra de água e muitos lutam para pagar por ela.


Duas mil famílias serão beneficiadas diretamente com as cisternas da ocupação Maria da Penha”, disse a equipe. “Pretendemos expandir este projeto em outras comunidades, ocupações em São Paulo e em todo o Brasil, podendo impactar mais milhares de famílias com a captação de água e seus benefícios diretos e indiretos”, disseram os jovens.


O objetivo da equipe, que faz parte Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), é aproveitar a água da chuva para resolver o problema da escassez de água e seus impactos na vida dos moradores da comunidade.


Já estamos enfrentando um cenário catastrófico causado pelas mudanças climáticas (…) seja na falta de água potável ou nas frequentes enchentes causadas pelas chuvas, gerando prejuízos materiais aos moradores e também na proliferação de doenças”, disse a equipe. “Nos sentimos obrigados a mudar essa situação e criar alternativas para mitigar esse efeito. Hoje estamos na parte mais importante desse processo, que consiste na construção de cisternas”.



Impacto positivo


Com orientação e financiamento inicial, os doze empreendimentos vencedores terão os recursos necessários para levar suas ideias para o próximo nível e causar um impacto ainda maior em suas comunidades.


A imaGen Ventures é uma das iniciativa da Generation Unlimited. A edição de 2022 foi implementada em conjunto com UNICEF, PNUD, USAID, Scouts e Plan International.



Fonte:

- ArchDaily Brasil.


Editora de Conteúdo.

Pós-Graduação