Iniciativa troca hospedagem por participação em limpeza de praias



Iniciativa troca hospedagem por participação em limpeza de praias
Worldpackers. Captured at , Brazil. 2022. - Ciclo Vivo/Reprodução.




Ações de turismo regenerativo e educação ambiental oferecem dois dias de hospedagem com café da manhã em praias do Brasil



Para evitar que a trágica previsão de que os oceanos tenham mais plásticos do que peixes em 2050, muita coisa precisa mudar. Abandonar a produção e consumo de plástico de uso único, cobrar mudanças nas políticas públicas e das empresas em relação aos resíduos e mudar hábitos individuais são algumas das ações urgentes.


Além disso, é preciso dar um destino correto ao plástico que já está poluindo o planeta: recolhendo, reaproveitando e reciclando a maior quantidade possível de resíduos. Muitas soluções estão sendo criadas para isso, mas ações coletivas como mutirões de limpeza são bem-vindas e importantes.


Com este objetivo, a plataforma de viagens e voluntariado Worldpackers criou a iniciativa Beach Clean Up. A ideia é que os voluntários de mutirões de limpeza ganhem hospedagem em algumas das praias mais bonitas do Brasil, para ajudar a cuidar do planeta e promover a consciência ambiental nos destinos turísticos.



Grupo de voluntários em ação da Beach Clean Up. Foto: Divulgação | Worldpackers - Ciclo Vivo/Reprodução.



São necessárias ações práticas, educativas e, principalmente, que promovam senso de corresponsabilidade e de cunho emocional, gerando memórias capazes de provocar mudanças comportamentais permanentes”, ressalta Ana Karolina de Andrade, Gerente de Novos Negócios e Projetos Socioambientais da Worldpackers.



Turismo “mão na massa”


Para engajar mais pessoas, a estratégia da Worldpackers é proporcionar experiências memoráveis de viagem com o beach cleanup, proporcionando momentos de descontração, lazer, aprendizado e “mão na massa”.


De acordo com Ana Karolina, o voluntário experimenta uma verdadeira transformação, que pode transcender para os hábitos diários e círculos sociais. O ativismo “mão na massa” também gera sensação de protagonismo e menos passividade diante de um dos maiores problemas do século.


Em um ano de projeto, foram realizadas mais de 60 ações de limpeza, com cerca de 900 voluntários envolvidos que retiraram 96 mil bitucas de cigarro e 1,5 tonelada de lixo das praias.


Bitucas de cigarro recolhidas na praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis/SC. Foto: Divulgação | Worldpackers - Ciclo Vivo/Reprodução.



Passamos poucas horas limpando só um trechinho da praia e a quantidade de microplásticos encontrada parecia não ter fim. Estar lá foi uma aula de conscientização ambiental. Com certeza vou voltar em outras limpezas de praia!”, avaliou o viajante e voluntário Will Soares Junior.


Mais que limpar as praias, os Beach Clean Ups têm sido um ponto de encontro de quem busca encontrar pessoas na mesma intenção, além de possibilitar um jeito inovador e acessível de viajar e colaborar com o meio ambiente, com as cooperativas de reciclagem e comunidades locais, sem gastar com acomodação.



Limpeza de praia em Ubatuba, litoral NOrte de São Paulo. Foto: @danemalta - Ciclo Vivo/Reprodução.



E apesar da opção da troca de limpeza de praia por hospedagem ser um diferencial, todo mundo é bem-vindo para participar. Cada ação envolve um grupo bastante diverso com pessoas de todas as partes do Brasil, de todas as idades, além de moradores da região, hóspedes e staff dos anfitriões parceiros.



Dia Mundial da Limpeza


O dia 17 de setembro é o Dia Mundial da Limpeza. A data marca um movimento internacional que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta, com várias ações coletivas e individuais.



Foto: @diorivatofotografia - Ciclo Vivo/Reprodução.



Entre as ações promovidas no Brasil, a Worldpackers vai promover uma edição especial de mutirões de limpeza em várias praias do Sul e Sudeste. Para participar, acesse o site ou aplicativo da Worldpackers e confira todos os eventos do Beach Clean Up e escolha se deseja participar com acomodação ou apenas da ação de limpeza da praia.



Participação sem acomodação


Se você mora ou vai estar na região na data da realização de alguma ação, selecione a ação de interesse, clique no link indicado e insira seus dados. Em seguida, receberá um contato do coordenador da ação confirmando sua participação.



Participação com acomodação


Para garantir uma vaga na ação com hospedagem e café da manhã inclusos, é preciso fazer login na plataforma da Worldpackers e adquirir uma assinatura anual, que custa entre 49 e 109 dólares, podendo ser planos individuais ou para duplas/casais. Com a assinatura você pode aplicar e participar de quantos Beach Clean Ups quiser e também de todas as milhares de vagas de voluntariado disponíveis na plataforma em mais de 140 países.


Em seguida, aplique para a vaga, tire suas dúvidas e receba orientações conversando com o anfitrião da ação e garanta duas diárias com café da manhã em troca da limpeza de praia.


Voluntário retira resíduos das areias da praia de Matinhos. Foto: Divulgação | Worldpackers - Ciclo Vivo/Reprodução.



Ações Beach Clean Ups – Dia Mundial da Limpeza:


1. Praia do Perequê-Açu – Ubatuba/SP

O ponto de encontro será no Green Haven Hostel – Av. Gov. Abreu Sodré, 1245 – Perequê-Açu, Ubatuba e a ação terá início às 14h. Os participantes terão entrada gratuita no Happy Hour do Green Haven e ainda contarão com uma surpresa durante a ação!



2. Praia da Barra da Lagoa – Florianópolis/SC

O ponto de encontro será na entrada da praia da Barra da Lagoa, a partir das 9h. A ação será realizada em parceria com o Sea Wolf Surf Club Hostel.




3. Praia Grande – Matinhos/PR

O ponto de encontro será no Balneário Praia Grande em frente a “Rua D”, a partir das 9h. A ação será realizada em parceria com o Costa Terral Hostel



4. Praia da Enseada – São Francisco do Sul/SC

O ponto de encontro será na direção do Babitonga Hostel na Rua Rio de Janeiro, a partir das 9h.


Foto: Divulgação | Worldpackers - Ciclo Vivo/Reprodução.



Além dessas ações do dia 17 de setembro, você pode participar de outros mutirões de limpeza da Beach Clean Up que acontecem durante todo o ano e trocar seu trabalho pela hospedagem nas praias de Maresias/São Sebastião, Canasvieiras/Florianópolis e Itamambuca/Ubatuba. Você pode, inclusive, montar sua rota de Beach Clean Ups, emendando uma ação na outra!



Fonte:

- Ciclo Vivo.





Editora de Conteúdo.

Pós-Graduação