Construindo o Futuro: As Mais Recentes Inovações em Materiais na Construção Civil



Construindo o Futuro: As Mais Recentes Inovações em Materiais na Construção Civil

Em obras e projetos de arquitetura, a busca pela inovação é constante. Hoje, recursos como drones, realidade virtual, realidade aumentada e gerenciamento de projetos já são realidade. Mas as inovações em materiais na construção civil merecem grande destaque também. 


Capazes de elevar o desempenho e a segurança, além de serem mais sustentáveis, os novos materiais estão cada vez mais inovadores e ganham seu espaço nos canteiros de obras. 


Tais materiais abrem um leque de novas possibilidades para arquitetos e engenheiros, que terão materiais cada vez mais resistentes, duráveis e flexíveis para adotar em seus projetos e construções, além de impactar a aparência e funcionalidade dos projetos. 


Conheça as principais inovações em materiais na construção civil que são fortes tendências e estão revolucionando a forma com que a construção e a arquitetura são conduzidas. 



Construção civil atual: mais moderna e tecnológica 


Mesmo diante dos muitos desafios, o segmento da construção civil nacional é muito importante e prioriza o otimismo. O ano de 2023 fechou um pouco aquém das expectativas, crescendo 1,2%, sendo que no início do ano a projeção era de um avanço de 2,4%. 


Para 2024, a expectativa é que o setor da construção civil alcance uma alta de 2,9% devido à continuidade da redução da taxa de juros, o avanço do Programa de Aceleração do Crescimento e o novo ciclo do Minha Casa Minha Vida. 


Além disso, este é um setor que está cada dia mais moderno e tecnológico, consequentemente, todos os profissionais envolvidos na construção civil devem se manter atualizados a todo momento.  


Ao longo dos anos, tais inovações significaram grandes avanços para a engenharia civil como um todo. Com um menor volume de falhas, o acompanhamento das obras se tornou mais ágil e seguro, impactando as empresas positivamente. 


Além disso, a busca por alternativas sustentáveis para garantir um desenvolvimento saudável da construção civil, alinhado com o ESG, vem promovendo a inovação em inúmeras empresas do ramo.  


Com isso, o que há de mais moderno vem sendo aplicado em canteiros de obras, com destaque para as inovações em materiais na construção civil, caso dos materiais ecossustentáveis, que são mais econômicos e prezam pela sustentabilidade. 


É inovando que as empresas conseguirão aproveitar melhor as novidades do segmento e explorar materiais e recursos naturais, de maneira a reduzir o consumo de energia e diminuir os impactos no meio ambiente. 



Inovações em materiais na construção e tendências que se apresentam ao segmento 


A necessidade de acompanhar as necessidades do mercado e criar espaços mais sustentáveis vem causando uma revolução no ramo da construção e, como vimos, o desenvolvimento de materiais inovadores vem mudando a forma com que as obras são realizadas. 


Assim, as inovações em materiais na construção civil que são fortes tendências se baseiam nos seguintes pontos: 



Concreto autorregenerativo 


Rachaduras em concreto são muito comuns e causam dor de cabeça em obras civis. A solução para este problema pode ser obtida pelos concretos autorregenerativos. Em suma, este material busca superar uma das maiores desvantagens do concreto: a sua facilidade de formar fissuras. 


No mundo, existem diversos tipos de concretos autorregenerativos, alguns já aplicados em obras e outros em fase de pesquisa. Um exemplo é o concreto que utiliza a bactéria Bacillus Pasteurii junto com seus nutrientes para preencher as rachaduras.  


Essa inovação funciona da seguinte forma: sempre que surge uma rachadura e a umidade entra, a bactéria consome seu alimento (uma forma de amido) e excreta calcário, que faz uma ligação com o concreto, reconstruindo a fissura. 



Concreto dobrável 


Embora seja um material extremamente forte, o concreto é limitado à carga que consegue suportar. Quando esse limite é excedido, o concreto quebra. 


Pensando nessas limitações, uma forte tendência é a produção de um concreto criado com fibras poliméricas, que dão maior flexibilidade ao material.  


As fibras, que compõem 2% do material, tornam o concreto dobrável cerca de 500 vezes mais resistente à ruptura do que o concreto normal. Assim, além de quebrar menos, esse material também fornece mais absorção de choque. 



Cimento gerador de luz 



Uma das principais inovações em materiais na construção civil é a criação de estruturas mais eficientes em termos de recursos e energia que podem, inclusive, absorver e irradiar a luz. 


Essa é a ideia do Dr. José Carlos Rubio Ávalos, da Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Ele desenvolveu um cimento gerador de luz com grande potencial de uso.  


Pela sua capacidade de irradiar luz, este tipo de cimento pode ser usado em piscinas, estacionamentos, fachadas, sinalização rodoviárias e muito mais. Certamente é uma tendência bastante inovadora. 


Composto por sílica, areia de rio, resíduos industriais, álcalis e água, esse tipo de cimento é recarregado apenas com a luz do dia e tem durabilidade estimada em mais de 100 anos, o que o faz compor a lista de um dos materiais mais inovadores para a construção. 



Madeira transparente 



Já pensou em utilizar madeira para substituir o vidro de janelas e painéis solares? Muitas pesquisas estão buscando isso, por meio da madeira transparente! 


A inovação da madeira transparente é possível graças ao processo químico de remoção da lignina, um elemento natural da parede celular da madeira. Quando essa lignina é removida, a madeira torna-se branca e a superfície é então revestida com um polímero transparente. 


Essa é uma ótima alternativa para substituir outros materiais como o vidro e o plástico, tendo a mesma resistência que a madeira, sendo muito mais leve. 


A madeira transparente possui ainda baixa densidade em comparação ao vidro, baixa condutividade térmica e a própria transparência, que reduz a necessidade de luz artificial, minimizando o consumo de energia. 



Bioplástico 


Forte e duradouro, o plástico que conhecemos é muito usado em obras, mas é também um dos elementos mais contaminantes do mundo, graças ao seu processo de biodegradação bastante lento. 


Assim, uma tendência com grande potencial é o uso de bioplástico na criação de móveis, revestimentos, elementos estruturais, pontes ou pilares. Este material é produzido a partir de recursos renováveis de biomassa, como algas, celulose ou outros materiais que podem se degradar mais rapidamente quando descartados. 



Tijolos que absorvem poluição 


Uma das grandes tendências da construção civil é o desenvolvimento de projetos que contribuam com a redução da poluição. Muitos destes projetos podem utilizar tijolos que absorvem energia. 


Este inovador material foi pensado para fazer parte do sistema de ventilação padrão dos edifícios e é capaz de sugar os poluentes do ar e liberar o ar já filtrado. 


Esses tijolos são também mais baratos em comparação às tecnologias de filtragem mecânica. Consomem menos energia e não requerem mão de obra especializada para serem fabricados. 



Materiais hidro cerâmicos 


Através da combinação de argila e hidrogel, a hidro cerâmica é um novo material que tem a capacidade de resfriar o interior das construções. 


Com capacidade de reduzir a temperatura interna em até 6ºC, esse material é capaz de absorver água até 500 vezes o seu peso em 20 minutos. 


Isso poderia levar a uma redução de 28% no uso do ar-condicionado. Consequentemente, há uma redução significativa das emissões de carbono, com otimização de custos. 


Isolamento Térmico e Acústico Avançado


Novos materiais de isolamento estão sendo desenvolvidos para proporcionar melhor eficiência energética e conforto acústico nas construções. Isso inclui isolamentos aerogel, espumas de poliuretano de células fechadas e materiais de isolamento de fibra natural.



Tintas Fotocatalíticas


Tintas fotocatalíticas contêm substâncias que, quando expostas à luz solar, reagem quimicamente com poluentes atmosféricos, ajudando a purificar o ar ao redor das estruturas. Essas tintas são usadas em fachadas de edifícios para melhorar a qualidade do ar urbano.



Impressão 3D de Materiais de Construção


A impressão 3D está revolucionando a construção civil, permitindo a criação rápida e precisa de estruturas complexas. Materiais como concreto e argamassa podem ser depositados camada por camada para construir paredes, vigas e até mesmo casas inteiras. Essa tecnologia está abrindo portas para projetos inovadores, construção mais eficiente e redução de resíduos.



As inovações em materiais de construção estão moldando o futuro da indústria, tornando as construções mais sustentáveis, eficientes e esteticamente atraentes. À medida que a tecnologia continua a avançar, é possível imaginar as possibilidades infinitas que esses materiais podem oferecer, não apenas em termos de construção, mas também para a criação de espaços mais confortáveis e resilientes para as gerações futuras.



Série de benefícios com o uso de materiais inovadores 



Poderá levar um tempo para estas inovações em materiais na construção serem largamente implementados. Entretanto, eles são a esperança para um futuro mais limpo, seguro e sustentável. 


Além disso, no âmbito da construção civil, cada tipo de material se enquadra a um aspecto da construção e pode oferecer seus benefícios próprios. Mas, de forma geral, os benefícios serão ambientais, econômicos e também socioculturais. 


Assim, as inovações em materiais na construção oferecem vantagens atreladas ao processo sustentável, a médio e longo prazo, com destaque para: 


  • Redução do consumo de energia (iluminação e climatização) durante a fase de construção do empreendimento; 

  • Redução do uso de matéria-prima que apresentam custos mais elevados (ao trocar o aço por concreto dobrável, por exemplo); 

  • Otimização no uso dos insumos, com redução do desperdício de materiais; 

  • Aumento do aproveitamento de recursos e redução na geração de resíduos sólidos; 

  • Agilidade na reciclagem e reutilização desses mesmos resíduos; 

  • Facilitação da mão de obra, devido os materiais serem mais leves e menos nocivos; 

  • Aumento da produtividade na construção; 

  • Redução do impacto ambiental da construção sobre o meio ambiente e comunidades vizinhas; 

  • Produção de estruturas mais resistentes a com reduzido potencial de deterioração; 

  • Imóveis mais confortáveis e saudáveis para os seus usuários; 

  • Aumento da valorização de mercado para o imóvel construído e seu poder de revenda. 


Em suma, é perfeitamente plausível afirmar que as tendências mais fortes no segmento estão vinculadas ao uso de materiais inovadores, beneficiando empreiteiras e também toda a sociedade! 



fontes:

 - Aiko Digital

- Mapa da Obra



Pós-Graduação