Como Aplicar O Modelo Toyota De Produção Para Obras De Construção Civil?



Como Aplicar Modelo Toyota Em Obras De Construção Civil


A indústria dos arranha-céus tem passado por uma expansão significativa nos últimos anos. E, com isso, o mercado vem buscando soluções estratégicas para obras de construção civil. 


Nesse sentido, engenheiros têm encontrado na administração alguns métodos para otimizar processos e maximizar a produtividade. Continue a leitura e entenda como aplicar o Modelo Toyota de Produção para melhorar o andamento das construções.


Obras de construção civil e o Modelo Toyota: como se relacionam


Você certamente já cruzou com o conceito de Modelo Toyota de produção, certo? De forma resumida, podemos afirmar que ele baseia-se em um sistema focado no aumento da produtividade e da eficiência. 


Mas como esse método se conecta ao segmento da construção?


Simples! Os engenheiros estão usando conceitos desse modelo especialmente o da produção enxuta para otimizar recursos e diminuir prazos e custos nas obras.


Como implementar o Modelo Toyota no canteiro de obras?


Agora que você já entende como esses conceitos se conectam, certamente compreende os benefícios que vem da busca por uma operação otimizada e está desejando aplicar isso em seu dia a dia. 


Por isso, o INBEC, que é referência nacional no ensino de pós-graduação em Engenharia, selecionou três passos básicos para aplicar o Modelo Toyota nas obras de construção civil:


1. Realize um mapeamento dos processos


Ao definir os processos e identificar o que é necessário para cada estágio da obra, é possível mapear algumas lacunas que podem vir a comprometer o bom andamento do projeto, como não ter controle do estoque de materiais ou não possuir mão de obra especializada. 


Dessa forma, erros que poderiam causar atrasos na entrega da obra, como os citados acima, passam a ser evitados. Ao ter controle do processo global, a obra terá ainda mais sucesso em sua totalidade.


2. Invista na melhoria contínua


Após realizar o mapeamento de processos, você estará ciente de quais atividades podem ser otimizadas no canteiro de obra diariamente. E, com essas informações em mãos, você poderá estabelecer planos de ação de melhoria contínua. 


Esses documentos buscam criar um ambiente de trabalho mais eficiente. Para construí-los, você precisa:


  • identificar e compreender problemas (atraso de fornecedores, intempéries, etc);

  • padronizar os processos (definir formas de armazenamento, critérios para escolha de fornecedores, etc.);

  • ter conhecimento técnico;

  • definir soluções - por exemplo, para a escolha de fornecedores você pode criar um check-list de requisitos fundamentais e descartar aqueles que não se enquadram em ao menos x% deles.


Com estes planos de ação em mãos, será possível criar soluções inovadoras e sustentáveis.


3. Reduza operações que não agregam valor


O Modelo Toyota busca oferecer maior eficiência e eficácia a um projeto. Assim, esteja atento e inclua ferramentas tecnológicas nos planos de ação, uma vez que elas podem facilitar o seu dia a dia no canteiro de obras, melhorando a produtividade e reduzindo perdas.


A Engenharia 4.0, por meio de suas máquinas inteligentes, caminha de encontro a isso e pode ser uma aliada importante para garantir maior produtividade. 


Com esses três passos básicos, temos certeza que você estará caminhando para um canteiro de obras mais eficiente e otimizado! E para melhorar a produção, entenda mais sobre como a tecnologia na engenharia pode ajudar nos processos do dia a dia. 


Pós-Graduação