PÓS GRADUAÇÃO - PRESENCIALMBA EM PLATAFORMA BIM (Bim Manager) - Modelagem, Planejamento e Orçamento - 400h

OBJETIVOS:
 
Formação do Gestor em Plataforma BIM (BIM Manager), através do uso desta metodologia no desenvolvimento, gestão e integração de projetos de edificações e execução de obras.
 
PÚBLICO ALVO: 
 
Arquitetos, Engenheiros e Tecnólogos ligados a desenvolvimento de projetos prediais, ao gerenciamento e a execução de obras.
 

1 – Disciplina: CONCEITOS DE BIM: USOS E FERRAMENTAS – 20hs

2 – Disciplina: FERRAMENTAS BIM NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS I – 20hs

3 – Disciplina: FERRAMENTAS BIM NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS II – 20hs

4 – Disciplina: FERRAMENTAS BIM NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS III – 20hs

5 - Disciplina: PROJETOS DE ESTRUTURA EM PLATAFORMA BIM – 20hs

6 – Disciplina: PROJETOS DE INSTALAÇÕES EM PLATAFORMA BIM I – 20hs

7 – Disciplina: PROJETOS DE INSTALAÇÕES EM PLATAFORMA BIM I I– 20hs

8 – Disciplina: TRABALHO COLABORATIVO E INTEROPERABILIDADE – 20hs

9 – Disciplina: ANÁLISE DE MODELOS E COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS– 20hs

10- Disciplina: IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA BIM EM ESCRITÓRIOS DE PROJETO E CONSTRUÇÃO – 20hs

11 - Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS – 20hs

12 – Disciplina: PLANEJAMENTO E GESTÃO DE OBRAS – 20hs

13- Disciplina: FERRAMENTAS BIM PARA PLANEJAMENTO 4D – I – 20hs

14- Disciplina: FERRAMENTAS BIM PARA PLANEJAMENTO 4D –II – 20hs

15- Disciplina: PLANEJAMENTO E IMPLANTAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS – 20hs

16- Disciplina: ORÇAMENTO E CONTROLE DE CUSTOS – 20hsEmenta:

17- Disciplina: FERRAMENTAS BIM PARA O ORÇAMENTO DE OBAS – 20hs

18- Disciplina: PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA MÃO-DE-OBRA E EQUIPAMENTOS – 20hs

19- Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA – 20hs

20- Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 20hs

CONFERENCISTA - PD. SC. JOSIMAR R. DE ALMEIDA - Pós-Doutor em Tecnologia Ambiental - USP, Pós-Doutor em Engenharia Ambiental - UFRJ, Pós-Doutor em Saúde Ambiental - FIOCRUZ/IOC, Doutor em Ciências Biológicas - UFPR, Mestre em Ciências Biológicas - UFRJ, Professor Associado dos Programas de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear - USP/IPEN e Engenharia de Transportes - COPPE/UFRJ, Assessor de Meio Ambiente (Comitê RIO 2016), Membro (Consultor) Cátedra de Desenvolvimento Durável - UNESCO/UFRJ.
 
PD. Sc. CARLOS ALEJANDRO NOME - PhD e Doutorado em Arquitetura pela Texas A&M University System - EUA; Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC; Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Sua atuação concentra-se principalmente nos seguintes temas: Projeto Arquitetônico, Planejamento do Espaço Físico, Administração e Operação de Facilidades, Modelagem e prototipagem voltada à Arquitetura e Urbanismo.
 
D.Sc ANTONIO MACHADO RUIVO S. MEIRELLES - Doutoramento em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – PORTUGAL, 2012; MBA – Gestão de Empresas – IESF; Fundador ndBIM Virtual Building; Coordenador 2012 - BIM Management Institute; BIM Manager 2008 – 2013 Mota-Engil Engenharia e Construção, SA | Porto – PORTUGAL; Caso de estudo da implementação do BIM na Mota-Engil publicado no livro da ARTECH HOUSE Boston| London, intitulado Implementing Successful Building Information Building de Erika Epstein;
 
D. Sc. MAX LIRA VERAS XAVIER DE ANDRADE - Doutor pela UNICAMP/TECHNION em 2012, Mestre pela UNB em 2000 e Arquiteto e Urbanista pela UFPE em 1995. Investiga a aplicação de BIM em modelos de projeto arquitetônicos digitais com ênfase em desempenho e projeto computacional. Tem experiência em projeto arquitetônico e ensino de projeto nas áreas de: BIM, coordenação modular e projeto para construção.
 
D. Sc. SÉRGIO ROBERTO LEUSIN DE AMORIM - Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ; Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) até fevereiro de 2012; Experiência na área de Arquitetura e Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de Arquitetura, gestão de processo de projeto, gerenciamento e gestão da qualidade na construção civil e aplicações de tecnologia de informação em AEC. Consultor de diversos órgãos governamentais e associações técnicas, é sócio gerente da GDP - Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos, empresa dedicada ao desenvolvimento de projetos com tecnologia BIM.
 
D. Sc. WILSON FLORIO - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP; Mestrado e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie; Especialização em Didática do Ensino Superior, Tem experiência na área de Arquitetura Contemporânea, com ênfase em projeto de edificações e tecnologia da informação na construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição e processo de projeto, criatividade, linguagem arquitetônica, tecnologia da arquitetura, sistemas de representação e fabricação digital. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital", cujo objetivo é investigar a arquitetura contemporânea a partir das novas tecnologias.
 
D. Sc. ANA REGINA MIZRAHY CUPERSCHMID - Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela FEC-UNICAMP, Possui Mestrado pelo Instituto de Artes da Unicamp (2008), Especialização em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação pelo IBTA (2004), Especialização em Web Publishing pelo Langara College de Vancouver, Canadá (2003), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Tem experiência na área de TI, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de tecnologias em Arquitetura e Engenharia, Realidade Aumentada, Serious Games, Computação Gráfica.
 
D. Sc. FELIPE DE ARAUJO CONTIER - Arquiteto graduado pela Faculdade Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2009). Doutor em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2015). Possui experiência em Projetos de Arquitetura, pesquisa em História da Arquitetura e tecnologia BIM (Building Information Modeling).
 
M. Sc. LUIZ AUGUSTO CONTIER - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Titular do escritório Contier Arquitetura. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.
 
M. Sc. ROGÉRIO H. F. LIMA - Doutorando da Universidade de Lisboa – Portugal. Mestre em Arquitetura pelo PROARQ – FAU/UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre uso do BIM com a Gramática da Forma, suas aplicações em projetos arquitetônicos e em analises automatizadas de projetos.
 
M. Sc. ARI MONTEIRO - Mestre em Engenharia Civil pela USP - Projeto para produção de vedações verticais em alvenaria em uma ferramenta BIM, Bacharel em Ciência da Computação nas FACUDADES INTEGRADAS IPEP Atualmente é consultor e proprietário da Dharma Sistemas. Tem experiência na área de Ciência da Computação e projetos de engenharia, com ênfase na implantação de sistemas CAD/PDM/BIM, atuando nos seguintes temas: implantação de soluções em TI para Engenharia e Arquitetura, desenvolvimento e customização de ferramentas de suporte a projeto.
 
M. Sc. ADRIANO DE ALENCAR SALES - Mestrando em BIM (Building Information Modeling) pela UNICAMP, pesquisador e conhecedor de todas as plataformas BIM oferecidas no mercado. Integrante do grupo gMIC/UNICAMP. Pesquisa avançada em BIM. Tradutor oficial da localização da versão brasileira do software Archicad (versão 16). Consultor Registrado da Graphisoft.
 
M. Sc. SANDRA ALBINO RIBEIRO - Mestre em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente pela UFRN, Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN, e Graduação em Tecnologia em Construção Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Atua na área de Arquitetura e Urbanismo e Eng. Civil, com ênfase em Plataforma BIM, Projetos, Planejamento e Gerenciamento de Obras, trabalhando principalmente com softwares BIM e Projetos.
 
M. Sc. MARIA IZABEL DE PAULA RIBEIRO - Mestre em Engenharia de Produção – COPPETEC/UFRJ. Atualmente é Arquiteta e Urbanista da UFRJ, Professora do Centro Universitário Augusto Motta, Professora da Engenharia de Produção do Centro Universitário Augusto Motta, Prof. da Fundação Educacional Rosemar Pimentel.
 
M. Sc. ÍTALO LINHARES SALOMÃO - Mestre em Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Engenheiro Civil formado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui experiência no estudo e projeto de estruturas de concreto armado e protendido pelas normas NBR e ACI. Atualmente desenvolve pesquisa nos seguintes tópicos: Fundações de aerogeradores, laje nervurada de concreto armado e modelagem de novos sistemas estruturais em elementos finitos.
 
Esp. DAVID PAULO RODRIGUES DE OLIVEIRA – Pós-Graduação em Engenharia de Software - USP, Graduação em Engenharia Eletrônica com ênfase em Computadores - FEI e Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal de São Paulo.
 
Esp. BRUNO PONTES MOTA - MBA em gerência de projetos pela Fundação Getúlio Vargas - RJ, FGV-RJ, Graduação em Engenharia Civil pela UFC; Hoje é Aluno de Mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Gerenciamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Planejamento e Gerenciamento, atuando principalmente nos seguintes temas: line of balance e production system design. Modelagens BIM e trabalhos em LEAN – SIPPRO.
 
Esp. ANNA LOREA MATZENAUER - Especialização em Arquitetura Comercial pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas - RS, começou a trabalhar com arquitetura de interiores residenciais e comerciais e logo projetos arquitetônicos. Em 2009 conheceu o software Autodesk Revit Architecture onde se tornou especialista, realizando provas junto a Autodesk Brasil, conseguindo então as certificações necessárias para ministrar treinamentos.
 
Esp. HERON FÁBIO SANTOS - Engenheiro Civil, com atuação em planejamento de obras civis, industriais, navais e offshore (plataformas de petróleo). Tem as certificações PMP e PMI-SP pelo PMI - Project Management Institute ®, MCTS pela Microsoft e Pós-Graduação em gerenciamento de projetos. Atuou como Diretor de Educação Continuada pelo PMI-Recife.
 
Esp. RAFAEL FERNANDES TEIXEIRA DA SILVA - Possui graduação em Engenharia de Produção Civil e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui especialização em Direito Ambiental e Urbanismo. É funcionário de carreira da Fundação do Meio Ambiente - FATMA. Atualmente é Coordenador de Projetos Especiais na Secretaria de Planejamento no Estado de SC, coordenando o Grupo de Trabalho em BIM - GT-BIM. Grupo de estudo para implantação do BIM no governo do Estado de Santa Catarina.
 

 

Pré Requisitos para Admissão

A inscrição poderá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

  • Diploma de Curso Superior;
  • Histórico da Graduação;
  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Currículo Vitae;
  • 02 fotos 3x4;
  • Pagamento da taxa de inscrição a ser efetuado no ato da matrícula;
  • Assinatura de Contrato Educacional.

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva Convalidação por universidade pública autorizada.

Certificado de Especialista pela UNIP

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Entrega da Monografia;
  • Aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 ( sete);
  • Freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.
Coordenação do Curso
COORDENAÇÃO TÉCNICO: M. SC. ROGÉRIO H. F. LIMA - Doutorando da Universidade de Lisboa - Portugal. Mestre em Arquitetura pelo PROARQ - FAU/UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre uso do BIM com a Gramática da Forma, suas aplicações em projetos arquitetônicos e em analises automatizadas de projetos.
 
 
 

Falar com o Coordenador



Indique um amigo para este curso
Para consultar informações sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo.

clique aqui e garanta sua vaga para este curso.



CURTA NOSSA PÁGINA