PÓS GRADUAÇÃOESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DIAGNÓSTICA: Patologia e Perícias na Construção Civil - 460h

Justificativa do Curso

Inexiste, atualmente no mercado, essa especialização, que tão necessária se faz, para formar profissionais capazes de atuar proativamente na prevenção de anomalias e falhas das construções e preparados para realizar as intervenções técnicas adequadas.

Objetivo Geral

Capacitar profissionais da área da construção civil a diagnosticar e prevenir anomalias construtivas e falhas de manutenção em construções e habilitá-los a repará-las e recuperá-las adequadamente, quando necessário.

Público-alvo

Profissionais graduados em Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Construção Civil.

Disciplinas que Integram o Conteúdo do Curso

 
Bloco 1: Introdução à Engenharia Diagnóstica e Patologia das Construções
  1. ENGENHARIA DIAGNÓSTICA - 20h
  2. VISTORIAS, AUDITORIAS E INSPEÇÕES NA ENGENHARIA DIAGNÓSTICA - 20h
  3. PERÍCIAS E CONSULTORIAS NA ENGENHARIA DIAGNÓSTICA - 20h
  4. PROVA PERICIAL NO DIREITO IMOBILIÁRIO - 20h
  5. INTRODUÇÃO À PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES - 20h
  6. MECANISMOS DE DEGRADAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS - 20h
Bloco 2: Patologia das Estruturas
  1. PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES, CONTENÇÕES, SOLOS E OBRAS DE TERRA - 20h
  2. PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS I - 20h
  3. PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS II - 20h
  4. REPARO, RECUPERAÇÃO E REFORÇO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO - 20h
Bloco 3: Patologia das Vedações e Revestimentos
  1. PATOLOGIA DAS VEDAÇÕES - 20h
  2. PATOLOGIA DOS REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS - 20h
  3. PATOLOGIA DOS REVESTIMENTOS CERÂMICOS - 20h
  4. PATOLOGIA DOS REVESTIMENTOS EM MÁRMORES, GRANITOS E OUTRAS PEDRAS ORNAMENTAIS - 20h
  5. EFEITO DA UMIDADE SOBRE AS CONSTRUÇÕES E IMPERMEABILIZAÇÕES - 20h
Bloco 4: Patologia dos Sistemas Prediais
  1. PATOLOGIA DOS SISTEMAS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS - 20h
  2. PATOLOGIA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - 20h
Bloco 5: Patologia dos Pavimentos
  1. PATOLOGIA DOS PAVIMENTOS RÍGIDOS - 20h
  2. PATOLOGIA DOS PAVIMENTOS FLEXÍVEIS - 20h
Bloco 6: Auxiliares de Diagnóstico
  1. ENSAIOS TECNOLÓGICOS - 20h
Bloco 7: Engenharia Legal
  1. NTRODUÇÃO À ENGENHARIA LEGAL - 20h
Bloco 8: Expressão Técnica
  1. DOCUMENTAÇÃO E REDAÇÃO TÉCNICA - 20h
  2. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - 20h

 

Pd. Sc. Paulo Roberto do Lago Helene - Livre docente - usp, pós-doutor em engenharia civil - university california, berkeley, doutor em engenharia civil - usp, mestre em engenharia civil - usp, especialista em "patología de las construcciones", instituto eduardo torroja em madrid, espanha, engenheiro civil - epusp. consultor do concreto de alto desempenho hpc utilizado no edifício mais alto do brasil construído em são paulo, em 1997, com fck ≥ 50mpa ocasião na qual foi batido o recorde em altura de concreto bombeado no país.

 

D. Sc. José Fiker - Doutor em Semiótica - USP, Pós-Graduado em Perícias e Avaliações de Engenharia - UniSanta Engenheiro Civil e Advogado, Diretor Presidente da EMBRAVAL – Empresa Brasileira de Avaliações S/S ltda.

 

D. Sc. Neusa Motta - Doutora e Mestre em Estruturas e Construção Civil - PECC/UnB. Prof. colaboradora do PECC/UnB, Docente do curso de Especialização em Avaliação e Perícia de Eng. da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Eng. Geotécnica – ABMS, Membro do IBRACON.

 

D. Sc. Ana Paula Abi-Faiçal Castanheira - Doutora em Engenharia Ambiental -Universidad Politécnica de Cataluña, Mestre em Estruturas e Construção Civil - Universidade de Brasília, Especialização em Estruturas - Universidade Federal de Goiás, Graduação em Engenharia Civil - Universidade Católica de Goiás.

 

D. Sc. Maurício Luiz Grochoski Garcia - Doutor em Engenharia Civil - USP, Graduação em Engenharia Civil - USP e Universidade Técnica de Berlin na Alemanha (intercâmbio). Professor convidado da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recuperação e Reabilitação de Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, estruturas de concreto, retração, durabilidade e ensino.

 

D. Sc. Marcos Fábio Porto de Aguiar - Doutor em Geotecnia (COPPE/UFRJ), Mestre em Geotecnia e Infraestrutura (Universidade de Hannover - Alemanha), Coordenador Geral no Brasil do Grupo de Intercâmbio para Cooperação Internacional (Alemanha), Analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT (2006-2010), Professor do Instituto Federal e Universidade de Fortaleza e Consultor na Área de Infraestrutura de Transportes e Fundações.

 

D. Sc. José Carlos Gasparim - Doutor em Viabilidade de Aproveitamento de Resíduos de Tratamento de Esgotos na Construção Civil - UNICAMP, Mestre em Engenharia Civil - USP, Graduado em Engenharia Civil - UFS, Técnico em Edificações - IFSP. Perito Judicial atuante em diversas Varas Cíveis das Comarcas da Capital, Interior e Litoral de São Paulo, Ex-Coordenador de Defesa Civil, Ex-Assessor Técnico da Secretaria de Habitação do Município de São Paulo, Ex-Assessor Técnico da Diretoria de Obras da Empresa Municipal de Urbanização do Município de São Paulo, Ex-Engenheiro da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, ExEngenheiro Perito da Companhia de Metropolitano de São Paulo.

 

D. Sc. Willi Pendl Junior - Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1996); Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1990) e Curso de Especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu; em Docência no Cenário do Ensino para Compreensão. Atualmente é Professor associado na Universidade Cidade de São Paulo - (UNICID).

 

M. Sc. Renato Freua Sahade - Eng Civil, Pós-graduado em Materiais de Construção pela Poli-USP e Mestre pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo - IPT. Atua há mais de 17 anos como Consultor Patologista em Revestimentos Argamassados, Cerâmicos e Pétreos e Estruturas de Concreto. Professor na disciplina de Sistemas de Recuperação de Fissuras em Revestimentos de Fachada no Mestrado Profissionalizante do IPT. Co-autor do "Manual de Aplicação de Selantes em Juntas de Movimentação de Fachadas - Boas Práticas.

 

M. Sc. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto - Mestre em Tecnologia das Edificações - IPT, Graduado em Engenharia Civil - Escola de Engenharia de Lins/SP e em Administração de Empresas - Mackenzie/SP, Pós-Graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia - FAAP, Secretário da Comissão de normas da ABNT- CB2 para revisão das normas NBR 14037 e NBR 5674, premiado no XIV COBREAP/BA.

 

M. Sc. Richard Robert Springer - Mestre em Tecnologia da Construção de Edifícios - IPT/SP, Engenheiro Civil, Pós-Graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia - UNISANTA/SP, Graduado pela Universidade Gama Filho/ RJ, Coordenador da Comissão de Estudos Gerais de normalização da Impermeabilização do Comitê Brasileiro de Normalização – CE 22:000.1 do CB 22 da ABNT, atuação profissional a 20 anos em Auditoria e Consultoria em Edificações.

 

M. Sc. Dalter Pacheco Gondinho - Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Autor de diversos trabalhos sobre Pavimentos Rígidos, Pavimentos Intertravados e Materiais Cimentados, publicados pela ABCP, IBRACON, ABPv e Revistas Especializadas.

 

M. Sc. Alexandre Junqueira Gomide - Mestre e Especialista em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Portugal (2010), Pós Graduado em Direito Imobiliário pela Universidade SECOVI (2011), Bacharel em Direito pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (2006). Fundador do esc. Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados.

 

M. Sc. Regina Lúcia Barros Leal - Mestre em Educação - Universidade Federal do Ceará, Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.

 

M. Sc. Solange Folha Verde - Mestre em Educação – Linha de pesquisa - Políticas Públicas em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID; Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID; Graduação em Licenciatura Plena Letras – Português / Inglês pela Universidade Guarulhos – UNG.

 

Esp. Tito Lívio Ferreira Gomide - Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia – UNISANTA, Especialista em Direito Imobiliário Empresarial - Universidade Secovi e em Arquitetura Sustentável - Université de Paris /Sorbonne, Engenheiro Civil - FAAP, Bacharel em Direito - USP, Perito Criminal pela Academia de Polícia de São Paulo, atuante em renomadas cortes judiciais, escritórios de advocacia e principais empresas de construção civil do Brasil.

 

Esp. Marco Antonio Gullo - Especialista em Avaliações e Perícias, Especialista em Administração de Empresas - FAAP/SP, Engenheiro Civil, Assistente Técnico nos Fóruns das Comarcas da Capital e Grande São Paulo, Consultor técnico para Construtoras/Incorporadoras, Empresas de Administração Condominial e diversos veículos de comunicação.

 

Esp. Paulo Barreto - Engenheiro Eletricista, Membro do Instituto de Engenharia, do CB-3/ABNT, Conselheiro do CREA-SP e da ABEE-SP, Consultor e Diretor da Barreto Engenharia. Atuou como inspetor da 1ª Certificação de uma instalação elétrica no Brasil.

 

Esp. Sérgio Gnipper - Mestrando em Engenharia Civil pela FEC-UNICAMP. Engenheiro Civil (1981 - Escola de Engenharia Mauá). Sócio-diretor Gnipper e Eng. Assoc. S/C Ltda. – Curitiba – PR: projetos, laudos técnicos e consultoria em Sistemas Prediais Hidráulico-Sanitários, Combate a Incêndio, Gases GN/GLP, Saneamento Básico e Gases Medicinais.

 

Esp. Frederico Freire - Especialista em Planejamento Educacional – UNIVERSO, Graduado em Letras - UFC, Graduado em Pedagogia – UECE.

 

Pré Requisitos para Admissão
A inscrição poderá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:
  • Diploma de Curso Superior;
  • Histórico da Graduação;
  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Currículo Vitae;
  • 02 fotos 3x4;
  • Pagamento da taxa de inscrição a ser efetuado no ato da matrícula;
  • Assinatura de Contrato Educacional.

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva Convalidação por universidade pública autorizada.

Certificado de Especialista pela UNICID - Universidade Cidade de São Paulo

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Entrega da Monografia;
  • Aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 ( sete);
  • Freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.
Coordenação do Curso

Coord. Técnico - M. Sc. José Carlos Gasparim - Mestre em Engenharia de Construção Civil - Escola Politécnica/USP, Graduado em Engenharia Civil - Universidade São Francisco pelo Centro Federal de Tecnologia - SP.

Cood Pedagógico - D. Sc. Willi Pendl Junior - Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1996); Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1990) e Curso de Especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu; em Docência no Cenário do Ensino para Compreensão. Atualmente é Professor associado na Universidade Cidade de São Paulo - (UNICID).

Falar com o Coordenador



Indique um amigo para este curso
Para consultar informações sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo.

clique aqui e garanta sua vaga para este curso.



MBA É NO INBEC

INBEC | Promoção MBA é no INBEC

CURTA NOSSA PÁGINA