
O que é o “Lean Construction”, sua metodologia, seus princípios, quais os seus benefícios, quais sistemas disponíveis que a utilizam. Estudo de caso.
Quem está construindo ou reformando sabe bem que o orçamento parece ser sempre menor do que as necessidades da obra. Isso porque, além do material necessário para a construção tradicional, pensasse que é preciso, sempre, comprar um pouco mais para cobrir eventuais problemas nos materiais ou falhas pela necessidade do produto. No fim da construção, esses pequenos excessos podem somar até 30% do total empenhado.
No caso do pequeno construtor, assim como das grandes empresas a percepção da falta de planejamento, a mão de obra sem preparo e a falta de organização no armazenamento dos materiais já faz com que se procurem uma forma ou um sistema de melhorar o processo e conter o desperdício.
Com esse novo pensamento, as empresas estão buscando novas metodologias e sistemas. Estão se empenhando pouco a pouco na utilização de novas ferramentas de gestão e com isso chegando à conclusão que podem aumentar seu rendimento na obra, podem reduzir desperdícios, podem fazer com que seus trabalhadores da obra estejam aptos a utilizar materiais e equipamentos de forma mais consciente e econômica.
Vem aí um choque de gestão na obra, através da utilização das ferramentas Lean Construction.
<< VAGAS LIMITADAS >>