
A quarta revolução industrial inciou no inicio dos anos 2000 com a popularização da internet e o desevolvimento expondencial de novas tecnologias e linguagens de programação que utilizam a comunicação ou a internet como base. Assim, em 2012, o Governo Alemão cunhou o termo Industry 4.0 ou Indústria 4.0, em português, a fim de desenvolver a competitividade da Industria Alemã na nova era tecnologica. A Indústria 4.0 é baseado no Cyber Physical System (CPS), isto é, integração entre o físico e o ciber, o digital e o virtual. Este termo é associado muitas vezes a Internet of Thing (IoT) ou Internet das Coisas, em português, e a Quarta Revolução Industrial.
A digitalização e virtualização é um caminho que a sociedade está trilhando para atividades pessoais, laborais, novos negócios e toda e qualquer processo que permita criar um gêmio digital. Caminho este que seguia em passos lentos e compassados até surgir uma pademia que nos obrigou a ficar em casa e repensar todo o modelo de sociedade e vida a qual levamos, e fazer assim, descobrir novas atitudes, ferramentas, assuntos e conhecimentos. Expondo nossa criativade ao máximo para solucinar nossos problemas diários. Esse fenômeno está acelerando o processo de digitalização e virtualização do mundo, da sociedade e de nossas vida, e a grande pergunta é: como será após todo esse processo? O mundo será como antes? O mundo será melhor ou será pior? Talvez seja diferente! Apenas diferente. E ser diferente nos levará a pensar, agir e viver diferente. Logo, qual é uma das possibilidades para as empresas como um todo no mundo, e na construção civil? Será a digitalização e virtualização uma dessas possibildades?
Esse seminário tem como objetivo abordar o que é a indústria 4.0, suas componentes, características, aplicações, benefícios, barreiras e desafios para todas as áreas, sem foco em área específica (Davi Teixeira). Em seguida a aplicação no Smart Building com o Building Information Modeling (BIM ) (Rogério Lima) e o nas Smart Cities com o City Information Modeling (CIM) com foco na Big Data e Sintaxe Espacial (Antonio Paulo ).
<< VAGAS LIMITADAS >>