Avaliação de Imóveis e Perícias de Engenharia: novos mercados de atuação

A atividade de Avaliação de Imóveis tem um amplo mercado de trabalho que envolve tanto o setor privado quanto o setor público incluindo-se neste a área judicial. Em qualquer situação que envolva a necessidade de apresentar o Valor de Imóvel aí está o campo de atuação do Engenheiro/Arquiteto Avaliador. No caso das disputas judiciais, o profissional da área pode atuar em vários papéis, tanto como Perito Judicial quanto Assistente Técnico (das partes). Estamos falando dos casos de processos judicias, ou sejam, as Perícias Técnicas. Neste mercado o Juiz necessita de um auxiliar que saiba responder aqueles assuntos que este não domina, e para isso nomeia um Perito. Em uma Perícia, o questionamento pode ser, dentro outros, a determinação do Valor do Imóvel e dessa forma o profissional precisa conhecer o método de cálculo e as condições da Norma Técnica vigente para este assunto de modo a poder responder aos quesitos ( perguntas) do processo.

O processo de determinação do Valor do Imóvel é regido por uma Norma Técnica e nada tem a ver com opinião de valor, por isto deve ser realizado por profissionais habilitados no Sistema CONFEA/CREA/CAU e conhecedores da matéria.

Além do campo das Perícias e Assistências Técnicas, um dos mais conhecidos em que o Avaliador atua, é a avaliação para fins de garantia bancária em financiamentos de imóveis. Este uso do Valor de Mercado do imóvel é um dos mais conhecidos haja vista que o financiamento da casa própria acompanha todos os brasileiros ao longo de sua vida.

No mercado das empresas privadas, qualquer empresa que esteja pensado em investir pode necessitar de saber o Valor do Imóvel e com isso demandar de uma avaliação pelo método científico. Atualizações de ativos de empresas também precisam deste serviço e ainda, em processos de inventários e em alguns casos até nos momentos de regularização urbana.

O mercado é amplo e vai muito além de trabalhar com bancos. Conhecendo a matéria o profissional abre um leque de opções e passa a ofertar a seus clientes mais um serviço no campo da Engenharia e da Arquitetura.

A Pós Graduação vai além da área de Avaliações e abrange também a área de Patologia, Vícios Construtivos, Vistorias e Inspeções, ampliando sobremaneira as possibilidades de trabalho para os profissionais.


Palestrante(s)

  • Foto do palestrante: ADRIANA DE ASSIS RAGONE
    M. SC. ADRIANA DE ASSIS RAGONE Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, MBA em Gestão de Negócios - IBMEC, Graduada em Engenharia Civil - UFJF (Universidade... Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, MBA em Gestão de Negócios - IBMEC, Graduada em Engenharia Civil - UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). 20 anos de atuação em Engenharia Civil. Coordenadora e Professora em cursos de Engenharia Civil inclusive nas disciplinas de Avaliação de Imóveis e Perícias, Estatística Geral, Estatística Aplicada I e II, Gerenciamento de Projetos e Orçamento de Obras, Estudo de Viabilidade de Empreendimentos., Mecânica dos Solos e Concreto Armado. Com atuação profissional em obras de grades porte nas áreas de Hidrogeração, Saneamento e Infraestrutura, Desapropriações, Diagnóstico, Cadastro e elaboração de Planta de valores municipais,. prestando serviço para empresas privadas e públicas, atuando também na Coordenação de Projetos Executivos, Licitações e Controladoria. Com trabalhos de pesquisa nos termas de: diagnóstico e patologia das estruturas de concreto, reforço de vigas de concreto armado com chapa de aço e fibras de carbono. Veja Mais Voltar

Ilustração do evento "Avaliação de Imóveis e Perícias de Engenharia: novos mercados de atuação "
inbec-live

  • 17/09/2019 19:30
Entrada Gratuita
Encerrada