APLICABILIDADE DOS SISTEMAS SIMPLIFICADOS E AVANÇADOS EM TRATAMENTO DE ESGOTOS

Durante muitos anos, o tratamento de esgoto baseava-se somente na remoção de matéria orgânica e sólidos em suspensão. Mais recentemente, atenção maior vem sendo dada à qualidade dos efluente em relação ao reuso e á remoção de nutrientes (nitrogênio e fósforo) e organismos patogênicos. Sabe-se que unidades secundárias de tratamento de esgotos não alcançam esses objetivos, sendo necessária então a implantação de unidades avançadas para estes fins. Entretanto, no Brasil, onde o déficit sanitário ainda é bastante elevado, com índice de atendimento ao tratamento de esgoto da ordem de somente 40%, é importante se avaliar a aplicabilidade dos sistemas simplificados. Estes são capazes de resolver questões mais urgentes, com custos mais baixos e maior simplicidade operacional, porém apresentando efluente com qualidade levemente inferior aos sistemas convencionais.

Assim, nesse encontro serão apresentadas as diversas tecnologias disponíveis para tratamento de esgotos, os possíveis arranjos entre elas e ainda a necessidade e a aplicabilidade das tecnologias mais avançadas ou dos sistemas simplificados. As soluções para cada região devem ser diferentes em função das características locais.

Palestrante(s)

  • ANA SILVIA PEREIRA SANTOS
    D. SC. ANA SILVIA PEREIRA SANTOS Doutora em Engenharia Civil e Ambiental - COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Engenheira Civil - Universidade Federal de Minas Gerais. Atu... Doutora em Engenharia Civil e Ambiental - COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Engenheira Civil - Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuárias, gestão de resíduos sólidos e controle de poluição das águas. Ainda leciona disciplinas de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. Veja Mais Voltar

APLICABILIDADE DOS SISTEMAS SIMPLIFICADOS E AVANÇADOS  EM TRATAMENTO DE ESGOTOS
  • 26/05/2018 09:30
  • Plenário do Crea Av. Alvares Cabral, 1600 - 6º andar, Belo Horizonte - MG

Entrada: Gratuita

Inscrever-me
INBEC - Pós-Graduação com Futuro

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.