Coordenação do Curso
  • ROBERTO CHUST CARVALHO

    D. SC. ROBERTO CHUST CARVALHO

    Doutor e Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Engen... Doutor e Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Engenharia Civil – UFRJ. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Civil com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: Concreto Armado e Protendido, Estruturas Pré-Moldadas, Projeto e Análise de Estruturas, Pontes Lajes Alveolares Protendidas. Autor de dois livros Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado volumes 1 e 2. Veja Mais Voltar

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESTRUTURAS DE CONCRETO E FUNDAÇÕES - 400h

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESTRUTURAS DE CONCRETO E FUNDAÇÕES — 400h

Objetivos do curso para elaborar um projeto de cálculo estrutural

Coordenada pelo Prof. Roberto Chust Carvalho a Pós-Graduação lato sensu - Especialização em Estruturas de Concreto e Fundações tem como principal objetivo formar Projetistas na área de Concreto Armado e Protendido, que possam se inserir no mercado contemporâneo.

Com carga horária de 400h a Pós-Graduação lato sensu - Especialização em Estruturas de Concreto e Fundações já realizou mais de 90 turmas em todas as regiões do Brasil, formando assim mais de 3.000 engenheiros que hoje estão aptos para atuar como Projetistas de Cálculo Estrutural.

Devidamente conectado ao mercado atual, nosso Curso de Estruturas de Concreto Armado foi concebido para atender as demandas das novas tecnologias. Entendemos que o uso de softwares como TQS, EBERICK, CYPECAD, é fundamental para concepção de um bom Projeto de Cálculo Estrutural e por essa razão nossa especialização contempla 40h dedicadas a utilização do software TQS.

Além das disciplinas de recursos computacionais, nosso Curso de Estruturas e Fundações apresenta 80h de Concreto Armado, 60h de Concreto Protendido, 40h de Estruturas de Fundações e Contenções, 40h de Pontes de Concreto, 60h de Pré-Fabricadas de Concreto, uma disciplina de Patologia do Concreto e duas disciplinas que chamamos de tópicos especiais onde vamos tratar de assuntos como Estruturas de Concreto em Situação de Incêndio (escadas) e Marquises e Torção, Reforço de Estruturas de Concreto.

Justificativa

O forte desenvolvimento que o país atravessa e que irá se consolidar em virtude da estabilização financeira, requer cada vez mais um número maior de profissionais na área de Projeto de Estruturas de Concreto. Por outro lado, a sociedade cobra também dos profissionais da área, que os projetos sejam de boa qualidade, exequíveis e de baixo custo.

Tudo isto só é possível se o profissional além de ter conhecimento profundo na área, esteja atualizado com os programas computacionais existentes, das novas tecnologias desenvolvidas e das normas técnicas brasileiras, que são revisadas a cada 5 anos, ou vão sendo criadas na medida que o avanço tecnológico vai ocorrendo.

Os cursos de graduação, seja pela grande amplitude da carreira de Engenharia Civil, ou por relegarem a um segundo plano a questão da informática, não conseguem contemplar em suas grades curriculares os conhecimentos necessários para formar um Engenheiro Calculista de Estruturas de Concreto. Os projetistas, ou Gestores de Projetos em Estrutura de Concreto precisam, além de utilizar programas complexos de computadores, conhecer mais a fundo o comportamento das estruturas de concreto (armado e protendido), assim como conhecer o desempenho de diversos sistemas estruturais, para poder atuar com sucesso no mercado atual.

A Especialização tem o enfoque de fornecer subsídios aos profissionais de forma que possam: analisar, calcular, detalhar e finalmente Projetar Estruturas de Concreto. No caso de gestores de projeto, subsidiar os mesmos dos conhecimentos necessários para vislumbrar e avaliar todas as etapas do processo da montagem, o desenvolvimento de um Projeto Estrutural de Concreto e quais são as variáveis mais importantes em cada situação. A Especialização varre praticamente todo o campo do projeto estrutural em construção civil. São abordadas fundações e estruturas de edificações residenciais, escolares, comerciais e industriais.

Público alvo

Engenheiros, Geólogos, Geógrafos, Gerentes, Executivos e demais profissionais graduados que atuam na área de Estruturas de Concreto.

Pré-Requisitos

A inscrição deverá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

  • Diploma de Curso Superior
  • Histórico da Graduação
  • Carteira de Identidade e CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Curriculum Vitae
  • 02 fotos 3x4
  • Pagamento da Taxa de Inscrição
  • Assinatura de Contrato Educacional

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.

INBEC - Pós-Graduação com Futuro

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.

INBEC FORTALEZA - MATRIZ
Rua Joaquim Nabuco - 2906 - Dionísio Torres - Fortaleza - CE
CEP: 60125-121
Contato: (85) 3215-6400 | (85) 9 8956-8856
E-mail: fortaleza@inbec.com.br
>> Nossas Unidades