Coordenação do Curso
  • RODRIGO AMADO GARCIA SILVA

    M. SC. RODRIGO AMADO GARCIA SILVA

    Mestre em Engenharia Oceânica, área de concentração em Engenharia Costeira pela Universidade Federal... Mestre em Engenharia Oceânica, área de concentração em Engenharia Costeira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Engenheiro Ambiental formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor do curso de Engenharia Ambiental (EAD) da Universidade Salgado de Oliveira, na área de saneamento ambiental. Atua em projetos de cooperação técnica, pesquisa e desenvolvimento relacionados a hidrodinâmica ambiental na Área de Engenharia Costeira e Oceanográfica (AECO) da COPPE/UFRJ. Possui experiência em modelagem computacional aplicada à circulação hidrodinâmica, propagação de ondas e processos sedimentológicos em corpos d'água costeiros, fluviais e estuarinos. Veja Mais Voltar

CURSO DE MODELAGEM HIDRÁULICA AMBIENTAL : TREINAMENTO COM O SOFTWARE SISBAHIA® - 40h

CURSO DE MODELAGEM HIDRÁULICA AMBIENTAL — 40h

Objetivos

Treinar profissionais para a utilização do módulo hidrodinâmico do software SisBaHiA®, possibilitando assim sua atuação em projetos que demandem modelagem bi e tridimensional da circulação hidrodinâmica de corpos de água costeiros, fluviais e estuarinos, tais como rios, canais, reservatórios, lagos, lagoas, praias, baías e estuários em geral.

Justificativa

A modelagem hidráulica é uma poderosa ferramenta de engenharia, utilizada com frequência em estudos de impacto ambiental e na definição de parâmetros de projeto em empreendimentos realizados em corpos de água naturais. Esta ferramenta pode ser usada tanto em análises de diagnóstico, como forma de auxílio ao processo de monitoramento ambiental, quanto em análises de prognóstico, nas quais se pode avaliar diferentes cenários de um mesmo empreendimento, dando embasamento para a tomada de decisão. O conhecimento da hidrodinâmica de um corpo de água é fundamental para estudos de qualidade de água e processos sedimentológicos, por exemplo. Nesse contexto, este curso apresenta o SisBaHiA® - Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental, um sistema profissional de modelos ambientais desenvolvido e disponibilizado pela COPPE/UFRJ. O software é totalmente gratuito e o acesso é livre. Maiores informações sobre o SisBaHiA® podem ser obtidas em http://www.sisbahia.coppe.ufrj.br/. Exemplos de aplicações práticas do programa podem ser vistos no menu “Exemplos de Resultados”. 

Público alvo

Profissionais de instituições públicas ou privadas atuantes na área de recursos hídricos, tais como: Consultores Ambientais, Engenheiros Civis, Ambientais e Sanitaristas, Oceanógrafos, Biólogos, estudantes de graduação, pós-graduação e tecnólogos, além de outros profissionais interessados em adquirir conhecimentos em modelagem de ambientes aquáticos.

Pré-Requisitos

Por se tratar de um curso multidisciplinar o mesmo pode ser cursado por profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento.

Certificação

Será emitido certificado de participação no curso para os participantes que tiverem pelo menos 75% de presença.

Conteúdo Programático

  • MÓDULO 01 - MHA - 20h

    Visão geral: modelagem hidráulica como ferramenta de engenharia ambiental;

    Noções básicas de hidráulica marítima, estuarina e fluvial;

    Apresentação geral do SisBaHiA®;

    Noções básicas de georreferenciamento;

    Definição do domínio de modelagem;

    Modelagem digital do terreno;

    Estudo de caso aplicado: digitalização de contornos e de dados batimétricos;

    Discretização da região a ser modelada;

    Estudo de caso aplicado: confecção da malha de elementos finitos;

    Apresentação do modelo digital do terreno desenvolvido pelos estudantes em sala de aula.

    Introdução ao modelo hidrodinâmico.

  • MÓDULO 02 - MHA - 20h

    Modelagem hidrodinâmica 3D e 2DH;

    Parâmetros de modelagem hidrodinâmica;

    Definição dos parâmetros de contorno;

    Variáveis meteorológicas;

    Condições iniciais e de contorno;

    Estudo de caso aplicado: configuração e execução de um modelo hidrodinâmico.

    Pós-processamento: saída de resultados;

    Apresentação dos resultados do estudo de caso desenvolvido pelos estudantes em sala.

Professores e Conferencistas Convidados com Comprovada Experiência na Área

RODRIGO AMADO GARCIA SILVA
M. SC. RODRIGO AMADO GARCIA SILVA Mestre em Engenharia Oceânica, área de concentração em Engenharia Costeira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Engenheiro Ambiental formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Profess... Mestre em Engenharia Oceânica, área de concentração em Engenharia Costeira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Engenheiro Ambiental formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor do curso de Engenharia Ambiental (EAD) da Universidade Salgado de Oliveira, na área de saneamento ambiental. Atua em projetos de cooperação técnica, pesquisa e desenvolvimento relacionados a hidrodinâmica ambiental na Área de Engenharia Costeira e Oceanográfica (AECO) da COPPE/UFRJ. Possui experiência em modelagem computacional aplicada à circulação hidrodinâmica, propagação de ondas e processos sedimentológicos em corpos d'água costeiros, fluviais e estuarinos. Veja Mais Voltar

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.

Matriz
Rua Joaquim Nabuco - 2906 - Dionísio Torres - Fortaleza - CE
CEP: 60125-121
Contato: (85) 3215-6400 | (85) 9 8956-8856
E-mail: fortaleza@inbec.com.br
>> Nossas Unidades