Você se sente preparado para elaborar projetos de instalações prediais hidráulicas e sanitárias?



Você se sente preparado para elaborar projetos de instalações prediais hidráulicas e sanitárias?

As instalações prediais hidráulico-sanitárias têm como finalidade fazer a distribuição de água, em quantidade suficiente e sob pressão adequada a todos as peças de utilização e aparelhos sanitários da edificação, promover a coleta e o afastamento adequados das águas pluviais e das águas servidas, impedir o retorno de águas poluídas nas canalizações de alimentação dos aparelhos bem como a entrada de gases de esgotos, roedores ou insetos nos edifícios, criando, desta forma, condições favoráveis ao conforto e segurança dos usuários. 


O projeto hidráulico é indispensável ao bem construir, pois evita inúmeros erros na montagem das instalações. Quando o assunto é Hidráulica, além de um bom projeto, é necessário o emprego de materiais de qualidade comprovada, pois os reparos no sistema de canalizações sempre apresentam custos elevados.

  

Para se ter uma ideia da negligência com relação ao projeto e execução das instalações hidráulico-sanitárias, de acordo com várias pesquisas, estima-se que o maior percentual das patologias dos edifícios (vícios, falhas e defeitos construtivos) corresponde a problemas relacionados com as instalações hidráulicas prediais, sendo que aproximadamente 40% dessas falhas têm origem no projeto hidráulico-sanitário.

  

Pelo fato das instalações de edifícios ficarem embutidas (ocultas), pouca importância é dada ao seu projeto, sendo muito comum a execução de obras ricas em improvisações e gambiarras na busca por máxima economia, utilizando-se de materiais de qualidade inferior que, somando à baixa qualificação da mão de obra, acaba por comprometer a qualidade final da obra.


As principais reclamações são decorrentes de: vazamentos, infiltrações, entupimentos, mau cheiro, retorno de espuma e outros problemas que se repetem com certa frequência nas edificações habitacionais, escolares, comerciais e outras, causando insatisfações aos usuários, danos colaterais a outros elementos e componentes da construção, além de prejuízos à saúde e ao bolso dos seus proprietários, sejam eles públicos ou privados.


Em trinta anos de atuação como projetista de instalações hidráulico-sanitárias, pude constatar vários problemas relacionados à elaboração, à leitura e à compreensão do projeto hidráulico por parte dos projetistas e de outros profissionais que atuam na Construção Civil.


Embora no mercado existam bons livros sobre o tema, pude observar a carência e a importância de uma bibliografia que atendesse de forma mais didática, prática e simplificada às necessidades de aprendizado dos principais conceitos necessários para a elaboração de projetos de instalações prediais hidráulico-sanitárias (instalações de água fria e quente, esgoto e águas pluviais). 


Para suprir essa carência bibliográfica elaboramos um livro, “Instalações Prediais  Hidráulico-Sanitárias - Princípios básicos para elaboração de projetos”, usando a bibliografia tradicional e a experiência conquistada como projetista de instalações hidráulicas e sanitárias e como professor da disciplina de Instalações Prediais em cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. 


Por isso, o curso “Projeto e Dimensionamento das Instalações Prediais Hidráulicas e Sanitárias”, foi desenvolvido com o intuito de abordar os principais conceitos e princípios básicos para elaboração de projetos de instalações prediais hidráulico-sanitárias (instalações de água fria e quente, esgoto e águas pluviais) com ênfase no dimensionamento, além de evidenciar as normas brasileiras que regem cada assunto tratado.


 


A quem se destina?

 

Engenheiros, arquitetos, projetistas de instalações prediais hidráulico-sanitárias, alunos dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e todos os profissionais que trabalham na Construção Civil.

  

Qual o objetivo do curso?

 

- Apresentar os princípios e conceitos básicos necessários para a elaboração de projetos das instalações prediais hidráulicas e sanitárias (instalações de água fria e quente, esgoto e águas pluviais);

 

- Mostrar a importância da compatibilização do projeto hidráulico-sanitário com os projetos arquitetônicos e estruturais, de forma harmônica, racional e tecnicamente correta;

 

- Apresentar uma visão conceitual mais prática, didática e simplificada do dimensionamento dos subsistemas das instalações prediais hidráulico-sanitárias em PVC (água fria e quente, esgoto e águas pluviais).

  

Qual é o conteúdo programático?

  

*Instalações de água fria

 

- Considerações gerais

- Partes constituintes de um sistema predial de água fria

 - Entrada e fornecimento de água fria

 - Medição de água individualizada

 - Sistemas de abastecimento 

 - Reservatórios

 - Rede de distribuição

 - Desenhos das instalações

 - Materiais utilizados

 - Dimensionamento do sistema

 - Parâmetros hidráulicos do escoamento

 - Método do consumo máximo provável

 - Método do consumo máximo possível

 - Pressões mínimas e máximas

 - Dispositivos controladores de pressão nas instalações prediais

 - Perdas de carga nas canalizações

 - Sistema elevatório

  

*Instalações de água quente

 

- Estimativa de consumo

- Sistemas de aquecimento

- Tipos de aquecedores

- Dimensionamento de aquecedores

- Sistema de aquecimento solar

- Traçado da rede de distribuição de água quente

- Desenhos das instalações

- Materiais utilizados

- Dimensionamento das tubulações

- Parâmetros hidráulicos do escoamento

  

*Instalações de esgoto

 

- Partes constituintes do sistema

- Instalações em pavimentos térreos

- Instalações em pavimentos sobrepostos

- Traçado das tubulações

- Desenhos das instalações

 - Interfaces das prumadas com os elementos estruturais

 - Sistemas de shafts visitáveis

- Dimensionamento das tubulações

- Ramais de descarga

- Ramais de esgoto

- Ramais com efluentes de gordura

- Tubos de queda e de gordura

- Sistema de ventilação

- Subcoletores de esgoto

- Caixas de inspeção e gordura

- Coletor predial

- Materiais utilizados

  

*Instalações de águas pluviais

 

- Partes constituintes do sistema

- Vazão de projeto

- Intensidade pluviométrica e período de retorno

- Áreas de contribuição de vazão

- Dimensionamento de calhas

- Dimensionamento de condutores verticais

- Dimensionamento de condutores horizontais

- Materiais Utilizados

- Níveis do terreno e condutores horizontais

  

Professor Palestrante:  Prof. Eng. Roberto de Carvalho Junior


- Engenheiro Civil, licenciado em Matemática, com habilitação em Física e Desenho Geométrico. Pós-graduado em Didática do Ensino Superior. Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Hidráulica e Saneamento.

 

- Projetista de Instalações Prediais desde 1982, já elaborou inúmeros projetos de edificações de médio e de grande porte, executados em várias cidades do Brasil.

 

- Desde 1994, atua na área acadêmica, em faculdades de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, como professor universitário das disciplinas de instalações prediais. 

 

- É palestrante e autor dos livros “Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura”; “Instalações Elétricas e o Projeto de Arquitetura”; “Patologias em Sistemas Hidráulico-Sanitários”, “Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias – Princípios básicos para elaboração de projetos” e Interfaces Prediais. Todos os livros editados pela Blucher.

 

- É autor de diversos artigos e publicações em vários jornais e revistas do país voltadas a construção civil, falando especificamente sobre assuntos relacionados à sua área de atuação.

 

- Atualmente, trabalha na área acadêmica e como consultor independente.  


Livros do palestrante:


Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Pós-Graduado em Didática do Ensino Superior, Graduação em Engenharia Civil, Graduação em Matemática com habilitação em Física e Desenho Geométrico