Unesco nomeia novos Patrimônios Mundiais da Humanidade. Confira!



Unesco nomeia novos Patrimônios Mundiais da Humanidade. Confira!
Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, que foi reconhecido como Patrimônio Humanidade pela Unesco (Foto: Livia Comandini/Getty Images - CNN/Reprodução)

Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play ou fazer download para ouvir off-line!



Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, está entre os 33 novos locais, assim como mais 3 destinos na América do Sul. Veja a lista!



A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) atualizou seus Patrimônios Mundiais da Humanidade e adicionou à lista lugares da América, África, Ásia e Europa. Ao todo, 33 novos locais foram inscritos, que compreendem as candidaturas de 2020 e 2021, já que o evento do ano passado foi alterado em decorrência da pandemia de Covid-19.


Vista aérea do Templo Fortificado no complexo Chankillo, no Peru (Foto: Municipalidad Provincial de Casma - CNN/Reprodução)


De 24 a 28 de julho, as candidaturas foram analisadas pela 44ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Fuzhou, na China. O Brasil está entre os destaques, com o Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, que foi reconhecido como Patrimônio Mundial. A área tombada foi admitida na categoria “Paisagem Cultural”, tendo mais de 40 mil metros quadrados e reunindo mais de 3,5 mil espécies de plantas tropicais e subtropicais. Mundial.


Com isso, o Brasil tem agora 23 sítios do Patrimônio Mundial, entre eles o Centro Histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, de Olinda, no Recife, além de Paraty e Ilha Grande, no Rio de Janeiro.


O Sítio Burle Marx é o primeiro jardim tropical moderno a ser inscrito na lista do Patrimônio Mundial. Em comunicado oficial da Unesco do Brasil, a diretora e representante da entidade no país, Marlova Noleto, afirmou que a inserção do Sítio na lista “significa reconhecer a dimensão internacional do criador do conceito de ‘jardim tropical moderno'”, assim como o papel de difundir e preservar a obra do paisagista.


Entre as novas inscrições, além do Brasil, outros três locais na América do Sul foram alçados à alcunha de Patrimônio da Humanidade. O complexo Chankillo, no Peru, é um sítio pré-histórico no meio do deserto que funcionava como um observatório astronômico, usando o sol para definir datas ao longo dos anos. 


A Igreja de Atlántida, a 45 km de Montevidéu, no Uruguai, também recebeu o reconhecimento, obra inspirada na arquitetura religiosa paleocristã e medieval italiana inaugurada em 1960, que representa uma nova utilização de tijolos expostos e reforçados.


Por último, a mumificação artificial de corpos da cultura Chinchorro, nas regiões de Arica e Parinacota, no Chile, foram admitidas como patrimônios culturais. Na Europa, o conjunto Paseo del Prado e o Parque do Retiro, no coração verde de Madrid, na Espanha, foram incluídos na lista, assim como a cidade de Nice, no sul da França, foi classificada como “estância balneária de inverno”, dada sua rica arquitetura e história cosmopolita.


Baie des Anges, em Nice, cidade francesa reconhecida como Patrimônio da Humanidade (Foto: Jean-Pierre Dalbéra/Flickr - CNN/Reprodução)



Vale destacar que Liverpool, no Reino Unido, foi retirada da lista de patrimônio mundial da humanidade em 21 de julho. A cidade havia ganhado o status em 2004, mas projetos nas docas locais levaram o comitê da Unesco a avaliar que as novas construções são prejudiciais à autenticidade e integridade da cidade. “Qualquer exclusão da Lista do Patrimônio Mundial é uma perda para a comunidade internacional [..]”, diz o comunicado oficial.


Atualmente, de acordo com o site da Unesco, 1.148 propriedades estão listadas como Patrimônios Mundiais da Humanidade, em que são divididas em categorias culturais, naturais e mistas. Confira aqui a lista completa dos novos locais que receberam a alcunha de Patrimônios Mundiais da Humanidade.



Os critérios de seleção


Para serem incluídos na Lista do Patrimônio Mundial, os sítios devem ter um valor universal excepcional e atender a pelo menos um entre dez critérios de seleção.


Esses critérios são explicados nas Diretrizes Operacionais para a Implementação da Convenção do Patrimônio Mundial que, além do texto da Convenção, é a principal ferramenta de trabalho sobre o Patrimônio Mundial. Os critérios são revisados ​​regularmente pelo Comitê da Unesco para refletir a evolução do próprio conceito de Patrimônio Mundial.


Até o final de 2004, os sítios do Patrimônio Mundial eram selecionados com base em seis critérios culturais e quatro naturais. Com a adoção das Diretrizes Operacionais revisadas para a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial, existe apenas um conjunto de dez critérios.


  1. Representar uma obra-prima do gênio criativo humano;

  2. Exibir um intercâmbio importante de valores humanos, ao longo de um período de tempo ou dentro de uma área cultural do mundo, em desenvolvimentos em arquitetura ou tecnologia, artes monumentais, planejamento urbano ou paisagismo;

  3. Dar um testemunho único, ou pelo menos excepcional, de uma tradição cultural ou de uma civilização viva ou desaparecida;

  4. Ser um exemplo notável de um tipo de edifício, conjunto arquitetônico ou tecnológico ou paisagem que ilustra (a) estágio (s) significativo (s) na história da humanidade;

  5. Ser um exemplo notável de assentamento humano tradicional, uso da terra ou do mar que é representativo de uma cultura (ou culturas), ou interação humana com o meio ambiente, especialmente quando se tornou vulnerável ao impacto de mudanças irreversíveis;

  6. Estar direta ou tangivelmente associado a eventos ou tradições vivas, a ideias ou crenças, a obras artísticas e literárias de notável significado universal. (O Comitê considera que este critério deve ser utilizado preferencialmente em conjunto com outros critérios);

  7. Conter fenômenos naturais superlativos ou áreas de excepcional beleza natural e importância estética;

  8. Exemplos notáveis ​​que representam os principais estágios da história da Terra, incluindo o registro da vida, processos geológicos significativos em andamento no desenvolvimento de formas de relevo ou características geomórficas ou fisiográficas significativas;

  9. Exemplos notáveis ​​que representam processos ecológicos e biológicos significativos em curso na evolução e desenvolvimento de ecossistemas terrestres, de água doce, costeiros e marinhos e comunidades de plantas e animais;

  10.  Conter os habitats naturais mais importantes e significativos para a conservação in situ da diversidade biológica, incluindo aqueles que contêm espécies ameaçadas de valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação.


A proteção, gerenciamento, autenticidade e integridade das propriedades também são considerações importantes. Desde 1992, as interações significativas entre as pessoas e o ambiente natural foram reconhecidas como paisagens culturais .


Fontes:

- CNN

- Unesco



Pós-Graduação