Turbina eólica contra-rotativa promete dobrar produção energética



Turbina eólica contra-rotativa promete dobrar produção energética
Nova turbina foi desenvolvida por empresa na Noruega. | Imagem: World Wide Wind - Ciclo Vivo/Reprodução.





Projetado para alto-mar, modelo possui eixo vertical e é inclinável



Um novo tipo de turbina eólica de eixo vertical promete intensificar a produção energética. Desenvolvida pela empresa norueguesa World Wide Wind, sua capacidade é de 40 megawatts – quase o triplo da maior turbina eólica do mundo atualmente disponível.


Nos modelos tradicionais, as turbinas eólicas possuem eixo horizontal (HAWT), porém não faltam experiências no setor com turbinas eólicas de eixo vertical (VAWT). Entre as vantagens da VAWT estão o fato de emitirem menos ruídos, serem eficientes em regiões de ventos turbulentos e esteticamente mais agradáveis – sobretudo para instalação em áreas urbanas.


Mesmo com todos esses benefícios, as turbinas de eixo horizontal dominam o mercado por terem eficiência maior, ao menos até agora. O modelo produzido pela World Wide Wind consiste em dois conjuntos de pás de rotor em um único mastro que são contra-rotativas, ou seja, giram em direções opostas.



Modelo pode ser agrupado para aumentar o potencial energético. | Imagem: World Wide Wind - Ciclo Vivo/Reprodução.




Diferente de uma turbina HAWT, esta inclina-se captando energia de todos os ângulos, aumentando seu potencial energético. Segundo a companhia norueguesa, o modelo é capaz de gerar 40 megawatts, superando os 16 megawatts da maior turbina eólica do mundo, da empresa chinesa MingYang Smart Energy.


Seu design único permite que as turbinas sejam agrupadas com maior proximidade e, desta forma, garante maior produção de energia por área.


Para além da eficiência, a empresa também intitula-se “ambientalmente amigável”, afirmando que as turbinas de eixo vertical têm menos impacto na vida selvagem uma vez que a turbina rotativa é percebida como um obstáculo natural. A baixa velocidade da lâmina do rotor evita colisões com pássaros, garante a companhia.


Modelo é inclinável. | Imagem: World Wide Wind - Ciclo Vivo/Reprodução.



A nova turbina, intitulada turbina vertical contra-rotativa (CRVT), é pensada para gerar energia flutuante em alto mar. Outros modelos com a mesma tecnologia incluem opções de pequeno e grande porte para serem instaladas em terra (onshore).


Componentes da turbina inovadora. | Imagem: World Wide Wind - Ciclo Vivo/Reprodução.




Até agora, foram realizadas somente simulações da nova turbina eólica de eixo vertical, um protótipo em escala real não foi criado.



Fonte:

- Ciclo Vivo.






Editora de Conteúdo.

Pós-Graduação