Saiba Como Evitar Manifestações Patológicas Em Sua Obra



Saiba Como Evitar Manifestações Patológicas Em Sua Obra

O setor de construção civil é considerado como um termômetro da economia no Brasil, sendo responsável por cerca de 6,2% do PIB e 34% do total da indústria no país. Mas, frequentemente, essa conquista é ameaçada por um problema sério de obras: as manifestações patológicas. 

Se você se formou agora em engenharia civil e ainda não domina essas intempéries, é preciso conhecê-las, pois elas podem prejudicar muito a saúde de um projeto, afetando a sua qualidade. 

Fatores como qualidade dos materiais, eficiência de equipe, calor ou frio extremo, pancadas de chuva, entre outros, são alguns estímulos que despertam esses problemas na construção. 

Quer saber como evitar desgastes estruturais nas suas obras? Continue lendo o artigo que a INBEC preparou!

O que são manifestações patológicas em obras?

O primeiro passo antes de entender como evitar esses problemas nos seus projetos de construção civil é saber exatamente o que são as manifestações patológicas. 

Podemos entender esses fenômenos como degradações identificadas em uma edificação, que podem ser geradas durante o período de execução da obra, na própria elaboração do plano de execução ou até mesmo ao longo do tempo com a utilização do local. 

Alguns exemplos dessas patologias são: 

• manchas; 

• formação de bolor ou mofo; 

• aparecimento de fissuras e trincas; 

• deterioração das estruturas de concreto; 

• entre outras. 

É muito importante que o engenheiro saiba evitar o aparecimento desses problemas na obra, pois isso pode causar diversas consequências e prejuízos, como reformas, interdição e até demolição.

Como evitar manifestações patológicas na construção civil?

Agora que você já sabe o que são esses agentes patológicos que afetam as obras, chegou a hora de entender como prevenir o aparecimento desses problemas nos seus projetos. 

Confira:

Preze pelo planejamento da obra

Muitas manifestações patológicas são decorrentes de erros de planejamento no projeto de construção civil. É importante se atentar a cada detalhe desta fase inicial se certificando de que o empreendimento foi bem estruturado no papel.

Atenção à execução

A execução também está relacionada ao planejamento da obra. A falta de uma boa estruturação, por exemplo, pode gerar sobrecargas e, por consequência, o surgimento de fissuras, trincas e até mesmo rachaduras, ameaçando toda a construção. 

Mas, ainda que o seu plano esteja bem feito, é importante ter atenção a essa etapa. Alguns erros de execução causadores desses problemas se devem ao uso de mão de obra não qualificada.

Evite materiais de baixa qualidade

Materiais de baixa qualidade também podem prejudicar a sua obra, causando rachaduras e corrosões nas estruturas. Além da atenção à qualidade, é preciso saber fazer boas escolhas dos produtos. Alguns tipos de concreto, por exemplo, são mais adequados a determinados projetos de construção que outros. 

Para ter a segurança de que o seu trabalho está livre de apresentar problemas estruturais e de desgaste, é importante apostar em um aprofundamento no tema. 

Aqui na INBEC, referência em cursos de engenharia e arquitetura, há muitas opções de pós-graduação para elevar o seu currículo e conhecimento de obras. Conheça a nossa especialização em engenharia diagnóstica com foco na identificação de patologias e prevenção de anomalias construtivas.