Qual É A Importância Da Engenharia Diagnóstica No Mercado De Trabalho?



Importância Da Engenharia Diagnóstica No Mercado De Trabalho

A Engenharia Diagnóstica é fundamental para atestar a qualidade e segurança de uma construção, seja ela um shopping, um hospital, uma escola, ou até mesmo apartamentos e condomínios. É esse segmento que define as intervenções técnicas necessárias para garantir o desempenho e a durabilidade das obras.

Ser um profissional dessa área é, portanto, uma função muito importante. Continue lendo o artigo para saber mais!


O que é Engenharia Diagnóstica?  

A Engenharia Diagnóstica é a área que analisa de forma bastante criteriosa e minuciosa as estruturas de edifícios e de qualquer tipo de construção. O principal objetivo dos profissionais desse segmento — entre eles engenheiros, arquitetos, tecnólogos e técnicos de ambas as áreas — é garantir que a edificação seja segura.
  • vistoria: verificação para detectar eventuais anomalias na instalação e registrar o que se vê, coletar informações e colocá-las em um relatório;

  • inspeção: análise técnica e avaliação das condições atuais de uso e de manutenção de uma estrutura. Além de identificar e descrever o problema, oferece recomendações para resolver as irregularidades;

  • auditoria: análise das questões organizacionais e dos procedimentos;

  • perícia: avaliação dos processos judiciais (acidentes ou avaliação de bens);

  • consultoria: prognóstico e prescrição técnica.


Áreas da engenharia diagnóstica em que os profissionais podem trabalhar

Veja abaixo alguns exemplos de como os profissionais desse setor podem atuar. 

Inspeção nas construções da vizinhança

Muitas construtoras optam como uma forma de prevenção realizar inspeções nas construções vizinhas à obra que pretendem desenvolver. O objetivo é registrar as características e condições físicas dos imóveis aos arredores para garantir os direitos das empresas de construção civil e evitar que sofram possíveis processos dos moradores.


Inspeção após a conclusão da obra

Quando uma obra é concluída, é imprescindível que haja uma inspeção final para atestar as condições físicas de toda a edificação. Essa etapa visa elaborar um laudo que integra o conjunto de documentos de conclusão da obra fornecidos ao proprietário.


Perícia e assistência técnica

Quando ocorre algum evento que necessita de perícia no local da construção, como um desabamento, o profissional coloca os seus conhecimentos técnicos e a experiência a favor da elaboração de um laudo. Este é realizado com muita objetividade e fundamentação para fazer suas conclusões.


Auditoria de manutenção

Esse é o procedimento que atesta a apuração de eventuais “não conformidades” legais ou normativas de uma construção. É feito uma minuciosa auditoria das condições de uso e manutenção de todas as áreas do edifício, que pode, inclusive, ser realizada após o período de garantia.


Acesse o site da INBEC para conhecer a especialização em engenharia diagnóstica: patologia, desempenho e perícias na construção civil! Com ela, você estará muito mais apto a exercer as atividades dessa profissão.