Qual A Importância Do Arquiteto E Engenheiro Na Segurança Contra Incêndios?



Qual A Importância Do Arquiteto E Engenheiro Na Segurança Contra Incêndios?

Garantir a proteção dos frequentadores de uma construção, independente do seu tamanho ou função, é uma preocupação constante para arquitetos e engenheiros. E, quando o assunto é segurança contra incêndios, o papel deles é ainda mais significativo. 

Veja como a atuação desses profissionais pode ajudar a garantir um projeto seguro para todos os usuários!

Segurança Contra Incêndios — Qual o papel do arquiteto e do engenheiro?

Parece óbvio, mas é sempre bom reforçar. Para que um ambiente seja seguro é preciso que ele conte com uma planta de construção desenvolvida por um arquiteto ou engenheiro. 

Especialmente porque o projeto deve ser elaborado em conjunto com o Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI), como forma de maximizar o resguardo da estrutura da obra e dos seus frequentadores. 

Quando falamos em segurança contra incêndios, a importância dos responsáveis pela projeto também se faz presente em outros detalhes como: 

• na escolha dos revestimentos e materiais (piso, forro, etc) que podem evitar a propagação do fogo; 

• na criação de rotas de fuga, que colaboram para salvar vidas em caso de acidentes; e em outras etapas da construção, como instalações elétricas, que se feitas de forma precária podem desencadear chamas e fogo. 

Além disso, o arquiteto e o engenheiro devem se atentar para o cumprimento das regulamentações relacionadas à construção, como a Norma Regulamentadora (NR) 23, que fala sobre a prevenção de incêndios. 

Assim, a importância desses profissionais está em, justamente, desenvolver um projeto construtivo que leve em consideração todos os aspectos necessários, sejam eles estruturais ou normativos.

Como garantir mais segurança contra incêndios?

Com um bom PPCI em mãos e um planejamento que segue as normas necessárias e aplicáveis à uma construção segura, os profissionais responsáveis podem voltar seu olhar para outras tendências que buscam oferecer mais segurança. 

Para tanto, é preciso estar atento às tecnologias construtivas que podem ser usadas para maximizar a proteção da estrutura e das pessoas. Por exemplo, é possível encontrar no mercado produtos como verniz, tinta, massa, selante e revestimentos que, ao serem aplicados sobre o piso, tecido ou madeiras, colaboram para que o fogo não se propague. Existem também tintas e selantes que evitam o alastramento de chamas. 

Tendo conhecimento sobre a importância do engenheiro e do arquiteto para a segurança contra incêndios, fica claro como o desenvolvimento de um projeto adequado garante a proteção de todos os envolvidos. 

Outro aspecto importante de uma construção diz respeito à tecnologia e o gerenciamento de obras, por isso que tal ler mais sobre como eles podem ajudar a otimizar o seu dia a dia?