Quais são as etapas de um projeto de arquitetura?



Quais são as etapas de um projeto de arquitetura?

Photo by Daniel McCullough on Unsplash - ArchDaily Brasil/Reprodução

 

 

Um projeto arquitetônico vai muito além das plantas finais, imagens impressionantes ou uma maquete. Ele passa por diversas etapas que geram um conjunto de documentos baseados em desenhos técnicos, textos e diversas outras formas de representações que abrangem desde a concepção do projeto até sua construção.

 

Mais do que uma metodologia, essas etapas são regidas por normas, tendo a NBR 13532, Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura, como base das condições necessárias para a elaboração projetual arquitetônica.

 

Aqui, nós resumimos as etapas de execução da atividade técnica do projeto arquitetônico, confira a sequência completa:


 

© BLOCO Arquitetos - ArchDaily Brasil/Reprodução

 

 

Levantamento de dados para arquitetura (LV)

 

No LV, são analisadas as informações de referência, como o levantamento topográfico e cadastral, e são produzidas as informações técnicas: registros de visitas ao local, análise de arquivos cadastrais, estudo do entorno e leis, compreensão do terreno e suas orientações.

 

Como resultado, são gerados os documentos técnicos de desenhos do terreno, com as edificações do entorno quando necessário, um relatório textual que se mantém como documento das condições prévias do lote, além de fotografias e outros meios de representação que possam agregar a esses registros.

 

 

Programa de necessidades de arquitetura (PN)

 

Baseado no LV, aqui são fundamentadas as características funcionais que o edifício terá em todos seus ambientes. Analisando questões como ocupação, capacidades, fluxos, períodos, é possível já começar a dimensionar as áreas necessárias e mobiliários específicos.

 

No PN, são desenhados os organogramas funcionais ou esquemas básicos que, acompanhados de um texto e planilhas, oferecem os dados que servem de base para todo o projeto.

 

 

© Brasil Arquitetura - ArchDaily Brasil/Reprodução

 

 

 

Estudo de viabilidade de arquitetura (EV)

 

Após os estudos anteriores e junto de dados obtidos por outras atividades técnicas, aqui se define qual será a metodologia empregada e as soluções físicas e jurídico-legais do projeto, a partir de desenhos - que podem ser esquemas gráficos, diagramas ou outros meios de representação convenientes para o argumento -, acompanhados de relatórios.

 

 

Estudo preliminar de arquitetura (EP)

 

Nessa etapa os ambientes já começam a ser dispostos de acordo com suas dimensões e localizações na edificação, demonstrando como o projeto se organizará. Os elementos construtivos, componentes principais e técnicas construtivas a serem empregadas começam a ser definidos.

 

Ao apresentar desenhos gerais - implantação, planta de pavimentos, cobertura, cortes, elevações e detalhes (caso sejam necessários) -, que podem ser acompanhados por memoriais descritivos, perspectivas, maquetes, fotografias, montagens e até mesmo recursos audiovisuais, o EP é o primeiro momento que se aproxima da entrega final do projeto.

 

 

Anteprojeto de arquitetura (AP) ou de pré-execução (PR)

 

Após aprovação do EP, começa o AP, que irá analisar todas as informações técnicas que devem ser produzidas, definir todos os elementos da edificação e os componentes construtivos relevantes.

 

Portanto, além de atualizar todo o material que foi produzido no EP, nessa etapa cabe trazer planta e cortes de terraplanagem, e detalhes dos elementos da edificação. Aqui também se torna obrigatória a apresentação de um memorial descritivo do projeto.

 


© spbr arquitetos - ArchDaily Brasil/Reprodução

 

 

 

Projeto legal de arquitetura (PL)

 

Para o PL, é necessário analisar todo o material produzido anteriormente junto das legislações vigentes ao lote e as normas técnicas. Sendo assim, são gerados os documentos que comprovam que o projeto atende as exigências legais para ser construído.

 

Os desenhos e textos exigidos por leis, serão submetidos para análise e aprovação de órgãos públicos, departamentos de obras e de urbanismo municipais, conselhos de patrimônio, autoridades de proteção ambiental e bombeiros, por exemplo. 

 

 

Projeto básico de arquitetura (PB)

 

O PB é opcional, pois ele já se aproxima muito da etapa final, apresentando o detalhamento de alguns ambientes externos e internos, como elevações de áreas molhadas e detalhes mais específicos da obra de acordo com a complexidade funcional ou formal.

 


© spbr arquitetos - ArchDaily Brasil/Reprodução

 

 

Projeto executivo de arquitetura (PE)

 

Por fim, o PE é o projeto que chegará à mão dos empreiteiros para levantar a obra. Portanto, aqui é necessário apresentar todos os detalhes necessários para realizar a construção, assim como adicionar o memorial quantitativo dos componentes construtivos e dos materiais de construção.

 

 

Fonte:

- ArchDaily Brasil/Reprodução


Pós-Graduação