Prepare-se para o maior evento internacional de Engenharia Diagnóstica



Prepare-se para o maior evento internacional de Engenharia Diagnóstica

O III Workshop Luso-Brasileiro de Engenharia Diagnóstica (III WLBED,) que será realizado dos dias 24 a 26 de janeiro de 2019, em Fortaleza, irá tratar de assuntos como: diagnósticos, perícias, patologias, desempenho e reabilitações das edificações consideradas destaques nas normas europeias de estruturas


A inspeção e manutenção periódica de edifícios é uma atividade com um crescimento significativo em Portugal e no Brasil, sendo já obrigatória
em algumas cidades brasileiras, o que permitiu criar uma nova área de atividade para os técnicos da construção: A Engenharia Diagnóstica.

Tendo em vista dar formação técnica neste tipo de atividade e, simultaneamente, dar a conhecer os procedimentos atualmente existentes em ambos os países,
o INBEC, com  apoio da UNIP, Instituto de Engenharia de São Paulo , FUNDEC e da ULISBOA, organizam o evento, que conta com a presença de grandes Especialistas nacionais e internacionais, prometendo dar aos profissionais uma vertente diferente do mercado.

Se farão presentes dentre os debatedores, grandes Especialistas como:


  • Fernando Branco (Portugal): Professor Catedrático de Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa
 
  • João Ramôa (Portugal): Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e Coordenador do Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção (ICIST).
 
  • Luís Calado (Portugal): Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e Vice-Presidente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos.
 
  • Inês Flores-Colen (Portugal) : Professora Associada no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.
 
  • Tito Livio F. Gomide (Brasil): Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia – UNISANTA, Especialista em Direito Imobiliário Empresarial - Universidade Secovi.
 
  • Marco Antônio Gullo (Brasil): Mestrando em Habitação: Planejamento e Tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Especialista em Avaliações e Perícias.
 
  • Jerônimo Cabral (Brasil): Mestre em Tecnologia das Edificações - IPT. Graduado em Engenharia Civil - Escola de Engenharia de Lins/SP e em Administração de Empresas - Mackenzie/SP.
 
  • Renato Freua Sahade (Brasil): Mestre com Habitação em Planejamento e Tecnologia - IPT. Especialista em materiais de construção Escola Politécnica da USP, Engenheiro Civil - UNIP.

  • José Gasparim (Brasil): Doutor em Engenharia pela UNICAMP; Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Graduado em Engenharia Civil Universidade São Francisco.

  • Luciano Gomide (Brasil): Mestrando em Habitação: Planejamento e Tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Arquiteto, perito em Engenharia.
 
  • Stella Marys (Brasil): Engenheira Civil pela FAAP em 2012, pós-graduanda em Engenharia Diagnóstica – Patologia e Perícias na Construção Civil pelo INBEC.
 
  • Miriana Marques (Brasil): 25 anos de atuação profissional dedicada à área de avaliações e perícias, referente a bens patrimoniais e a imóveis urbanos, comerciais, residenciais, industriais e vistorias cautelares.
 
  • Guilherme Menezes (Brasil): Engenheiro Civil - Faculdade de Engenharia Civil da UNICEB e Engenheiro de Segurança do Trabalho - Fundacentro; Pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia - Unisanta.

 

Para saber mais sobre os pacotes e as condições especiais para você participar do evento acesse AQUI o site.

 

Confira um pouco do que foi a última edição: 

 

II Workshop Luso-Brasileiro de Engenharia Diagnóstica.

 

A segunda edição do evento foi realizada nos dias 21 e 22 de julho, em Santos-SP. Veja abaixo o depoimento do Engenheiro Civil Mário Galvão, mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericada - UNINI; Especialista em Engenharia Diagnóstica pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada  - INBEC, que participou do II WLBED 2017 - O presente e o futuro da Engenharia Diagnóstica, em 2017.  


“A cidade de Santos, no Estado de São Paulo, sediou um dos maiores eventos internacionais de Engenharia Diagnóstica dos últimos tempos no Brasil. A presença de renomados palestrantes e profundos conhecedores do assunto contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento do mercado de diagnósticos, perícias, patologias, desempenho e reabilitações das edificações.


O evento teve duração de dois dias, trouxe palestrantes nacionais e internacionais que dedicaram profundo conhecimento em prol do avanço da Engenharia Diagnóstica. São profissionais tarimbados compartilhando experiências com um público tão experiente quanto...

A Engenharia Diagnóstica em Edificações, segundo o especialista Tito Lívio Ferreira Gomide, trata das investigações científicas das patologias prediais, através de metodologias que possibilitem obter dados técnicos para a caracterização, análise, atestamento, apuração da causa ou prescrição do reparo para a patologia em estudo.

“Os temas são de grande interesse da sociedade, dos síndicos e das construtoras visto que nos últimos anos houve uma demanda crescente de processos judiciais decorrentes de falhas construtivas”, afirma o Dr. Mário Galvão Jr. - Engenheiro Civil e membro da Comissão de Estudo Perícias de Engenharia na Construção Civil da ABNT NBR 13752 (ABNT/CE-002:134.003).

Dentre os debatedores estavam Tito Lívio Ferreira Gomide, Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto, Marco Antonio Gullo e José Carlos Gasparim, que proporcionaram aos participantes o conhecimento da prática, da burocracia e dos elementos técnicos para a realização da perícia, segurança e durabilidade, normas de estrutura, anomalias e diagnóstico de construções em concreto armado.

O curso, atualizado de acordo com o novo Código do Processo Civil, foi uma excelente oportunidade para a reciclagem de profissionais como engenheiros, arquitetos, advogados, técnicos e demais profissionais que queiram atuar como perito judicial ou assistente técnico junto ao Poder Judiciário e Ministério Público, por exemplo.


Os resultados dos diagnósticos são apresentados através dos respectivos laudos técnicos, decorrentes das cinco ferramentas diagnósticas tradicionais, representadas por consultorias, vistorias, inspeções, auditorias e perícias. Os laudos de Engenharia Diagnóstica servem para algumas finalidades, entre as quais estão os estudos da qualidade técnica ou produção de provas periciais.

As provas periciais de Engenharia Diagnóstica visam a apuração da responsabilidade pela ocorrência da patologia predial, para que se possa indenizar as pessoas prejudicadas.

Além dos palestrantes e debatedores já citados, um time de peso esteve à frente das palestras e do curso.

 


Enquanto os esperados dias não chegam, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades. E não esqueça de usar a hashtag #wlbed nas suas publicações!

 

https://www.wlbed.com/

https://www.instagram.com/wlbed_eng_diagnostica/

https://www.facebook.com/wlbed2019/


Veja algumas fotos da última edição:



Palestrantes e debatedores do II WLBED





Participantes da última edição





II WLBED, em Santos (SP)

Editora de Conteúdo.