Outubro Rosa 2020 tem como tema “Quanto antes melhor”



Outubro Rosa 2020 tem como tema “Quanto antes melhor”
(Foto: Outubro Rosa Facebook/Reprodução)


Neste Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização QUANTO ANTES MELHOR. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama. 


A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19.


De acordo com o presidente da SBM, Vilmar Marques, o movimento deste ano será totalmente online e focará na disseminação da informação. “Diversos estudos revelam que o sobrepeso e a obesidade, além da falta de atividades físicas no dia a dia, aumentam os riscos para câncer de mama e ainda proporcionam uma má qualidade de vida para quem está em tratamento. Nosso alerta é para QUANTO ANTES mudar o estilo de vida MELHOR para a saúde e, desta forma, evitar que novos casos de câncer de mama ocorram”, afirma ele, completando que o acompanhamento com o mastologista e a realização da mamografia anual nas mulheres a partir dos 40 anos é igualmente importante para a prevenção.


(Imagem: SBM/Reprodução)



Em relação à pandemia de Covid-19, ele destaca a preocupação da Sociedade Brasileira de Mastologia com a interrupção do rastreamento e exames de rotina que são imprescindíveis para identificação do diagnóstico precoce. A SBM recomenda que nas regiões onde o pico da doença diminuiu, os casos estão estabilizados e existe certa flexibilização, as mulheres retomem seus exames, desde que seguindo as medidas de segurança. “Uma vez deixando de fazer o rastreamento e não identificar o diagnóstico de um tumor inicial com alta chance de cura pode resultar em um diagnóstico tardio com o tumor avançado e menor chance de tratamento efetivo”, explica o médico.


Já nas regiões com alta incidência da pandemia, o mais correto é que as mulheres não consideradas urgentes, assintomáticas ou que fazem controle por alterações benignas aguardem o momento de pico passar. No entanto, no caso da mulher suspeitar de um nódulo palpável ela não deve postergar e buscar atendimento imediatamente para fazer o diagnóstico. “A pandemia gera uma sensação de insegurança e muitas mulheres deixaram de ir ao consultório e fazer seus exames de rotina por não se sentirem seguras. Isso é natural, mas é preciso retomar o rastreamento o quanto antes para evitar casos avançados no futuro”, conclui Dr. Vilmar.


Para colaborar com a disseminação da informação, a SBM realizará ações online para chamar a atenção da população em relação aos hábitos importantes que precisam ser feitos no dia a dia e que melhoram a qualidade de vida.



Dicas de hábitos para uma rotina saudável


  • Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.

  • Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais.

  • Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.

  • Pratique exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de atividades físicas moderadas  ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana.

  • Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.



Fundação Laço Rosa 


Nesta quinta-feira (01), a Fundação Laço Rosa dá início a mais uma campanha do Outubro Rosa, sobre a prevenção do câncer de mama. A partir das 18h, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, abrirá a programação do Outubro Rosa 2020 e ficará iluminado na cor rosa. Como  nesta edição não será possível reunir presencialmente no monumento as pacientes em tratamento contra a doença, o evento contará com uma ação on-line pelas plataformas da Laço Rosa. A instituição é reconhecida nacionalmente pelo seu empenho contínuo para diminuir as desigualdades de acesso e tratamento do câncer, por isso o mote deste ano é a campanha #doarsalva.


Além de uma cerimônia que tem por objetivo celebrar a vida e renovar a fé, neste dia a apresentadora Ana Furtado, que venceu a doença e passou pelo tratamento, também será apresentada como madrinha da campanha. "Viver esse momento como uma mulher vitoriosa diante de inúmeros desafios, dentre eles o câncer de mama, é emocionante. Ter as bênçãos do Cristo Redentor no dia primeiro de outubro (ou hoje) ao celebrar o início dessa campanha tão especial e importante me dá ainda mais esperança no futuro. Na possibilidade de cura de milhares de mulheres", afirma Ana.


Ana Furtado venceu o câncer de mama (Foto: Reprodução/Instagram -  Quem/Reprodução))



Uma live musical pós-iluminação também está na programação, com a participação da cantora Maria Rita e apresentação de Adriane Galisteu. Tudo será transmitido diretamente do rooftop do Hotel Fasano, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, a partir das 20h30


A live contará ainda com a participação em depoimento de famosas como Juliana Paes e Flávia Alessandra, madrinhas em edições anteriores, e outras personalidades como Ingrid Guimarães e Alinne Moraes que já estão demonstrando seu apoio com a causa da Laço Rosa.


"A pandemia escancarou a fratura exposta que vivemos diariamente na saúde brasileira e acordou a sociedade para a importância do terceiro setor no dia a dia do país. Nunca antes na história do Brasil tivemos tantas doações financeiras ajudando as pontas mais vulneráveis e esse é um movimento que não tem mais volta. Doar precisa estar na cultura da população porque vimos que #doarsalva. Por isso lançamos esse movimento e convidamos todos que puderem para doar e arrastar outras pessoas pelo exemplo. Também lançamos o 'selo rosa' para as empresas comprometidas com a Laço Rosa.  O câncer não vai esperar a Covid-19 passar e os números que já eram feios, agora são mais alarmantes. Mais do que nunca, é necessário e urgente que todos ajudem a salvar vidas!", alerta Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.



Outubro Rosa


Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 


O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.



Fonte:

- Sociedade Brasileira de Mastologia

- QUEM

- INCA


Pós-Graduação