O que são os gêmeos virtuais?



O que são os gêmeos virtuais?

(Imagem: AECweb/Reprodução)


Os gêmeos virtuais são uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil. Eles são modelos digitais 3D precisos que replicam de forma detalhada os aspectos físicos e operacionais de edifícios e outros empreendimentos.

Para engenheiros e arquitetos, o uso dos gêmeos virtuais pode trazer inúmeras vantagens em termos de planejamento, design, construção e manutenção. Neste texto, vamos explorar essas vantagens e explicar como os gêmeos virtuais podem ser aplicados na construção civil.


Planejamento

Um dos maiores desafios no planejamento de uma obra é visualizar e entender como o projeto ficará quando estiver pronto. Com os gêmeos virtuais, é possível criar uma representação digital precisa do empreendimento, permitindo que os engenheiros e arquitetos possam avaliar diferentes cenários e tomar decisões informadas.

Por exemplo, um gêmeo virtual pode ser usado para simular o comportamento do edifício em diferentes condições climáticas, ou para testar a eficácia de diferentes estratégias de eficiência energética. Além disso, o gêmeo virtual pode ser usado para otimizar a logística da obra, permitindo que os profissionais possam antecipar e resolver problemas antes mesmo de começar a construção.


Design

Uma vez que o projeto tenha sido planejado, os gêmeos virtuais podem ser usados para criar e testar diferentes opções de design. Os engenheiros e arquitetos podem experimentar diferentes materiais, cores, texturas e acabamentos, bem como avaliar o impacto de diferentes opções de iluminação e acústica.

Além disso, os gêmeos virtuais podem ser usados para avaliar a acessibilidade do empreendimento, bem como para testar a eficácia de diferentes estratégias de segurança. Isso pode ajudar a garantir que o projeto esteja em conformidade com as normas e regulamentos, além de oferecer uma melhor experiência para os usuários do edifício.


Construção

Durante a construção, os gêmeos virtuais podem ser usados para ajudar a garantir que o projeto seja executado conforme o planejado. Os profissionais podem usar o gêmeo virtual para identificar potenciais problemas e avaliar diferentes soluções antes mesmo de começar a construção. Isso pode ajudar a evitar atrasos e custos extras, além de garantir a qualidade da obra.

Além disso, os gêmeos virtuais podem ser usados para treinar a equipe de construção, permitindo que os profissionais pratiquem a execução das tarefas antes de iniciar a obra. Isso pode ajudar a reduzir o risco de erros e aumentar a eficiência do processo.


Manutenção

Uma vez que o edifício esteja pronto, os gêmeos virtuais podem ser usados para ajudar a gerenciar a manutenção. Os profissionais podem usar o gêmeo virtual para monitorar o desempenho do edifício, identificar problemas e planejar reparos.

Além disso, os gêmeos virtuais podem ser usados para prever o desempenho futuro do edifício, permitindo que os proprietários e gerentes possam tomar medidas preventivas.


Como funciona um gêmeo virtual?


(Imagem: Zeplin/Reprodução)


O gêmeo virtual funciona replicando digitalmente um ativo físico no ambiente virtual, incluindo funcionalidade, recursos e comportamento. Cria-se uma representação digital em tempo real do ativo usando sensores inteligentes que coletam dados do produto. É possível usar a representação em todo o ciclo de vida de um ativo, desde o teste inicial do produto até a operação no mundo real e a desativação.

Os gêmeos digitais usam várias tecnologias para fornecer um modelo digital de um ativo. Veja algumas delas abaixo.


Internet das Coisas

Internet das Coisas refere-se a uma rede coletiva de dispositivos conectados e à tecnologia que promove a comunicação entre os dispositivos e a nuvem, bem como entre os próprios dispositivos. Graças ao advento de chips de computador baratos e telecomunicações de alta largura de banda, agora há bilhões de dispositivos conectados à Internet. Os gêmeos virtuais contam com dados do sensor de IoT para transmitir informações do objeto do mundo real para o objeto do mundo digital. Os dados são inseridos em uma plataforma de software ou painel onde podemos ver a atualização de dados em tempo real.


Inteligência artificial

Inteligência artificial (IA) é o campo da ciência da computação dedicado a resolver problemas cognitivos geralmente associados à inteligência humana, como aprendizado, solução de problemas e reconhecimento de padrões. Machine learning (ML) é uma técnica de IA que desenvolve modelos estatísticos e algoritmos que os sistemas de computação usam para realizar tarefas sem instruções explícitas, confiando em padrões e inferências. A tecnologia de gêmeos virtuais usa algoritmos de machine learning para processar grandes quantidades de dados de sensores e identificar padrões de dados. A inteligência artificial e o machine learning (IA/ML) fornecem insights de dados sobre otimização de performance, manutenção, saídas de emissões e eficiências.


Diferenças entre gêmeos virtuais e simulações

Tanto os gêmeos virtuais como as simulações são simulações baseadas em modelos virtuais, mas existem algumas diferenças importantes. As simulações normalmente são usadas para design e, em certos casos, otimização offline. Os designers introduzem alterações nas simulações para observar cenários hipotéticos. Os gêmeos virtuais, por sua vez, o ambientes virtuais complexos que permitem interação e atualização em tempo real. São maiores em escala e aplicação.

Por exemplo, pense em uma simulação de carro. Um novo motorista pode ter uma experiência de treinamento imersiva, aprender as operações de várias peças do carro e enfrentar diferentes cenários do mundo real enquanto dirige virtualmente. Porém, os cenários não estão vinculados a um carro físico real. Um gêmeo virtual do carro está ligado ao veículo físico e sabe tudo sobre o carro real, como estatísticas vitais de performance, as peças substituídas no passado, possíveis problemas observados pelos sensores, registros de serviço anteriores etc.


*Com algumas informações da AWS - Amazon


Pós-Graduação