O Que Mudou Na Engenharia E Manutenção Hospitalar Pós-Pandemia Do Covid-19?



Mudanças na Engenharia e Manutenção Hospitalar no Pós-Covid

É sabido que a pandemia do Covid-19 desencadeou transformações significativas nos mais diversos segmentos. E na Engenharia e Manutenção Hospitalar isso não foi diferente. 


Entre as mudanças mais perceptíveis no dia a dia do profissional desse setor estão a busca por mais flexibilidade dos ambientes hospitalares, a implementação de uma operação funcional e a disponibilização de tecnologia aos profissionais da saúde.


Continue a leitura e entenda mais sobre o cenário da área no cenário do pós-pandemia!


O que é Engenharia e Manutenção Hospitalar?


Essa capacitação é destinada a engenheiros, arquitetos, administradores e tecnólogos que pretendem atuar muito próximos à administração geral do hospital. 


Esse profissional é estratégico para garantir segurança e qualidade nos serviços oferecidos pelas organizações de saúde, sendo responsável por toda a infraestrutura hospitalar. Entre suas atribuições estão:


  • o projeto, construção e manutenção da edificação;

  • o acompanhamento de instalações de rede elétrica, hidráulica, de ar condicionado, de gases medicinais, etc;

  • a supervisão e gerenciamento de obras e reformas (seja predial e de instalações).


Para os interessados em ingressar na área, o INBEC oferece cursos em Engenharia e Manutenção Hospitalar.


Quais mudanças o Covid-19 e a pós-pandemia provocou na Engenharia e Manutenção Hospitalar?


Com a chegada do pós-pandemia, essa área de atuação tende a continuar crescendo e se consolidando, dada a necessidade de milhares de hospitais pelo Brasil terem uma melhor organização. Confira abaixo três mudanças significativas para a área:


Engenharia funcional


A funcionalidade é a palavra de ordem neste novo momento. Uma das principais mudanças é a implementação mais efetiva de uma operação hospitalar modulada e prática, pensada na sustentabilidade (seja quando falamos na utilização de insumos ou no consumo de bens não renováveis).   


Outra mudança significativa que os profissionais da área passarão a pôr em prática é a criação de ambientes com cada vez mais com ventilação e iluminação natural.


Uso de inteligência artificial


A utilização de inteligência artificial, com intenção de facilitar as rotinas hospitalares, também é uma das transformações que os profissionais da área passarão a aplicar. Por meio dessas ferramentas, gestores e médicos poderão propor novos tipos de tratamentos e avaliar possíveis riscos durante uma cirurgia.


Com soluções relacionadas à inteligência artificial, será possível aumentar a segurança do paciente.


Flexibilização de ambientes


Os novos ambientes hospitalares, a serem desenvolvidos pelos profissionais da área, irão permitir flexibilizações na estrutura física.  


Assim, em caso de realização de isolamento de pacientes, criação de novos ambientes de espera ou outras situações atípicas que necessitem de solução imediata, será possível fazê-lo sem prejudicar o dia a dia do hospital. Esse tipo de projeto/instalação especial irá garantir mais autossuficiência à operação. 


De qualquer maneira, independentemente das mudanças que possam continuar aparecendo, a atuação do profissional desta área só tem a crescer. Por isso, não perca a chance de se destacar no mercado de trabalho e suprir a demanda existente nos milhares de hospitais brasileiros! 


Confira mais informações sobre a especialização em Engenharia e Manutenção Hospitalar da INBEC.


Pós-Graduação