O que é a certificação AWS e como obter?



O que é a certificação AWS e como obter?

(Imagem: AWS/Reprodução)



Os serviços oferecidos pela AWS (Amazon Web Services) permitem às empresas implementar soluções de computação em nuvem, otimizando e facilitando o tempo de trabalho. Ter certificação em AWS é uma oportunidade atraente, considerando que a empresa é líder e referência no setor. Ter domínio da usabilidade na nuvem pode significar um diferencial favorável no mercado de trabalho.


A AWS Certification ajuda os alunos a desenvolver credibilidade e confiança, validando a experiência deles na nuvem com uma credencial reconhecida pelo setor, e ajuda as organizações a identificar profissionais qualificados para liderar iniciativas de nuvem usando a AWS.



Como obter certificação AWS


(Imagem: AWS/Reprodução)



Para obter a certificação AWS, você precisará realizar a prova AWS Certified Cloud Practitioner (CLF-C01), que valida a compreensão das responsabilidades e práticas de segurança da AWS, assim como das questões de economia e faturamento da empresa, identificando os serviços dela.


O exame também inclui questões sobre conhecimentos de banco de dados e armazenamento na nuvem. A prova é de múltipla escolha e o resultado sai no mesmo dia, ao finalizar a prova. Saber inglês também é importante para você não ficar perdido no site.



Como se preparar para a prova AWS


Resumindo em uma frase, a preparação para a prova seria: “explore todos os tutoriais e conheça a nuvem”. Mas, para explicar melhor, enumeramos três passos certeiros para você dominar as questões da prova AWS:


  • Comece a usar a AWS: entre no site e cadastre-se. Neste primeiro passo você pode começar criando uma conta no site próprio e obtendo dicas semanais da AWS. Lá existe uma variedade de treinamentos gratuitos que podem ser feitos de casa, pelo seu computador. Recomenda-se que você tenha seis meses de experiência com a operação, o design e implementação da Nuvem AWS, para então saber solucionar questões relacionadas ao conceito, e compreensão dos principais serviços

  • Siga o Guia: o segundo passo é: siga todas as instruções da AWS. No site acima você também pode agendar o seu exame e ter acesso ao Guia do exame. É possível baixar o arquivo PDF no seu computador ou celular e acompanhar as regras e especificações para a prova. O guia está em inglês, mas pode ser traduzido para o português

  • Pratique, pratique, pratique: no terceiro passo, se inscreva no Treinamento AWS e faça os simulados, treinamentos e a prova prática disponível no site. Com isto você verá o formato das perguntas usadas no exame. Estabeleça metas para estudar diariamente e participe também do desafio para ser AWS Certified Solutions Architect. Com ele, você terá mais confiança e preparação para o exame. Esse desafio é oferecido no formato presencial ou virtual com um instrutor credenciado pela AWS.


O que diz o Guia do exame para a certificação AWS


O Guia do Exame elucida o escopo do exame, com tarefas que deverão ser aprendidas pelo candidato e quais serão requisitos para passar no teste.


Nele estão divididos os quatro tópicos principais de domínios na Nuvem AWS. São eles:


Domínio um: conceitos de nuvem


Neste domínio, você deverá compreender os valores da nuvem com uma explicação do que ela é e os benefícios que oferece. Um exemplo de uma das vantagens é a:


Escalabilidade: com o aumento da necessidade de recursos de infraestrutura como processamento de memória ou espaço de banco de dados, por exemplo, você consegue atender a demanda com poucos “cliques” na nuvem e escalonar a sua aplicação sem perder a qualidade. Conhecimento sobre a economia e arquitetura da nuvem também são importantes neste domínio.



Domínio dois: segurança e conformidade


Para este domínio, é importante saber qual o modelo de responsabilidade compartilhada da AWS e como atingir a conformidade nos serviços prestados, que ajudarão com auditorias e relatórios. Podemos adiantar dois pontos principais:


  • Confiabilidade: você não precisará se preocupar com rotinas de \'backup\', espaços seguros e prevenção de desastres, pois a AWS já oferece como garantia padrão

  • Praticidade: com a ferramenta e recursos da nuvem não há necessidade de trocas físicas de equipamentos para melhorar a usabilidade.



Domínio três: tecnologia


No domínio três, as implementações do método e a identificação de fontes de assistência e de conhecimento AWS são abordadas. Você precisa estar ciente que, com conhecimentos sobre os processos de gerenciamento da AWS e gerenciamento da nuvem AWS, você tem os recursos que precisa, na quantidade que necessita, utilizando apenas a configuração e sem a necessidade de se preocupar com backup de dados, uma máquina ou infraestrutura.



Domínio quatro: faturamento e preços


Neste domínio, é importante reconhecer as demandas, preços e a estrutura das contas, identificação de tags, alarmes e alertas, além da comparação entre vários modelos de preços da AWS.



Resultado do exame


O exame é pontuado conforme os critérios e as diretrizes do setor de certificação da empresa. E segue o padrão de aprovação ou reprovação do candidato. As diretrizes incluem:


  • Pontuação em escala de 100 a 1.000

  • Pontuação mínima para a aprovação de 700

  • Método de pontuação compensatória, ou seja, não é necessário obter o máximo de aprovação em cada seção

  • Necessidade de passar somente no exame geral

  • Algumas seções têm mais perguntas que outras

  • No final de cada seção, você receberá um feedback sobre seus resultados.


Os resultados das tabelas finais contêm informações de pontuação e pontos fracos e fortes sobre seu desempenho. Tenha atenção aos resultados e compreensão cuidadosa da mensagem transmitida.



Incentivo para mulheres


(Imagem: AWS/Reprodução)


A favor da diversidade, e para promover maior participação das mulheres, a AWS elaborou um projeto interessante que procura certificar 1.800 mulheres da América Latina em 30 dias.


Conheça o projeto AWS Certification Challenge — Edição Exclusiva para Mulheres. O número de mulheres inscritas vem aumentando gradativamente e o percentual de participação do público feminino é maior que 40%.



Inclusão e igualdade de oportunidades


É bom destacar que a certificação AWS é para todos. A empresa compreende a ação necessária de incentivos às minorias na atualidade, promovendo a igualdade de oportunidades, sem fazer distinção no que diz respeito à inclusão, como portadores de deficiência, veteranos, identidade de gênero ou orientação sexual.


Ter conhecimento sobre a nuvem AWS e um certificado registrado no currículo é a comprovação de eficiência e interesse por uma ferramenta que oferece maior suporte e segurança para os clientes.


O setor de computação em nuvem vem crescendo exponencialmente e com ele cada vez mais garantia de contratação em empresas que buscam profissionais competentes no setor. 



Novidades da AWS Certification


Em breve: atualização do exame AWS Certified Security – Specialty


A descrição do conteúdo do AWS Certified Security – Specialty está sendo atualizada para refletir as alterações nas tendências, no cenário do setor e nas práticas de trabalho dos profissionais de nuvem. As inscrições para o exame atualizado serão abertas em 13 de junho de 2023. A última data para a realização do exame atual é 10 de julho de 2023, e a primeira data para a realização do exame atualizado é 11 de julho de 2023.


SAIBA MAIS


CURSO DE INTRODUÇÃO À AWS


Este curso foi criado para atender à crescente demanda por profissionais capacitados em tecnologias de computação em nuvem, especialmente na plataforma AWS. Atualmente, a AWS é líder mundial em serviços de nuvem e, com a expansão do mercado, é fundamental que os profissionais estejam aptos a trabalhar com suas ferramentas e tecnologias.


Com a rápida evolução do setor de TI e a crescente adoção de soluções em nuvem por empresas de diversos segmentos, muitas vezes, existe uma lacuna entre a demanda por profissionais com conhecimentos específicos em AWS e a oferta de profissionais qualificados. Este curso foi desenvolvido para preencher essa lacuna, fornecendo aos alunos habilidades práticas e teóricas para começarem a trilhar a jornada para um dia poderem atuar em projetos envolvendo a AWS e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.


Fonte:

- Indeed

- AWS



Pós-Graduação