Novembro Azul chama a atenção para o cuidado do homem com a próstata e a saúde



Novembro Azul chama a atenção para o cuidado do homem com a próstata e a saúde
(Foto: Blog da Saúde – Ministério da Saúde/Reprodução)
 

A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata* e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

Frente a essa realidade, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) inicia mais uma edição da campanha Novembro Azul, que chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também para a saúde do homem de forma global.

 

Com o tema “Seja herói da sua saúde”, o Novembro Azul da SBU tem como padrinhos o chef e apresentador do programa MasterChef Henrique Fogaça e o ex-jogador de futebol Zico. Ambos não têm medo nem preconceito com os exames da próstata – que englobam uma avaliação do risco pelo urologista, seguida pelo toque retal e a dosagem de PSA – e aceitaram de imediato o convite da Sociedade.

 

De acordo com o coordenador do Novembro Azul da SBU, Dr. Geraldo Faria, o mês de novembro é uma oportunidade de conversar com os homens sobre a importância de cuidar da saúde. “Queremos alertar não só para a saúde da próstata, como também incentivar o homem a olhar mais para a sua saúde, fazer exames que podem prevenir uma série de outras doenças. As mulheres culturalmente têm esse cuidado, mas os homens só vão ao médico quando não se sentem bem. Ter a consciência de que é preciso também fazer um check-up é fundamental”, aponta.

 

A SBU recomenda que os homens a partir da puberdade devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos e, naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

 

Os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de dez anos.

 

“É importante esclarecer que, além do câncer, a próstata pode apresentar outros problemas como seu crescimento benigno, que atinge cerca de 50% dos homens acima de 50 anos, gerando dificuldade de micção, e a prostatite, que é a inflamação da glândula. Assim, a avaliação da próstata é importante”, acrescenta o presidente da SBU, Dr. Sebastião Westphal.

  


Programação

    
(Foto: SBU - Portal da Urologia/Facebook/Reprodução)
 

Neste ano, a programação será marcada por intervenções em espaços públicos com a presença de urologistas, ligas de urologia das faculdades de medicina e com o Dr. Prost, o mascote da campanha, que dá orientações à população sobre o Novembro Azul.

 

No dia 26 de novembro, acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília, o XVI Fórum de Saúde do Homem. Monumentos e órgãos públicos espalhados pelo Brasil serão iluminados de azul, como o Palácio do Planalto (DF) e o Palácio Bandeirantes (SP).

 

Nas redes sociais do Portal da Urologia, site oficial da SBU dedicado aos leigos, haverá uma live para esclarecer dúvidas no dia 11 de novembro às 18h com o urologista Dr. Alfredo Canalini, secretário-geral da SBU. Também ao longo do mês, haverá veiculação de material informativo no site oficial da SBU: www.portaldaurologia.org.br/novembroazul e em suas redes sociais (FB: @portaldaurologia e IG: @portaldaurologia).

 

Serão realizados ainda eventos locais promovidos pelas Seções Estaduais da SBU contando com palestras, corridas, fóruns, rodas de conversa, distribuição de material educativo, entre outros.

  


Cuidados com a saúde do homem – Padrinhos

 

Uma pesquisa realizada pela revista Saúde e o Instituto Lado a Lado pela Vida em agosto, com 2.405 homens, mostrou que 59% deles não costumam ir ao urologista. Entre os homens acima de 50 anos atendidos pela rede privada ou planos de saúde, 89% disseram já ter feito o PSA e 65% o exame de toque. Entre os atendidos pelo SUS, 45% nunca foram submetidos ao toque retal e 16% não fizeram o exame de PSA.

 

“Muita coisa já mudou nos últimos anos, mas percebemos com esses dados que o exame de toque retal ainda assusta os homens”, afirma o coordenador da campanha Novembro Azul. Por isso, a entidade este ano convidou personalidades fortes e ao mesmo tempo carismáticas para ilustrarem a campanha.

 

Aos 45 anos, o chef Henrique Fogaça, conhecido por seu temperamento incisivo no programa MasterChef e pelos feitos gastronômicos nos restaurantes onde assina o menu, garante que não tem medo do desafio de cuidar da própria saúde. “Eu costumo sempre ir ao médico, especialmente agora depois dos 40 anos. Já fiz exames como o da próstata e outros para conferir como estavam os órgãos. Acho muito importante fazer esses exames e quem ama a vida se cuida”, defende.

 

Fogaça defende que, assim como ele, os homens percam o medo e visitem o urologista para os exames da próstata. “Decidi participar do Novembro Azul, pois acho muito importante que os homens do Brasil saibam do perigo do câncer de próstata e também possam cuidar do corpo como um todo para terem uma vida mais saudável”, alerta. Fogaça gravou um vídeo de apoio ao Novembro Azul

 
 

Zico já apoia a iniciativa há alguns anos e mesmo morando no Japão, onde é diretor técnico do clube Kashima Antlers, fez questão de participar. “Apoio a iniciativa porque a população e, principalmente, o homem precisa saber do alto índice de câncer de próstata e todo cuidado é pouco. Cuidar da saúde e fundamental e prevenir ainda é o melhor remédio”, disse.

  


Para ficar atento

 
(Foto: SBU - Portal da Urologia/Facebook/Reprodução)
 

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino responsável por produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo atravessada pela uretra, canal que se estende desde a bexiga até a extremidade do pênis e por onde a urina é eliminada

 

O diagnóstico do câncer de próstata é feito exclusivamente através da biópsia da próstata. Para indicar corretamente a biópsia, o urologista precisa levar em consideração vários fatores, dentre eles o toque retal. A finalidade desse exame é detectar qualquer alteração na próstata (endurecimento, nódulos) que possa estar relacionada com a presença do câncer.

 

Apesar de desconfortável, é parte fundamental da avaliação prostática, servindo também para auxiliar na decisão da melhor forma de tratamento, caso o câncer esteja presente. O PSA é o marcador mais utilizado no auxílio ao diagnóstico de câncer de próstata. Isoladamente, o PSA elevado não significa necessariamente que o indivíduo tem câncer de próstata, por isso a necessidade do toque retal. “Os exames são complementares, e mesmo que um deles não acuse a doença, o outro pode indicar”, afirma Dr. Geraldo Faria.

  


Novidades no tratamento


(Foto: SBU - Portal da Urologia/Facebook/Reprodução)
 

Muitos homens têm medo do diagnóstico de câncer, porém, a medicina tem evoluído para proporcionar aos pacientes tratamentos menos invasivos e cada vez mais eficazes. É isso que aponta o coordenador do Departamento de Uro-Oncologia da SBU, Dr. Wilson Busato. Ele explica que atualmente é priorizada a separação entre identificação de um tumor na próstata e a necessidade de tratá-lo, evitando tratamentos agressivos para doenças de baixo risco de progressão e reduzindo o “supertratamento” ou tratamentos desnecessários.

 

Também existem novidades como a utilização de exames de imagem em paciente com indicação clínica para biópsia, como a ressonância magnética multiparamétrica, que podem indicar a probabilidade de encontrar um câncer de próstata significativo utilizando a mais recente escala PI-RADS 2.1. Esse exame já foi incorporado na maioria das diretrizes internacionais e está chegando aos consultórios brasileiros.

 

* Fonte: Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Datasus (2017)

 


Fonte:

- Portal da Urologia - Sociedade Brasileira de Urologia

 

Pós-Graduação