Menino de 5 anos ganha prótese de braço feita em impressora 3D e abraça irmão pela primeira vez



Menino de 5 anos ganha prótese de braço feita em impressora 3D e abraça irmão pela primeira vez
(Foto: Engenharia é/Reprodução)

  Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play ou fazer download para ouvir offline!


Um garoto de cinco anos do Reino Unido finalmente conseguiu abraçar seu irmão menor graças a uma campanha do GoFundMe e a um inventor em Anglesey.

 

Segundo relatos da mídia, Jacob Scrimshaw se tornou o primeiro garoto no Reino Unido a receber um braço protético acima do cotovelo, permitindo que ele se envolvesse em todos os tipos de tarefas, incluindo abraçar seu irmão.

 

Jacob nasceu oito semanas antes do previsto, sem a maior parte do braço esquerdo. O garoto estava ficando cada vez mais frustrado com seu movimento limitado, levando sua família a procurar ajuda.

 


Ele nunca foi capaz de abraçar o irmão Sebastian (Foto: Gemma Turner / SWNS.com/ MetroUK/Reprodução)

 

O sistema público de saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) e a maioria das empresas privadas não consideram a prótese funcional uma opção quando o membro termina acima do cotovelo, que é o caso de Jacob. Então os pais de Jacob, Gemma Turner e Chris Scrimsaw, de West Yorkshire, na Inglaterra, criaram uma conta no GoFundMe (uma campanha de financiamento coletivo na internet.) Eles levantaram 16 mil libras (cerca de R$ 87 mil) durante um período de sete meses, usando os recursos para fazer um membro protético para ele.

 

Mas levantar dinheiro era apenas metade do problema. Eles aprenderam rapidamente que a maioria das manufaturas de próteses não produz membros funcionais para quando o membro termina acima do cotovelo. Eles fizeram uma pesquisa e encontraram o inventor Ben Ryan no Instagram.

 

Ben Ryan, de Anglesey, no País de Gales, entrou em cena, projetando uma prótese de braço funcional para Jacob. Ryan desenvolveu uma prótese hidráulica pela primeira vez depois que seu filho precisou fazer uma amputação de emergência aos 10 dias de vida.

 


Jacob com a mãe Gemma quando foi experimentar a prótese (Foto: BBC/Reprodução)

 

A partir de então, ele deixou o emprego de professor de psicologia e, há dois anos e meio, abriu sua própria empresa, a Ambionics, que neste ano fez uma fusão com a fabricante de próteses polonesa Glaze.

 

Jacob foi um de seus primeiros clientes. Ryan trabalhou em parceria com a empresa especialista em próteses e a família de Jacob, para aperfeiçoar um braço hidráulico para o menino.

 

A família queria um cotovelo que pudesse ser colocado em diferentes posições, um mecanismo de garras e uma mão modular que pudesse ser trocada por outras ferramentas.

 

Enquanto o braço era projetado por seus colegas na Polônia, Ryan desenvolveu um mecanismo para fazê-lo funcionar. Ele explica que o cotovelo pode ser ajustado usando uma trava deslizante, e a mão fecha quando Jacob aperta uma câmara de borracha cheia de água fixada na parte de cima do braço dele.

 


O menino estava lutando na escola com apenas um braço (Foto: Dan Rowlands / SWNS.com/Metro UK/Reprodução)

 


A impressão 3D acelera o processo

 

Ryan projetou e criou seu braço protético hidráulico impresso em 3D em uma impressora 3D Stratasys Connex. A unidade permite que o usuário abra e feche o polegar no modo manual ou com energia auxiliar através de uma bomba hidráulica.

 


(Foto: Engenharia é/Reprodução)

 

A alça funcionará manualmente se houver uma interrupção de energia. Graças à impressão 3D, Ryan criou a prótese em cinco dias, muito mais rápido do que as 11 semanas típicas necessárias para que um molde de gesso seja transformado em uma prótese vestível.

 

Talvez, o mais importante — para Jacob, pelo menos — é que o braço é grande, verde e parece com o de um super-herói. "Era o que Jacob queria, inclusive ter uma mão maior, é o tema perfeito", diz Ryan.

 

Na última quinta-feira, a prótese foi finalmente entregue a Jacob — e, segundo Ryan, foi um "sucesso". "Excedeu as expectativas de todo mundo", afirmou. "Ele pode dar um abraço no irmão e segurar a mão dele."

 


O novo braço de Jacob é inspirado em super-heróis (Foto: BBC/Reprodução)

 

Após a prova final, Gemma disse que era "maravilhoso" ver o filho usando a prótese de braço. Ela explicou que Jacob não queria uma prótese que não fosse funcional — e afirmou que ele está realmente satisfeito. "Ele não se preocupa em parecer com todo mundo." Segundo ela, a prótese também ajudou a equilibrar sua postura.

 

Enquanto angariava fundos para comprar a prótese, uma doadora anônima ofereceu 5 mil libras (cerca de R$ 27 mil) à família — dizendo que estava em estado terminal e incapaz de realizar seus últimos desejos. "Foi um pouco estranho para a gente (pedir dinheiro), mas você deve fazer o que é preciso", acrescenta Gemma.

 


Jacob agora é capaz de segurar objetos com sua prótese funcional (Foto: BBC/Reprodução)

 

Ryan lamenta que a família tenha esbarrado em tantos obstáculos até conseguir uma prótese funcional para Jacob. "Ninguém era capaz de entregar algo que pudesse funcionar para ele. Sempre era o mesmo status quo — que não funciona quando a prótese é para a parte superior do braço", completa.

 

“Ele ainda está se acostumando, mas é ótimo, estamos pensando que será fabuloso no Natal, quando ele conseguir abrir seus presentes com as duas mãos. Vejo o Jacob de mãos dadas com seu irmão e seu pai ao mesmo tempo, o que é algo que ele nunca foi capaz de fazer antes”, disse a mãe do garoto para o Metro UK.

 


Jacob diz que 'ama' seu novo braço com o Hulk (Foto: Dan Rowlands / SWNS.com MetroUK/Reprodução)

 

 Jacob, agora, também pode brincar com seu irmão Sebastian, de 3 anos, e empurrar sua irmã mais nova, Nell, de 6 meses, em seu carrinho. Seu braço é um trabalho em andamento, as empresas e a família trabalharão juntas ao longo do tempo para desenvolvê-lo e melhorá-lo.

 


Fontes:

- Engenharia é

- BBC

- Olhar Digital

- BHAZ

- Metro UK

- G1


 


Pós-Graduação