Inscrições abertas para prêmio de Arquitetura e Urbanismo



Inscrições abertas para prêmio de Arquitetura e Urbanismo
(Imagem: Prêmio Rosa Kliass/Reprodução)


A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) está com inscrições abertas para o Concurso Universitário Nacional de Arquitetura da Paisagem, conhecido como Prêmio Rosa Kliass. O concurso, que chega a sua 4ª edição, acontece anualmente com o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos universitários de graduação final, além de reconhecer alunos e professores nacionalmente por meio da divulgação dos vencedores em canais de comunicação do setor.


A participação é aberta a todos os alunos de Arquitetura e Urbanismo do país, desde que estejam cursando em instituições aprovadas pelo Ministério da Educação. As faculdades, por meio da sua diretoria, coordenadores de curso ou grupo disciplinar, devem inscrever até dois trabalhos de conclusão de curso no prêmio. O primeiro lugar de cada região do território nacional (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) receberá certificação da premiação, menção honrosa e divulgação em sites e redes sociais especializados. Os projetos vencedores também são disponibilizados em um acervo para que estudantes e profissionais possam consultá-lo posteriormente.


Neste ano, a diretoria da ABAP espera receber mais de 100 trabalhos homologados para avaliação da banca de jurados, formada por professores, arquitetos, paisagistas e outros especialistas da área. As instituições de ensino ou os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo site premiorosakliass.abap.org.br até o dia 16 de outubro de 2020. A divulgação dos cinco trabalhos vencedores ocorrerá em novembro.


“Em meio ao contexto atual de pandemia e reclusão, esses espaços tornam-se vitais e nossa expectativa é conseguir reunir uma vez mais um conjunto de projetos paradigmáticos de forma a reeditar aquilo que vem se tornando um testemunho anual do que professores e estudantes têm sido capazes de elaborar em relação ao futuro: paisagens de experiências memoráveis em cidades mais justas e sãs”, comentou Luciana Schenk, Presidente da ABAP a respeito do prêmio.



Critérios de Avaliação


Os trabalhos participantes devem estar em conformidade com as exigências previstas em regulamento, e deverá abranger:

  • Pertinência do tema;

  • Partido arquitetônico/paisagístico;

  • Grau de desenvolvimento e aprofundamento da pesquisa;

  • Inserção no contexto;

  • Solução formal;

  • Coerência entre a ideia e o resultado projetual;

  • Apresentação e comunicação do projeto.



Inscrições


As faculdades, através do diretor, coordenador do curso ou do grupo de disciplinas de paisagismo, deverão se inscrever no site do prêmio e indicar até 2 (dois) trabalhos. Receberão um login e senha para que as instituições participantes façam upload no site de seu(s) TFG (em duas pranchas A1, em arquivos PDF).



Julgamento


A comissão julgadora formada por professores, arquitetos paisagistas e especialistas da área (três profissionais) fará uma avaliação por regiões, destacando um primeiro prêmio de cada uma delas.


  • REGIÃO 1: AC, AP, AM, DF, GO, MS, MG, PA, RO, RR, TO.

  • REGIÃO 2: AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN, SE.

  • REGIÃO 3: ES, MG e RJ.

  • REGIÃO 4: SÃO PAULO.

  • REGIÃO 5: PR, SC, e RS.


Prêmio


1º LUGAR PARA CADA UMA DAS REGIÕES:

  • 1 certificado para o autor do projeto;

  • 1 certificado ao orientador;

  • 1 certificado para a instituição

Os trabalhos vencedores nacionais e todos os finalistas regionais serão publicados no site Prêmio Rosa Kliass www.premiorosakliass.com.br, e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo www.causp.org.br. entre outros meios a serem definidos a critério da Comissão Organizadora. A entrega dos prêmios será realizada em novembro/2020, em data e local a serem definidos oportunamente


Cronograma


OUTUBRO

  • 16/10 Encerramento do prazo para envio de trabalhos de 2019 dos alunos indicados

  • 19/10 Início da avaliação pela comissão julgadora formada por professores, arquitetos paisagistas e especialistas da área


NOVEMBRO

  • 05/11 Divulgação dos vencedores 

Data a definir Premiação do 4º Prêmio Rosa Kliass – Concurso Universitário Nacional de Arquitetura da paisagem (local da Premiação a definir). 



Quem foi Rosa Kliass?


Rosa Grena Kliass. (Foto: © Marcelo Scandaroli - ArchDaily Brasil/Reprodução)


Rosa Grena Kliass, a dama do paisagismo brasileiro, já recebeu o Colar de Ouro do IAB, sendo a primeira mulher a receber a honraria, que desde 1967 já reconheceu nomes como Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx.


A arquiteta e paisagista é responsável por centenas de obras de significativa importância construídas em diversas regiões do país, dentre as quais destacam-se o projeto paisagístico para a Avenida Paulista (1973), os Parques Mariano Procópio e Halfeld em Juiz de Fora-MG (1979); a reurbanização do Vale do Anhangabaú (1981), o Parque Mangal das Garças em Belém do Pará (1999), o Parque da Juventude na zona norte de São Paulo (2000) e o Parque do Forte em Macapá (2000).


Sua obra teórica, que compreende teses, livros e escritos, é de notável relevância. Considerando-se a escassez bibliográfica na área do paisagismo à época de sua graduação nos anos 50, Rosa foi responsável pela expansão e difusão de escritos, contribuindo com a formação de “profissionais da paisagem”, como costuma dizer. É autora do livro “Parques urbanos de São Paulo”, desenvolvido a partir do tema de sua dissertação de mestrado, defendida em 1989 na FAUUSP.


"Rosa é um dos mais importantes nomes da arquitetura da paisagem no Brasil, que tem uma tradição reconhecida internacionalmente desde Roberto Burle Marx. Ela tem projetos importantes espalhados por todas as regiões do país, do Amapá (Parque do Forte) a São Paulo (espaços da relevância da Avenida Paulista e do Vale do Anhagabaú), de Belém (Mangal das Garças) a Salvador (Parque das Esculturas, junto ao Museu de Arte Moderna, de Lina Bo Bardi). Além disso, Rosa teve uma intensa e constante atuação nas entidades profissionais, tendo sido a primeira mulher a compor a diretoria do IAB-SP, em 1959, e fundadora e primeira presidente da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), em 1976." -- Nivaldo de Andrade Júnior, Presidente da Direção Nacional do IAB.



Fontes:

- Engenharia Compartilhada

- ArchDaily Brasil

- Prêmio Rosa Kliass


Pós-Graduação