Estudantes australianos criam carro solar que bate recorde de menor consumo de energia do mundo



Estudantes australianos criam carro solar que bate recorde de menor consumo de energia do mundo
(Foto: Pplware/Reprodução)
 

Um grupo de estudantes da Universidade de New South Wales (UNSW), na Austrália, conseguiu superar o recorde estabelecido em um carro solar: o veículo passou de Perth a Sydney com apenas 42 euros. Ou seja, 4100 quilômetros gastando apenas 3,25 quilowatts por 100 km.


Apesar de vários contratempos, incluindo uma falha na suspensão traseira durante o Bridgestone World Solar Challenge 2017 e um incêndio na bateria, a equipe de 14 alunos completou a jornada de 4100 km sem problemas, com dois dias antes do previsto.


 

“Estou tão animado que conseguimos”, disse Courtney Morris, 20 anos, estudante de Engenharia Mecânica. “É sempre tão estressante ver o carro que você construiu com as próprias mãos na estrada; estou sempre com medo de que algo possa mudar a qualquer momento, mas tudo correu muito bem e a dinâmica do time foi ótima.”


 

O carro, chamado Sunswift Violet, é a sexta geração carro solar construído pela Sunswift.




(Foto: Pplware/Reprodução)
  

Para definir o recorde, a equipe teve que manter o consumo de energia do carro abaixo de 5,5 kWh/100 km. O consumo de energia real ao longo da viagem foi de uma média de 3.25kWh/100km, cerca de 17 vezes menos do que um carro australiano médio. Viajando uma média de 600 km por dia, Violet usou a mesma energia por dia que a de uma casa padrão (20-24kWh).


 

"A energia consumida foi cerca de 17 vezes menor do que a que um carro normal consumiria percorrendo a mesma distância", revelou o diretor da faculdade de engenharia da UNSW, Mark Hoffman. "É um carro que leva três passageiros e o condutor, além de não ser desconfortável para viajar", completou.


 

O time Sunswift é composto por estudantes de várias disciplinas, entre as quais Engenharia, Administração e Desenho Industrial. A equipe é mais conhecida pela participação nas edições do World Solar Challenge, a corrida bienal de veículos solares que acontece desde 2013 e atravessa o país por 3022 quilômetros, de Darwin, no Norte, até Adelaide, no Sul.


 

O país tem investido bastante em energia solar. Além dos carros na Austrália, já são instalados seis painéis solares a cada minuto. Há um milhão de casas usando algum sistema fotovoltaico.

  

 

Sobre o Violet

 


(Foto: Pplware/Reprodução)

 

O veículo atinge 140 km/h e os painéis solares conseguem garantir uma autonomia de 800 km, recorrendo à energia que vai sendo acumulada nas baterias. Este é o sexto carro solar projetado e fabricado pela equipe Sunswift e o primeiro veículo familiar de quatro lugares.


 

O veículo tem um comprimento de 5 metros, largura de 2,2 metros e tem 1,2 metros de altura. O seu peso é de 360 kg, graças a uma parte do chassi que é construído em fibra de carbono.


 

O painel solar do carro consiste em 318 células de silício monocristalino SunPower com uma eficiência de conversão de aproximadamente 22%. Os motores elétricos geram apenas 7 kW de potência.


 

O design foi adaptado para níveis aprimorados de conforto e estética através de seu design aerodinâmico, espaço na frente e na traseira, câmera reversa, sensores de estacionamento, tela interativa com GPS e ar condicionado.

 

Atualmente, o Violet está passando por uma série de atualizações mecânicas e elétricas para o Bridgestone World Solar Challenge de 2019.


Confira detalhes:


      

 

 

Leia também:

Sistema 'VAMO' de carros compartilhados é 100% elétrico e pioneiro na América Latina


  

Fontes:

- Sunswift Violet: Carro solar bate recorde ao conseguir percorrer 4100 km

- Estudantes criam um veículo solar com a maior autonomia alcançada até o momento e com o menor custo

- Estudantes australianos criam carro com menor consumo de energia do mundo

- Violet

  

Pós-Graduação