Estudante do MBA em Plataforma BIM do INBEC apresenta artigo científico na conferência eCAADe SIGraDi 2019 na Europa



Estudante do MBA em Plataforma BIM do INBEC apresenta artigo científico na conferência eCAADe SIGraDi 2019 na Europa
Registro da apresentação de Ítalo Guedes na conferência eCAADe SIGraDi 2019
 

O estudante do curso MBA em Plataforma BIM (INBEC/ UNIP em Recife - PE), Arquiteto e Urbanista Ítalo Guedes participou de Conferência Internacional eCAADe SIGraDi 2019 com o tema: “Arquitetura na era da 4ª Revolução Industrial”, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – Portugal.

 

O Aluno apresentou um Artigo Científico em uma das mais prestigiadas conferências do mundo de Projeto Arquitetônico Assistido por Computador / Gráfica Digital.

 

O artigo científico publicado e apresentado por Ítalo Guedes em inglês na conferência, trata de uma pesquisa que ele vem desenvolvendo no Brasil com o Professor Max Andrade junto à UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) a nível de Mestrado, utilizando metodologia BIM, com o tema: “Automatic Rule-Based Checking for the Aproval of Building Architectural Designs of Aiport Passenger terminals Based on BIM”, em português, “Avaliação Automática de Projetos Baseados em Regras para Aprovação de Projetos de Arquitetura em Terminais de Passageiros Aeroportuários com Base em BIM”.

 

Na ocasião, o Arquiteto também participou de um Workshop (pré-conferência) na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto - Portugal com o título: “Generative Design Workflows With Project Refinary and Dynamo, em português, “Fluxos de Trabalho de Design Generativo em Projetos com Refinary e Dynamo”.

 

Durante a conferência, Ítalo Guedes apresentou a sua pesquisa e assistiu à apresentação de outras pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por vários pesquisadores do mundo, adquirindo novos conhecimentos, ouvindo feedbacks e criando novos networkings com profissionais do setor AECO na Europa.

 

Para Ítalo, a Especialização que ele está desenvolvendo no INBEC (MBA em Plataforma BIM) agregou bastante valor para que ele pudesse desenvolver esse artigo, com a orientação do professor Max Andrade que faz parte do quadro de nossos professores do MBA, além de ter a oportunidade de ouvir feedbacks e manter o contato permanente com os demais professores Especialistas no MBA.

 

Acreditamos que a formação de Especialista em Plataforma BIM pode ser útil tanto para a vida profissional de nossos alunos, quanto para a vida acadêmica, possibilitando que o conhecimento adquirido nesta Especialização seja utilizado para fins profissionais e de pesquisa.

 

*O artigo publicado por Ítalo Guedes já está disponível para download através do link:

http://papers.cumincad.org/cgi-bin/works/paper/ecaadesigradi2019_613

 

MBA em Plataforma BIM -  Modelagem 3D, Planejamento 4D e Orçamento 5D / 6D / 7D

 




Com Coordenação dos Prof. M. Sc. Rogério Lima e M. Sc. Luiz Augusto Contier, o MBA em Plataforma BIM objetiva formar Gestores de BIM (BIM Managers) para atuar no desenvolvimento de projetos, gerenciamento e execução de obras prediais, que façam uso desta tecnologia.

 

Com a evolução das ferramentas tecnológicas, podemos afirmar, nos dias atuais, que a implementação BIM (Building Information Modeling) se faz presente, o que representa uma evolução dos processos convencionais (CAD) nas práticas de concepção, produção, gestão e entrega de projetos arquitetônicos e execução de obras, como também uma revolução, tanto no mercado como também no ensino e práticas de Engenharia e Arquitetura.

 

Portanto, é de extrema importância formar profissionais especialistas em BIM com habilidades e competências para atuar com esta nova plataforma e poder então encabeçar este processo de transformação na indústria da Construção Civil.

  


Pós-Graduação