Estruturas Metálicas: Veja Como Abordar Esse Conceito No Seu Projeto



Estruturas Metálicas: Veja Como Abordar Esse Conceito No Seu Projeto

Apesar de no Brasil ser muito forte o uso de concreto por profissionais de engenharia, as estruturas metálicas vem chamando atenção de quem busca por mais agilidade nas entregas. 

De acordo com um levantamento feito pela e8 Inteligência, empresa especializada em estudos e pesquisas de mercado nos setores de engenharia e industrial, em 2020, o faturamento bruto estimado das fabricantes do produto cresceu 49,3%, comparado ao ano anterior. 

O material é bastante utilizado em países da Europa, podendo ser aplicado em projetos de construções industriais ou de grande porte e em obras mais especiais, que exigem rapidez na produção. 

Além disso, o produto entrega versatilidade, economia de espaço, entre muitas outras vantagens. Quer saber como incorporá-lo em seus projetos? Continue a leitura!

O que são estruturas metálicas?

Tratam-se de elementos estruturais produzidos de material metálico. O aço é a matéria-prima mais utilizada para a sua produção. Ele costuma ser composto por ferro e carbono, o que lhe confere boa resistência. 

Dessa maneira, elas são usadas como um elemento de sustentação em construções civis, podendo ser aplicada em diversos tipos de projeto, como os de: 

• shoppings; 

• galpões; 

• prédios de múltiplos andares; 

• pontes; 

• viadutos; 

• edifícios cujo concreto não atenderia a necessidade; 

• entre outros. 

Embora não seja tão amplamente utilizado no Brasil, o material é comum desde o século XVIII na Europa e nos Estados Unidos, na execução de vigas, treliças de telhado, pergolados, barrotes de mezaninos, pilares, terças, pórticos, dentre outros. 

Mas não confunda as estruturas metálicas com as barras de aço usadas no concreto armado. Esses produtos têm funções e propriedades diferentes. Este último serve para garantir a resistência à tração das peças de cimento.

Quais os benefícios de usar estruturas metálicas em projetos de construção?

Algumas das principais vantagens de incorporar as estruturas metálicas nos seus projetos de obra são: 

• agilidade na entrega — por ser um produto fabricado fora do canteiro de obras, a equipe de construção ficará responsável apenas pela sua montagem; 

economia de espaço — os elementos são mais esbeltos, ocupando uma área menor. Além disso, para trabalhar com ele, não é preciso uma grande faixa de terra para armazenar insumos e ainda é possível reduzir significativamente a produção de entulhos; 

redução das cargas da fundação — diminui a carga de fundação, tornando-a menor que o comum. Isso é assegurado em função da leveza do material sobre o solo.

Como fazer um bom projeto de estruturas metálicas?

Agora que você já conhece os benefícios da utilização deste tipo de estrutura, veja o que é preciso para fazer um bom projeto utilizando o material:

Estude as fases do projeto

O primeiro passo para fazer um bom uso desses elementos metálicos é conhecer profundamente todas as fases do projeto. A obra deve ser organizada em cinco fases: 

1. estudo preliminar; 

2. concepção estrutural — quando são definidas a geometria, os modelos de elementos empregados, os materiais usados e as cargas que agem diretamente na estrutura; 

3. compatibilização de projetos — listagem dos elementos que serão evitados durante a execução da obra; 

4. análise estrutural e dimensionamento — determinação dos níveis de solicitação sobre os elementos estruturais; 

5. emissão ou finalização do projeto executivo.

Atenção aos pontos que podem prejudicar a durabilidade do material

É muito importante que o engenheiro esteja atento aos pontos que podem prejudicar a durabilidade do material. Por exemplo, a proximidade com o mar pode prejudicar essa estrutura, pois a maresia acelera o processo de corrosão de objetos metálicos.

Escolha dos equipamentos

A montagem de estruturas metálicas exige o uso de equipamentos específicos. Geralmente são usadas máquinas pesadas, como guindastes e gruas.

Tolerância da estrutura

Existe uma tolerância da estrutura que deve ser respeitada no desenvolvimento de projetos com elementos metálicos. Por isso, o engenheiro precisa ter atenção redobrada sobre esse aspecto para evitar prejuízos durante a obra ou até mesmo a sua inviabilização.

Armazenamento adequado

Apesar de ocuparem menos espaço, esses materiais também precisam de um local de armazenamento adequado. O mais recomendado é seguir as especificações do fabricante, evitando empilhar grandes quantidades de metal.

Outro ponto que vai te ajudar a produzir projetos incríveis e inovadores com esses elementos é ter um conhecimento aprofundado no assunto. Dominando o tema, será mais difícil cometer erros que podem comprometer a segurança das suas obras ou mesmo inviabilizá-las. 

A INBEC, referência em cursos de pós-graduação em engenharia e arquitetura, oferece uma especialização focada em estruturas metálicas, que aborda desde o uso de recursos computacionais até a teoria dos mecanismos e comportamento do aço. Veja agora mais detalhes sobre ela.