Equipe de estudantes brasileiras vence concurso para transporte público pós-pandemia no Canadá



Equipe de estudantes brasileiras vence concurso para transporte público pós-pandemia no Canadá
Projeto "Overtime" - ArchDaily/Reprodução


As Universidades de Concordia e Montreal, ambas no Canadá, organizaram um concurso internacional para estudantes que desafiava os participantes a reimaginar a experiência do transporte público em uma metrópole pós-pandemia. O certame tinha como objetivo estimular o debate sobre novas experiências proporcionadas pelo transporte público visando melhorar a resiliência urbana.


Entre as mais de oitenta propostas recebidas, os organizadores buscaram identificar aquelas que melhor abordavam a temática a partir das novas narrativas associadas ao transporte público no contexto de (pós)pandemia; propostas de desenho que promovam o uso do transporte público; e princípios de design que fomentem novas experiências dos sistemas públicos de transporte. 


O projeto Overtime, desenvolvido pelas estudantes Juliana Alexandrino Baraldi, Carolina Cipriano de Oliveira e Natália Chueiri, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, sob orientação do professor e arquiteto Ricardo Gonçalves, foi um dos cinco premiados na competição. A proposta consiste em "uma nova ideia para a população sair do desconforto sensorial, proporcionando um ambiente apreciável pela sociedade, e demonstrando que o ir e vir pode ser como andar pela rua e trazer de volta aquela vontade de usufruir desses meios de transporte."



Projeto "Overtime"- ArchDaily/Reprodução



De acordo com as autoras do projeto, "a pandemia nos trouxe 'o novo agora', uma nova forma de ver a vida e realizar nossos hábitos. Quando falamos em pandemia, logo pensamos no medo de lugares fechados, de aglomerações e no risco de contaminação, aspectos estes que não eram nossas preocupações há um ano e meio." Este cenário, dizem as estudantes, "gera certo desconforto na utilização do transporte público, principalmente por se tratar de um local com pouca ventilação e no caso do metrô, sem iluminação e ausência da paisagem natural. Estes pontos agora são muito valorizados, uma vez que proporcionam segurança e em parte, alívio."



Projeto "Overtime"- ArchDaily/Reprodução



A solução para a equação pode estar em levar a paisagem para dentro do sistema de transporte urbano:


‘’Para acabar com as sensações negativas de estar no subsolo e fazer com que a população participe da dinâmica da natureza, foi pensado em um meio de trazer a paisagem de fora em tempo real através de painéis iluminados que transmitem o decorrer do dia e do ano (incluindo as estações), captados por câmeras externas instaladas na superfície da entrada das estações, promovendo, assim, conforto, acolhimento, segurança para todos os cidadãos. ‘’


Projeto "Overtime"- ArchDaily/Reprodução



A organização do concurso atribuiu ainda uma menção honrosa a outra equipe brasileira – vinda da mesma instituição de ensino e orientada pelo mesmo professor. O projeto Cubic, desenvolvido por Ana Beatriz Azevedo, Isabela Lourenção, Júlia de Carvalho, Nicole Bringel, Rebeca Elias e Victor Rogato, consiste em "um ponto de ônibus modular, capaz de se adaptar às diferentes tipologias de ruas e calçadas encontradas em qualquer cidade pelo mundo" e foi concebido para "alcançar uma experiência interativa e intuitiva para usuários diários e visitantes."


Projeto "Cubic"- ArchDaily/Reprodução



Segundo a equipe, "cada módulo tem uma função e formato único, que são compatíveis entre si, independente da ordem utilizada. A intenção é um projeto flexível que permite uma variedade de opções para melhor satisfazer às necessidades de uma região, permitindo organizar e implantar cada modelo de maneira única." A proposta oferece, ainda, uma solução para o problema da higienização do transporte público:


Cubic foi projetado para uma experiência pós pandêmica onde os usuários possam se sentir seguros ao realizar atividades diárias. Os bancos são interligados com um sistema de luzes que interagem com os assentos, evitando o contato direto entre as pessoas e permite, ainda, a higienização necessária dos transeuntes quando anexado o módulo de lavatório.


Projeto "Cubic- ArchDaily/Reprodução



A The Concordia University Research Chair in Integrated Design, Ecology And Sustainability for the Built Environment (ideas-be)  concentra-se no estudo de projetos e práticas de design para o ambiente construído situado no cruzamento de questões culturais, sociais, ambientais e econômicas. 


Considera a sustentabilidade como um paradigma que atravessa as principais disciplinas e profissões relacionadas com o design para o ambiente construído (desenho urbano, arquitetura e paisagismo). Este programa de pesquisa identifica, categoriza e dissemina transformações estratégicas de intenções sustentáveis ​​na concepção do ambiente urbano construído. 


O objetivo principal é entender melhor como os designers vão além das injunções atuais das normas e políticas ambientais para alcançar um equilíbrio criativo entre a ética do design e a estética em seus projetos de espaço público - uma questão que permaneceu amplamente sem solução na teoria do design recente.


Como os imperativos atuais de design responsável e ecológico no ambiente urbano construído engendram mudanças produtivas na teoria e prática do design e nos métodos de design e criatividade?


O objetivo geral deste projeto de pesquisa CURC é assumir um papel de liderança e garantir uma figura ativa central nas discussões e iniciativas em andamento em torno do design sustentável do ambiente construído. Os quatro principais objetivos científicos e pedagógicos são:


  • Realizar pesquisas fundamentais sobre sustentabilidade e design para o ambiente urbano construído;

  • Criar novos programas e cursos pedagógicos (graduação e pós-graduação);

  • Construir um Living Lab para a concepção e design de espaços urbanos sustentáveis;

  • Desenvolver colaborações internacionais e nacionais.



Fonte: 

- ArchDaily Brasil

- ideas be



Pós-Graduação