Engenharia de Combate a Incêndio - Entenda a necessidade atual de profissionais com conhecimento pleno



Engenharia de Combate a Incêndio - Entenda a necessidade atual de profissionais com conhecimento pleno

Com a evolução da sociedade e a expansão das pequenas e médias empresas pelo país, a necessidade de profissionais qualificados para legalizar as edificações junto ao Corpo de Bombeiros e/ou à Prefeitura no que tange à Segurança contra Incêndio é cada vez mais essencial.

 

Além disso, motivado pelo grande incêndio na Boate Kiss, ocorrido na noite de 27 de janeiro de 2013, foi publicada a lei Federal 13.425 em 2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público à nível nacional, ampliando mais ainda as oportunidades e procura por profissionais de Engenharia e Arquitetura com expertise em Segurança contra Incêndio e Emergências.

 

Por isso, é primordial que exista um curso com abordagem técnico-científico sobre as legislações federais e estaduais em relação a segurança contra incêndio, como a Extensão em Projeto de Combate a Incêndio: Elaboração e Dimensionamento de Hidrantes e Mangotinhos.

 

 


Extensão em Projeto de Combate a Incêndio: Elaboração e Dimensionamento de Hidrantes e Mangotinhos

 

Trata-se de um Curso novo e pouco conhecido no Brasil, pois poucos profissionais detêm o conhecimento pleno sobre Engenharia de Combate a Incêndio. Todavia, é um curso muito buscado pelos profissionais de Engenharia, Arquitetura e áreas afins.

 

Não existe um padrão legislativo de dimensionamento para todos os estados do Brasil, uma vez que a norma regulamentadora de nº 23 do Ministério do Trabalho prevê que todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

 

Contudo, desenvolvemos um Curso onde o aluno irá aprender a dimensionar um sistema de combate a incêndio contemplando extintores, hidrantes e mangotinhos. A abordagem é prática e o aluno precisará operar o AutoCAD e manusear planilhas.

 

Iremos abordar o sistema de combate a incêndio de forma prática e objetiva, suficiente para que o aluno possa elaborar qualquer projeto, contemplando redes de hidrantes e mangotinhos.

 

Será feito também o dimensionamento teórico, observando todos os cálculos necessários para compreender a física do processo e, assim, concluir qual o tipo de bomba necessária para aprovar um projeto junto ao Corpo de Bombeiros. Contudo, vamos elevar esse Curso a um nível mais alto e profissional, em que o aluno vai ter acesso a uma planilha de dimensionamento de hidrantes.

 

Após o cálculo teórico, realizaremos o cálculo utilizando uma Planilha no Excel em que os resultados já sairão automaticamente com a aplicação dos elementos de todo o sistema, ou seja, você vai aprender a operar uma planilha. Com isso, você vai obter os resultados de forma muito mais prática, necessários para você aprovar o projeto junto ao Corpo de Bombeiros.

 

Há uma dificuldade muito grande no âmbito da Engenharia e da Arquitetura em compreender a questão do dimensionamento de hidrantes e mangotinhos, já que pouco sobre isso é ensinado nas faculdades. Por este motivo, o Curso é muito importante para quem é do campo e deseja atuar no ramo.

 

Serão utilizadas uma diversidade de legislações de segurança contra incêndio, dentre elas a IT de nº 22 do Corpo de Bombeiros de São Paulo, como referência para dimensionar o sistema de hidrantes e mangotinhos. Utilizaremos ainda a NBR 13.714 e a NBR 12.693 para dimensionarmos extintores e observarmos a abordagem de alguns estudos de caso para consolidar melhor a teoria.

 

O Curso é denso, com muita informação relevante onde o aluno poderá obter um resultado muito rápido de seu investimento. Um projeto simples, que contemple somente o dimensionamento de extintores, placas luminárias e saídas de emergência, já possibilita ao profissional um retorno do que fora investido, ou seja, com o acréscimo do conhecimento que será adquirido através do Curso, de elaborar um projeto simples em que o profissional tende a não gastar mais que três horas, serão obtidos ótimos resultados.

 

Será dado todo o embasamento teórico para dimensionar o sistema e a novidade é que, além de ministrar a parte teórica, o aluno levará para casa uma planilha de dimensionamento de sistema de hidrantes e mangotinhos com toda a informação para operá-la. Além disso, repassaremos projetos aprovados junto ao Corpo de Bombeiros em AutoCAD, para que de forma profissional ele já possa elaborar o seu projeto com todas as ferramentas necessárias.

 

Serão 20 horas de muita teoria e prática, com as ferramentas necessárias para iniciar a carreira no ramo da Engenharia Contra Incêndio. Quanto maior o conhecimento adquirido, maior será seu lucro.

 

O Curso vai atender às expectativas da Lei 13.425 de 2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. Dentre suas previsões, destaco que as faculdades deverão incluir na grade curricular do curso de Engenharia e Arquitetura a disciplina de Segurança Contra Incêndio, sendo mais uma razão para você estar conosco.

 

Bem sabemos que o mercado de Engenharia Contra Incêndio é dominado por poucos profissionais a nível de Brasil. Porém, vamos compartilhar conhecimento e materiais suficientes para que você possa dominar o assunto. O curso está, mais uma vez, em consonância com a Lei 13.425, que também abrange a segurança contra incêndio em relação aos convênios que as Prefeituras deverão fazer om o Corpo de Bombeiros de seu estado, no sentido de fiscalizar e preparar sua equipe técnica. Quanto maior a abrangência da fiscalização, maior será a demanda por profissionais.

 

Mediante essa previsão na Lei, o mercado irá começar (e já começou) a sofrer um aquecimento. Além disso, as faculdades também são obrigadas a contratar professores para ministrar a disciplina nos cursos de Engenharia e Arquitetura, contudo, não há professores suficientemente capacitados para atender a demanda da disciplina.

 

Um engenheiro/arquiteto precisa saber dimensionar um projeto de combate a incêndio e dominar conhecimentos sobre tudo que envolve luminárias, extintores, cargas, saída de emergência, escada, plano de emergência, etc. Essas e outras importantes informações também serão repassadas.

 

Como projetista, profissional da Engenharia Civil e da Engenharia de Segurança que sou, irei ministrar o curso a fim de que você obtenha o conhecimento e competitividade necessários no mercado. Com mais de 12 anos de experiência como Bombeiro Militar, poderemos ainda transmitir informações do que é necessário para aprovar um projeto, compartilhando um pouco de nossa experiência de combate a grandes incêndios.

 

Aguardarei você em nosso Curso para que possamos ampliar seus conhecimentos e possibilitar sua inserção neste mercado tão promissor!

 

Forte Abraço!


Bombeiro Militar especialista em vistorias técnicas de segurança contra incêndio pelo Corpo de Bombeiros do Pará (CBMPA), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - Devry, Especialista em Física - UFPA, Graduado em Engenharia Civil - UFPA, Graduado em Física - UFPA.