Engenharia: 5 dicas para se destacar no mercado

Engenharia: 5 dicas para se destacar no mercado


Edifícios, automóveis, pontes e aviões. Tudo isso e muito mais pode ser pensado e desenvolvido pelos profissionais da Engenharia. Como nesta segunda-feira, 11 de dezembro, é comemorado o Dia do Engenheiro, separamos cinco dicas para você, engenheiro, se destacar e inovar no mercado. 


Conheças outras áreas

Como essa é uma área muito ampla, os conhecimentos são muito diversos e a gama de tecnologias disponíveis é enorme. Explore esta diversidade para se tornar um profissional mais versátil e completo. Mesmo que continue na mesma empresa, procure variar as suas funções e responsabilidades e, até mesmo, o seu cargo.

Outro ponto que facilita essa “mudanças de ares” é que muitos engenheiros, com o passar do tempo, acabam assumindo funções administrativas e se afastam dos trabalhos práticos. Mas isso depende muito dos objetivos de cada profissional e do plano de carreira oferecido por empregador.


Não pare de estudar

A Engenharia é o quarto curso mais procurado no Brasil, perdendo apenas para Administração, Direito e Pedagogia. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP), são 20 mil novos profissionais no mercado a cada ano. É aí que entra a oportunidade de fazer cursos de extensão ou Pós-Graduação, conquistando um diferencial no mercado.

Além de melhorar o currículo, a especialização contínua mostra que o profissional possui atitude de buscar sempre o aperfeiçoamento e não fica estagnado. Traços muito valorizados nos processos de contratação.


Network é importante sim!

Ter uma boa rede de relacionamento é essencial para qualquer profissional. O networking serve tanto para a eficácia na produtividade da empresa que você trabalha, como também para abrir as portas para futuras necessidades que possam serem supridas.

Inclusive, você já tem uma conta no LinkedIn? A rede social é exclusiva para profissionais e apresenta mais de 200 milhões de usuários, sendo 3 milhões de páginas de empresas. Ao manter o seu perfil atualizado, muitas oportunidades podem surgir.


Aprenda outro idioma

O português não é um dos idiomas mais populares ou usados no mundo, por isso é importante que você se dedique para aprender novas línguas. Além do básico inglês e espanhol, outras como o francês e até o alemão podem fazer toda a diferença para sua colocação no mercado de trabalho. Já pensou construir pontes na China? É só aprender mandarim!


Fique de olho nas novidades

Para se tornar um engenheiro inovador, é preciso estar sempre antenado com os assuntos em destaque, pesquisar bastante e trocar informações. É assim que se descobre novas tecnologias e técnicas para melhorar sua rotina no trabalho, além de ficar por dentro de eventos da área, como o Workshop Luso-Brasileiro de Engenharia Diagnóstica (Wlbed) e o Concrete Show.

A nossa sugestão é você fique ligado em sites segmentados, como Blog da Engenharia e Engenharia Civil, e grandes portais, como G1 e Exame.


Daniel Costa

Editor de Conteúdo

Educar, formar e preparar Profissionais dentro das normativas aplicáveis ao ensino superior.

INBEC FORTALEZA - MATRIZ
Rua Joaquim Nabuco - 2906 - Dionísio Torres - Fortaleza - CE
CEP: 60125-121
Contato: (85) 3215-6400 | (85) 9 8956-8856
E-mail: fortaleza@inbec.com.br
>> Nossas Unidades