Engenharia 4.0 — Entenda As Principais Adaptações Do Mercado



Engenharia 4.0 — Entenda As Principais Adaptações Do Mercado

Você já ouviu falar de engenharia 4.0? Esse termo foi criado após a constatação da transformação digital no mundo dos negócios, principalmente no setor da construção civil.  

Se você deseja ser um profissional completo, que atenda as demandas da área e pretende ter um crescimento significativo na sua carreira, esse é um tema muito importante de se aprofundar. 

Continue lendo este artigo e descubra as principais adaptações da engenharia 4.0 no mercado. 

O que é engenharia 4.0?

A era da engenharia 4.0, também conhecida como manufatura avançada, tornou-se destaque nos últimos anos, pela necessidade do mercado de se reinventar e ser mais dinâmico. 

Esse é um novo modelo de atuação, que possui conectividade, grande volume de dados compartilhados e diferentes ferramentas que vão contribuir para a melhoria dos resultados e mais eficiência nos processos. 

Trazer esse dinamismo para o universo de todos os tipos de engenharia, é fundamental para otimizar os processos, como a implementação de um software que prevê os desperdícios, fazendo com que ele seja reduzido, tornando mais fáceis e ágeis na hora de solucionar este problema. 

Quais as principais adaptações da engenharia 4.0?

Com o setor cada vez mais competitivo, conhecer as novas adaptações para esse segmento, é fundamental para você que quer ser um profissional mais capacitado e qualificado para o mercado de trabalho. 

Veja a seguir:

Máquinas inteligentes

Você já parou para pensar como funcionavam as máquinas industriais antigamente? Ao contrário do que vemos nos dias de hoje, elas eram controladas manualmente, dependendo totalmente de um ser humano para produzir. 

Com o surgimento da tecnologia e a indústria cada vez mais automatizada, muita coisa mudou, precisando cada vez menos de mãos humanas para que os processos sejam realizados. 

As máquinas inteligentes, possuem habilidades que envolvem velocidade e alta capacidade para registrar dados, criando redes de conexão na cadeia de produção, com o objetivo de identificar falhas e prever a necessidade de manutenções. 

Big Data

O Big Data é um conceito muito conhecido na área de TI (Tecnologia da Informação). O termo diz respeito ao tratamento, análise, compartilhamento e armazenamento de um grande conjunto de dados. Isso é importante para tomar decisões mais estratégicas e encontrar soluções para diferentes situações no dia a dia. 

Para o engenheiro, o Big Data se tornou indispensável na sua rotina de trabalho, principalmente na construção civil, podendo ajudar a melhorar a performance do setor, reduzir desperdícios e custos e trazer mais produtividade para as empresas.

Softwares para gestão de projetos

Para a gestão de projetos, também foram criadas inovações muito significativas para a vida corporativa de um engenheiro. 

Os softwares para engenharia contribuem para o aumento da produtividade, traz mais precisão para os resultados e evita possíveis retrabalhos. Entre os mais comuns estão:

  • Navisworks;

  • OrçaFascio;

  • MS Project.


Para ficar ainda mais por dentro desse assunto, leia o artigo sobre como a tecnologia na engenharia pode ajudar nos processos do dia a dia!.