Empresa transforma resíduos plásticos em moradias populares no México



Empresa transforma resíduos plásticos em moradias populares no México
(Foto: Engenharia E/Reprodução)

 

 

Fundada pelo empresário mexicano Carlos González, a EcoDom transforma plásticos reciclados em casas acessíveis para famílias de baixa renda

 

 

Apesar de todos os programas de reciclagem, o planeta ainda está cheio de plástico, empilhado em aterros e nadando em nossos mares. Alguns tipos de plástico levam até 1.000 anos para se decompor enquanto suas toxinas vazam no solo e na água.

 

O plástico não é biodegradável. Portanto, os sacos plásticos que jogamos fora descuidadamente permanecem intactos por centenas de anos. Eles não se decompõem em moléculas menores e retornam à natureza. Todos os anos são jogados plásticos suficientes para circular a Terra quatro vezes.

 

Em meio a esse contexto, dois mexicanos desenvolveram um método que está solucionando dois grandes problemas das metrópoles: a falta de moradia e a destinação incorreta do lixo plástico.

 

Os materiais usados nas construções são: garrafas vazias e brinquedos descartados. Estes materiais são encontrados em abundância pelas ruas dos grandes centros urbanos e com toda essa matéria-prima, o método tem ajudado muitas pessoas no México, provando sua eficiência.

 

O material é derretido para formar grandes painéis, que são usados como paredes e tetos. Para cada residência de 40 metros quadrados são usados 80 painéis. A casa é dividida em dois quartos, um banheiro, uma sala de estar e uma cozinha. Em cada uma delas são usados cerca de dois mil quilos de lixo processado.

 


(Foto: Engenharia E/Reprodução)

 

 

O projeto desenvolvido pela startup EcoDom de Carlos Daniel Gonzalez e Nataniel pode alterar o modo pelo qual as pessoas fazem suas residências. Segundo eles, o material fabricado é durável e resistente. O resultado é uma casa com isolamento acústico e térmico, de baixo custo e que ajuda o meio ambiente.

 

 

EcoDom

 


(Foto: Ventures Africa/Reprodução)

 

Carlos González cresceu nas montanhas próximas a Puebla, uma das regiões mais desfavorecidas do país, cercada pela pobreza, falta de acesso à moradias decentes e poluição plástica. Ele concebeu e criou seu modelo de negócios em 2012.

 

“Nosso objetivo é limpar profundamente o México e o mundo de plástico, aproveitando o potencial de construção de suas propriedades - ele não se biodegrada, não é úmido ou consumido por traças”, explica o empresário. A empresa recicla principalmente PET, mas também polietileno de alta densidade (HDPE), polipropileno e acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), geralmente encontrados em baldes, brinquedos ou bolsas quebradas.

 

González compra o material por quilograma de pequenas empresas ou de colecionadores independentes com quem a empresa trabalha regularmente. A EcoDom também organiza operações de coleta de lixo em Puebla, onde voluntários se juntam aos funcionários da empresa para coletar plásticos de residências ou empresas.

 

“Selecionamos os plásticos e os trituramos através de um processo industrial para transformá-los em flocos, que são então colocados em um molde, derretidos e, uma vez no estado de plasma, levados a uma prensa que aplica pressão para produzir a matéria-prima de nossos produtos”, explica González.

 

Para criar um muro, a empresa transforma cerca de seis quilos de plástico. Todo o processo custa de 50 a 60 pesos mexicanos, ou quase três dólares.

 

O EcoDom gera receita com a venda de materiais de construção derivados de plástico, como paredes, louça de barro, mezaninos e telhados térmicos; mas também da construção de casas e venda de propriedades para famílias de baixa renda.

 

Aproximadamente 10% de seus lucros são destinados a causas sociais. Com esses recursos, a empresa pode vender casas de 42 metros quadrados parcialmente subsidiadas por 5.000 pesos (US $ 265) ou quartos individuais por 1.000 pesos. Os compradores podem pagar com trabalho, em vez de dinheiro.

 


(Foto: Ventures Africa/Reprodução)

 

“Nossas casas custam menos do que outras feitas inteiramente de concreto. Uma das vantagens de nosso sistema é que o material pode resistir até o dobro da carga dos materiais de construção tradicionais, o que acelera a fase de construção e permite uma economia de até 25% do custo total. Os materiais de construção tradicionais resistem a 2,5 quilos por centímetro quadrado, enquanto o nosso pode suportar até 5,3 quilos por centímetro quadrado ”, diz o CEO da EcoDom.

 

A empresa também começou a doar casas para famílias em 2017. Já foram investidos mais de oito milhões de pesos, despertando também o interesse de empresas de países como Índia, Canadá, França, Brasil, África do Sul, Guatemala e República Dominicana.  

 

 

 

Consciência Ecológica e Vantagens

 


(Foto: EcoDom/Reprodução)

 

·         No México, 800 mil toneladas de resíduos plásticos são produzidos anualmente e apenas 15% são reciclados; o restante levará em média 500 anos para se degradar.

 

·         Na EcoDom, há a capacidade para reciclar 15.000 kg de resíduos sólidos, o equivalente a 1.200 paredes, pisos ou tetos pré-fabricados por semana.

 

·         Os produtos oferecem resistência máxima e alta qualidade, proporcionando segurança e uma vida sustentável.

 

·         Resistência: Aumenta a força estrutural de um edifício em até 10 vezes.

 

·         Velocidade: Acelera o processo de construção em até 400%.

 

·         Economia: Reduz e melhora os custos finais para economia de mão-de-obra.

 

·         Térmica: Sistema altamente térmico que contém um espaço aéreo interno.

 

 

Produtos desenvolvidos pela EcoDom

 


(Foto: EcoDom/Reprodução)

 

·         Paredes estruturais: Contém uma estrutura interna feita de resíduos sólidos de plástico, que serve como isolante térmico, bem como uma estrutura interna.

 

·         Telhados estruturais: Contém um teto de concreto de 2 cm de espessura.

 

·         Telhado térmico: Contém um cubo térmico, composto principalmente de termoplásticos reciclados, que são previamente transformados em um processo exclusivo do EcoDom. Este cubo térmico permite a contenção de um espaço aéreo interno, o que impede a transmissão direta da temperatura para as salas ou espaços.

 

·         Vigas estruturais: Eles têm a função de ser um mezanino, além de servir de base para tetos térmicos estruturais para construções ecológicas, servindo como base sólida e como teto.

 

 

Fontes:

- EcoDom

- Ventures Africa

- Engenharia E

- Lady Freethinker

- Your Story


Pós-Graduação