EcoHotel Vale das Nuvens no Ceará tem chalés feitos com plástico reciclado



EcoHotel Vale das Nuvens em Guaramiranga tem chalés feitos com plástico reciclado

A Impacto é uma empresa cearense de médio porte, com mais de 20 anos de atuação na construção civil. A preocupação com a sustentabilidade ambiental está presente em todas as etapas de produção, bem como a busca constante de maior produtividade, com qualidade, baixo custo e segurança. 

Observando o sucesso difundido das suas Caixas de plástico reciclado para lajes nervuradas, a empresa desenvolveu o projeto e passou a produzir módulos intercambiáveis: leves, baratos, ecologicamente vantajosos e com alta qualidade.


Canteiros de Obras totalmente executado com a tecnologia Impacto (Esquerda); EcoHotel Vale das Nuvens (Direita)



Esses módulos habitacionais, também conhecidos como Casas de Plásticos, alinharam a expertise já adquirida pela Impacto na montagem de cimbramentos e desenvolvimento de moldes plásticos, com a necessidade latente de soluções baratas, sustentáveis e com boa qualidade para aliviar o déficit habitacional existente no Brasil. Portanto, visando se inserir nessa lacuna do mercado, a Casa de Plástico foi projetada de forma modularizada para que sua aplicação seja a mais abrangente possível.


Entre as atuais diversas aplicações dessa tecnologia, algumas das mais notórias são: Canteiros de Obra, Salas de Aula, Escritórios, Casas de Plástico e o EcoHotel Vale das Nuvens.



PROBLEMA

A utilização de novas tecnologias na fabricação de edificações é ainda recente e de pouca difusão, tanto nos meios acadêmicos como empresariais. A Impacto já desenvolveu vários produtos e processos inovadores com a utilização do plástico 100% reciclado, em substituição à madeira.


Com as inovações da empresa, hoje ela projeta e constrói peças de plásticos para a confecção de vários componentes utilizados na construção de edificações de concreto, resultando num sistema produtivo de baixo peso, flexível, seguro, de fácil manuseio, que promove bom acabamento, e que facilita a colocação de eventuais revestimentos, é de fácil utilização, dispensando mão-de-obra especializada, é ecologicamente sustentável, de baixo custo e promove a elevação da produtividade.


ECOHOTEL VALE DAS NUVENS

Nesse estágio do desenvolvimento da inovação foi necessário a realização de ensaios em condições de temperaturas menores do que as existentes em Fortaleza. Os pesquisadores da UFC recomendaram que as temperaturas externas sejam, no mínimo, 40% inferiores às de Fortaleza

Dessa forma, com objetivo de estudar o comportamento da Casa de Plástico em um ambiente com temperaturas baixas, a empresa Impacto montou e realizou ensaios na versão convencional da Casa de Plástico na cidade de Guaramiranga, cuja média fica de temperatura fica em torno de 18º C, onde o proprietário da empresa, Eng. Joaquim Antônio Caracas, possui uma propriedade com área aproximada de 200 ha.

A equipe técnica da UFC identificou um espaço na propriedade de Guaramiranga, com área livre em torno de 1 ha, para ser realizado o experimento. Além das medições de temperatura para definir o nível de conforto térmico, os pesquisadores da UFC recomendaram a realização de uma pesquisa para identificar o nível de satisfação sensorial por parte de usuários, a ser realizada nos fins de semana. 

Portanto, tendo em vista o potencial turístico da localidade e com o objetivo de obter um maior número de usuários para amostragem, o projeto adotou prática de locação, baseada em diárias, para as Casas de Plástico. Com isso, inaugurou-se o EcoHotel Vale das Nuvens.


Dessa forma, com a necessidade da instalação das Casas de Plástico (Chalés), a Impacto, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura do município de Guaramiranga, em 2010, obteve o alvará provisório para que o projeto tivesse andamento. A licença de operação foi atualizada e regulariza ao longo do período experimental até os dias atuais.


Foto aérea do EcoHotel Vale das Nuvens. 


Como foi designada ao projeto uma equipe para gerenciar e avaliar a medição dos valores diários de temperatura, umidade relativa do ar e velocidade do vento, está sendo possível realizar estudos comparativos do desempenho térmico em temperaturas que variaram de 30ºC a 15ºC.


Além de propostas de melhorias para o rendimento da Casa de Plástico, está sendo possível verificar a capacidade das paredes de transmitir para o espaço interno a radiação solar absorvida externamente, em função do coeficiente de absorção e índice de refletividade.


A atual da Casa de Plástico prova-se ter um bom conforto térmico durante o dia e durante a noite, visto que a temperatura é baixa no período matutino e a Casa deverá reter a temperatura para o período da noite. Ela também se provou resistente tanto às intempéries do clima local, como às sequelas do tempo, pois desde o início do projeto até os dias atuais, o experimento encontra-se intacto.


Outro ponto relevante para a iniciativa, foi o fato que durante a implantação do hotel não foram gerados resíduos de construção, pois além da tecnologia da Casa de Plástico descartar a necessidade de alicerces e movimentações de terra, que podem ser entendidos como unidades móveis (tipo trailer ou stands), a sua montagem é efetuada sob o processo de coordenação modular, onde todo os materiais utilizados já vêm previamente separados em projeto para serem aplicados na construção das mesmas. 


Assim, por não haver perda de materiais e consequentemente geração de resíduos, revelou-se desnecessária a elaboração de um memorial descritivo para gerenciamento de refugos. O fato das instalações do hotel não necessitarem qualquer alteração no terreno e consistirem em um novo método de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, atendem as exigências estabelecidas nos Alvarás


Chalé de plástico no EcoHotel Vale das Nuvens.


Mesmo não havendo impactos ambientais significativos, visto que o experimento foi realizado através de construções provisórias, a preocupação com a preservação ambiental sempre foi presente, pois mesmo com a pequena utilização das habitações, foi implementado um sistema de saneamento através de Biodigestores da marca ForteLev, com eficiência de 80%, feitos de materiais plásticos, enquanto as fossas convencionais possuem eficiência em torno de 40%.


Da mesma forma, os reservatórios d’água de material plástico, também, foram adquiridos com produtos disponíveis no mercado. O fornecimento de energia é abastecido por painéis solares fotovoltaicos, instalados nas cobertas de cada chalé, e a torre eólica (Aerogerador) fornecida pela American Resource&Energy (ARE) com capacidade de até 100kW.


Outro ponto relevante para a iniciativa, foi o fato que durante a implantação do hotel não foram gerados resíduos de construção, pois além da tecnologia da Casa de Plástico descartar a necessidade de alicerces e movimentações de terra, a sua montagem é efetuada sob o processo de coordenação modular, onde todo os materiais utilizados já vêm previamente separados em projeto para serem aplicados na construção das mesmas. 


Assim, por não haver perda de materiais e consequentemente geração de resíduos, revelou-se desnecessária a elaboração de um memorial descritivo para gerenciamento de refugos. A casa de um morador, em alvenaria, está sendo utilizada para o desenvolvimento de um estudo comparativo entre uma habitação construída com material convencional de alvenaria e a inovação de Plástico, da Impacto.


Foto evidenciando a utilização do cimbramento Impacto para sustentar a recepção do hotel e consequentemente descartando a necessidade de alicerce.



Considerando a disponibilidade de área e as condições climáticas do local, foi possível construir um ambiente autossustentado, onde são desenvolvidasatividades de produção de hortaliças, plantas medicinais, flores, plantas ornamentais, produção de plantas nativas da região para reflorestamento de áreas degradadas. Incluindo também os demais ambientes com compõem o EcoHotel, como área gourmet de alimentação, espaço de convivência entre os usuários, piscina, parque para recreação infantil, entre outros. 


Os Chalés constataram que as Casas de Plástico podem ser adaptadas a padrões que exigem maiores detalhes e melhores acabamentos em sua composição. Evidenciando-se mais uma vez a capacidade que o projeto tem em atender às diversas demandas sociais nas mais variadas aplicações possíveis. O EcoHotel Vale das Nuvens foi concebido no entendimento de que o conceito de sustentabilidade supera as questões econômicas, e inclui o fomento de valores ambientais, sociais e culturais, e a participação coletiva na busca de transformação da realidade.


Ao contrário dos hotéis existentes, construídos de concreto, alvenaria ou madeira, foi totalmente construído com plástico reciclado, sendo o primeiro do mundo a utilizar esse material. Preservando a beleza da mata atlântica do local, sua construção foi de baixo custo de produção, mas sem geração de resíduo, sem desperdícios, seguro, e de qualidade. 


Todas as dependências são construídas em materiais sustentáveis. Usa energia solar para aquecimento de água, tratamento sanitário, em filtros de plástico, com eficiência de 85%, contra 40% dos sistemas convencionais, dispõe de aerogerador para iluminação, horta orgânica, Farmácia Viva (fitoterápicos), produção de frutas orgânicas e de peixes. 


Tem plano de coleta seletiva e de reciclagem do lixo, desenvolve atividades de educação ambiental para a comunidade, e possui programa zero carbono, com plantio de árvores. Apoia a formação e difusão da cultura local (música e teatro) e do empreendedorismo (artesanato). Esses são diferenciais do Hotel de Plástico, que já é atração turística em Guaramiranga, e que permite à Impacto comercializar o produto para o mercado de habitações temporárias e de casas de luxo, com competitividade.




Pós-Graduação