Diferença Entre Pós-Graduação E Curso De Extensão



Conheça as diferenças entre pós-graduação e curso de extensão

Entender as características de diversas modalidades de ensino é uma dificuldade encontrada por muitas pessoas que desejam ingressar na vida acadêmica. E uma das maiores dores é saber a diferença entre pós-graduação e curso de extensão. 

Você conhece as especificidades desses termos? Se a resposta for não, não precisa se preocupar! Nós iremos te ajudar a entender todas as suas particularidades e o que significa cada uma delas. 

Continue lendo este artigo e descubra!

Qual a diferença entre pós-graduação e curso de extensão? Conheça todos os detalhes

Apesar de serem nomes muito comuns no dia a dia acadêmico, muitos candidatos que desejam entrar em uma universidade novamente não sabem o que eles realmente significam, principalmente aqueles que ainda não tinham pensado em fazer um curso de especialização. 

Por isso, para facilitar o seu entendimento, nós do INBEC, iremos explicar a diferença entre pós-graduação e curso de extensão, além de todos os detalhes sobre essas modalidades de ensino. 

Veja a seguir: 

Pós-graduação

A pós-graduação é um tipo de especialização direcionado para pessoas que já possuem um diploma de graduação. Ou seja, é ideal para quem deseja adquirir ainda mais conhecimento sobre uma determinada área de atuação ou para aqueles que querem se inserir em outro tipo de mercado. 

No entanto, a pós-graduação é dividida em duas frentes: lato-sensu e stricto-sensu. Cada uma dessas especializações possuem particularidades diferentes e que podem impactar diretamente na sua carreira. Veja abaixo:

  • lato-sensu: mais voltada para a parte mercadológica, onde terá aprofundamento em cursos que abordam um segmento específico, como a especialização em plataforma BIM;

  • stricto sensu: ideal para candidatos que desejam seguir sua vocação para uma carreira acadêmica, como mestrado ou doutorado, por exemplo. 

A pós-graduação varia de 18 a 24 meses de duração. 


Curso de extensão

O curso de extensão é considerado uma atividade complementar, optativa e que não faz parte do currículo da graduação. 

Com essa modalidade é possível estudar sobre temas que não foram abordados durante a graduação ou que foram falados de maneira superficial. 

O principal objetivo dessa modalidade de ensino é a integração entre a universidade e a sociedade, a fim de permitir a junção através de cursos de seus interesses. Porém, eles são oferecidos apenas por universidades que possuam o credenciamento com o Ministério da Educação (MEC). 

Entre os principais benefícios em ingressar em um curso de extensão estão:

  • curta duração;

  • menor custo;

  • aprimoramento de competências;

  • processo de admissão mais simples. 

A duração do curso de extensão varia de acordo com o tema escolhido e a instituição de ensino, podendo ser de horas, dias ou poucos meses. 

Por fim, para entender de fato quais são as diferenças entre pós-graduação e curso de extensão, a primeira modalidade necessita de um diploma de ensino superior, já a segunda não é necessária. 

Além disso, outro ponto importante que caracteriza as diferenças é o tempo de duração, enquanto a pós-graduação pode durar até dois anos, os cursos de extensão costumam ser feitos em dias ou semanas. 


Inclusive, no INBEC você encontra as duas modalidades, com diversos cursos disponíveis para o seu aprimoramento profissional. Conheça!