Como doar árvores para restaurar áreas desmatadas no Brasil



Como doar árvores para restaurar áreas desmatadas no Brasil

(Foto: TNC Brasil/Reprodução)



Saiba como integrar o movimento que plantará 1 bilhão de árvores até 2030.



A natureza nos conecta, plante árvores” é o tema da campanha promovida neste ano pela The Nature Conservancy (TNC) Brasil em comemoração ao Dia Nacional da Árvore, celebrado em 21 de setembro. A TNC é uma organização não-governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente. 


A ideia é criar uma rede de doações na qual qualquer pessoa pode participar. Para contribuir, basta acessar o site da campanha, escolher a forma de doação e onde quer plantar a árvore. Depois, é só compartilhar nas redes sociais e convidar os amigos a fazerem o mesmo. 


Empresas também podem participar, firmando parceria com a TNC, incentivando a doação entre seus colaboradores, rede de fornecedores e consumidores. As doações são a partir de R$ 20 e podem ser feitas por boleto bancário ou cartão de crédito.


O objetivo é criar um movimento em que todos possam participar e contribuir para a recuperação de áreas desmatadas na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Segundo o líder da estratégia de restauração florestal para América Latina da TNC, Rubens Benini, o último relatório do IPCC, divulgado em agosto deste ano, trouxe o alerta de que temos que agir agora.


PRECISAMOS PENSAR A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS, PORÉM DEVEMOS AGIR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA REDUZIR E COMPENSAR AS EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA. UMA FORMA DE FAZER ISSO É A RESTAURAÇÃO DE FLORESTAS, POR ISSO, ESSA INICIATIVA, APARENTEMENTE SIMPLES, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O PLANETA”. - Rubens Benini


(Foto: TNC Brasil/Reprodução)



Benini, que é formado em Engenharia Florestal, destaca que “temos no Brasil uma oportunidade de acelerar essa importante agenda, para que os imóveis rurais estejam de acordo com a legislação florestal, ao mesmo tempo em que garantem os serviços ambientais essenciais para a manutenção da vida, como a produção de água, a manutenção da biodiversidade e o combate às mudanças climáticas”.


A iniciativa está alinhada ao Acordo Climático de Paris, do qual o Brasil e outros 194 países são signatários, para buscar meios que limitem o aquecimento global a 1,5ºC, em relação à era pré-industrial.


A TNC entende que conservar e restaurar florestas é uma das formas mais eficazes de reequilibrar o ciclo do carbono e, consequentemente, contribuir para reduzir o aquecimento global”, completa Benini.


O recém-divulgado relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) também mostrou que se nada for feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, em 2040 o aquecimento global ultrapassará a marca dos 1,5ºC, gerando consequências como escassez de água potável, aumento das inundações e nível do mar e insegurança alimentar, entre outras. Desta forma, é fundamental e urgente acelerar as ações de combate às mudanças climáticas e agir de forma coletiva.



Restaura Brasil


A campanha “A natureza nos conecta, plante árvores” faz parte da iniciativa Restaura Brasil, lançada pela TNC em 2018 e que, até o momento, já possibilitou a recuperação de milhares de hectares, que correspondem a mais de 260 milhões de árvores nativas. A meta é restaurar até 2030, uma área superior a 400 mil hectares, que representam 1 bilhão de árvores.


(Foto: TNC Brasil/Reprodução)



O Restaura Brasil nasceu da necessidade de recompor a vegetação natural e, dessa forma, ajudar a reduzir o aquecimento global, conforme estabelecido no Acordo Climático de Paris.



TNC


A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção da terra, do ar e da água, essenciais para a vida. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 72 países e territórios, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros.


No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica e pragmática, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.



Guia de Conduta Ambiental


Os Guias de Conduta Ambiental da The Nature Conservancy (TNC) têm por objetivo criar e padronizar critérios para que credores e investidores de diferentes cadeias de valor possam criar ou adaptar seus mecanismos financeiros para uma abordagem livre de desmatamento (DCF), com ferramentas de suporte à tomada de decisão.


(Foto: TNC Brasil/Reprodução)



É necessário otimizar o uso do solo no Brasil e incentivos financeiros são chave deste processo. No Cerrado, por exemplo, a área de pastagem apta para o plantio de soja (18.5Mha) é suficiente para suprir mais de duas vezes a expansão prevista pela CONAB até 2030 (7.3Mha). Ao mesmo tempo, a realidade da atividade pecuária é representada por uma baixa produtividade (média nacional até 1 animal / hectare) porém com potencial significativo para intensificação. Combinar a intensificação sustentável da pecuária, que gera aumento de rentabilidade e libera áreas devido ao aumento de produtividade, com a expansão do cultivo de soja em áreas abertas, é elemento estratégico para alcançar cadeias de valor livres de desmatamento.


O crédito agrícola tem influência direta na disposição do uso do solo brasileiro e pode ser decisivo na implementação de uma produção livre de desmatamento no Brasil, especialmente na intensificação da pecuária e na expansão da produção de soja – que hoje são os principais drivers de desmatamento no país. Foram consultados diferentes atores da cadeia de produção de soja e pecuária para propor Guias que atendam às mais diversas necessidades do mercado, com as ferramentas necessárias para auxiliar a tomada de decisão.


Os Guias de Conduta Ambiental trazem critérios essenciais e adicionais que auxiliam na formatação de  novos mecanismos financeiros que adotem uma abordagem produtiva sustentável. A possibilidade de incorporar critérios adicionais de diferentes maneiras dá a credores e investidores tanto a possibilidade de criar uma gama variada de produtos como de oferecer benefícios adicionais a produtores que atendam a critérios adicionais. 


A produção dos Guias envolveu diferentes atores das cadeias de produção de soja e pecuária para chegar a um resultado que possa atender às mais diversas necessidades do mercado. Assim, financiadores podem padronizar as exigências para oferta de linhas de crédito sustentável para produtores rurais, ajudando a garantir que a produção financiada seja desenvolvida de forma mais sustentável. Além disso, produtores podem contar com a harmonização de demandas por parte de vários provedores de capital.


Acesse o guia interativo da Soja e da Pecuária, onde poderá encontrar as respectivas ferramentas de suporte à tomada de decisão, como calculadoras de carbono e áreas em que os recursos podem ser aplicados.



Fonte: 

- Ciclo Vivo



Pós-Graduação